Você abriu seu empório ou loja de produtos naturais no modelo físico. No entanto, você sente que poderia fazer algo para vender mais e alcançar mais consumidores.
Então, começou a pesquisar sobre como anunciar no marketplace. Afinal, você ouviu em diversos lugares que é preciso comercializar seus produtos online para que seu negócio alcance o sucesso.
De fato, isso é verdade. Mas, é preciso considerar que existem diversos tipos de marketplace e não são todos que vão trazer o resultado que você espera.
Quer entender qual modelo de marketplace é o melhor para a sua loja? Acompanhe o artigo até o final.
Marketplace: o que é?
De forma simples e resumida, um marketplace é uma plataforma online que funciona como um shopping virtual. Nela, são reunidos vendedores de diversos segmentos que oferecem seus produtos e serviços para os consumidores.
Quais são os tipos de marketplace?
Existem diferentes tipos de marketplace. Nesse sentido, há aqueles que unem fornecedores e empresas, empresas e empregados, empresas e governo, dentre outros.
Mas, nesse artigo em especial, vamos focar nos modelos que podem ser vantajosos para quem possui uma loja de produtos naturais e não tem condições de investir e administrar uma loja virtual própria.
Confira a seguir.
Marketplace B2C
O B2C é provavelmente um dos tipos de marketplace mais conhecidos. Neste modelo, as lojas e empresas vendem seus produtos diretamente para os consumidores, por meio de uma plataforma facilitadora, como é o caso da Amazon, Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiza, Mercado Livre, dentre outras.
O marketplace B2C é o de mais sucesso no país e também o mais utilizado pelos empreendedores de pequeno e médio negócio. Mas, como tudo que envolve recursos financeiros, é fundamental se planejar.
Até porque, para se cadastrar nessas plataformas como vendedor é necessário arcar com algumas taxas sobre venda, entrega e até cadastro de produtos.
Portanto, é essencial se informar sobre o investimento solicitado de cada uma antes de entrar de cabeça no modelo.
Geralmente, para conseguir lidar com as taxas, os empreendedores sobem o preço dos produtos, o que pode afastar os clientes. Portanto, é preciso estudar com calma para verificar se realmente vale a pena.
Outro fator a ser considerado é que ainda não é muito comum realizar compras de alimentos nesses marketplaces. A maioria dos produtos oferecidos são roupas, eletrônicos e outros produtos os quais a decisão de compra é influenciada pela emoção.
Mas, existem exceções como o Carrefour e o Extra. Inclusive, são as melhores opções caso você queira entrar neste modelo de marketplace.
Além disso, outras características do modelo B2B são:
- Menor valor médio de compra;
- Público menos fiel;
- O valor do produto é prioridade.
- Tempo de decisão de compra mais curto.
Marketplace C2C
Os C2C ‘s também são tipos de marketplace muito conhecidos no mercado. Neste modelo, as vendas são realizadas de consumidor para consumidor.
As plataformas referências neste modelo são o Enjoei, a OLX, Elo7, dentre outros.
O mercado de alimentos também não é muito forte neste modelo. Sendo mais vantajoso, no caso da Elo7, apenas para quem prepara e comercializa produtos mais artesanais, como doces e bolos.
Além disso, para quem visa o crescimento do seu negócio, as melhores opções são o B2B, Anúncios e os Locais, que falaremos a seguir.
Marketplaces locais
Os marketplaces locais são os mais indicados para aqueles pequenos e médios negócios que ainda não podem investir em entrega própria e não possuem muito tempo para realizar o controle de estoque de muitos canais de vendas diferentes.
Neste modelo, que se tornou conhecido no Brasil principalmente através do Ifood, você cria uma loja na plataforma e cadastra seus produtos. As entregas são feitas por motoboys direcionados pelo marketplace.
Claro que, como todos os outros, também existem taxas. Mas elas podem ser diluídas num acréscimo ao preço do item ou na taxa de entrega.
Além do Ifood, existem outros marketplaces que realizam o mesmo tipo de serviço. Basta verificar quais destes estão disponíveis na sua cidade:
- Alfred
- Appedidos
- Box Delivery
- Fresh Orgânicos (Só atende Porto Alegre)
- RobinFood
- Upaladar
Marketplace de anúncios
Dentre os tipos de marketplaces, também existem aqueles que não funcionam como intermediários das vendas, apenas auxiliam na divulgação do produto, como se fosse uma vitrine virtual, que redireciona para a loja virtual, como é o caso do Google Shopping e do Buscapé.
Portanto, se você possui um e-commerce, esse modelo ajuda muito os consumidores a visualizarem seus produtos. Mas, não funciona para quem apenas cadastra suas mercadorias no marketplace.
Vantagens de investir em um Marketplace
Investir em marketplaces é uma grande oportunidade para os empreendedores que queiram alavancar suas vendas no online sem precisar de um grande investimento.
No entanto, é preciso avaliar se o desejo é apenas aumentar o número de saídas ou consolidar sua marca.
Isso porque, enquanto em plataformas como Amazon e Carrefour, o que vai fazer o consumidor realizar a compra é o preço, limitando assim o processo de fidelização, no Ifood, é mais fácil construir e fortalecer a sua marca para que a sua loja de produtos naturais se torne conhecida.
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Independente de qual você escolha – lembrando que é muito importante realizar um estudo de custos – é muito importante se planejar bem.
Nesse sentido, aqui no blog você encontra alguns outros artigos que podem te ajudar a se organizar melhor e alcançar o sucesso, que é justamente o nosso objetivo com os nossos conteúdos.
Portanto, fique ligado que toda semana temos um artigo especialmente para você empreendedor que deseja expandir os negócios.
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