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Como precificar produto: alimentos naturais

Não saber como precificar produto alimentício de forma correta é uma dúvida muito comum. E as consequências vão além de prejuízo financeiro. Saiba tudo sobre o assunto.
Como precificar produto

Não saber como precificar produto alimentício da forma correta é uma dúvida muito comum entre empreendedores que possuem ou desejam abrir um empório, ou uma loja de produtos naturais. 

Até porque, cobrar o preço certo é um fator que impacta em todo o negócio, desde a margem de lucro até a satisfação do cliente final e a competitividade da empresa perante o mercado. 

Por isso, é preciso se planejar e organizar direitinho, para que a empresa não seja prejudicada financeiramente. 

Quer saber como precificar produtos naturais da maneira certa? Acompanhe o artigo até o final!

Leia também: Como preparar sua loja de produtos naturais para a Black Friday

A importância da precificação

É por meio da precificação correta que o empreendedor consegue manter o negócio funcionando. Afinal, é a principal fonte de lucro do negócio. Então, uma má administração pode levar a loja de produtos naturais à falência. 

Além disso, o preço é um dos principais fatores que determinam se os consumidores vão ou não realizar a compra no seu estabelecimento. Por isso, eles precisam ser atrativos.

Mas esses não são os únicos motivos que tornam a precificação de produtos tão importante para o negócio. Existem outras razões, como:

  • Serve de orientação para atingir resultados: ao saber o preço e o lucro que você obtém com cada venda, é possível avaliar facilmente quanto ainda precisa sair para atingir as metas do mês;
  • Auxilia no planejamento estratégico: definir quais produtos precisam de mais atenção ou de uma ação de marketing para que não fiquem parados no estoque se torna uma tarefa mais fácil;
  • Te dá sustentação para expandir o negócio: com a informação de lucro médio, a tomada de decisões é menos arriscada e mais assertiva. 

Veja também:

A venda de produtos naturais é um bom negócio?

Como precificar produto? Entenda tudo sobre

Antes de falarmos sobre como precificar produto, é importante entender tudo o que deve ser considerado e o porquê. Assim, fica mais fácil aplicar o mesmo raciocínio na sua loja de produtos naturais. 

É importante ter em mente que o preço de venda adequado deve não apenas cobrir todos os custos e despesas do negócio, como também gerar lucro e ser competitivo. 

Então, se o seu ficar muito acima da média dos concorrentes, será preciso rever os fornecedores e também os custos estruturais da empresa, para identificar se todos os gastos são mesmo justificáveis e se não podem ser reduzidos de alguma forma. 

Vamos agora aos fatores que definem como precificar produto? Confira a seguir.

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Lucro

Lucro é o que sobra depois de subtrair as despesas e custos da empresa. Quem determina a margem é o dono. Mas, é preciso ficar atento também ao preço exercido pelos concorrentes. 

Claro que, é muito difícil competir com grandes empresas. Então, o importante é ficar dentro da média e oferecer outros serviços que possam atribuir valor às suas mercadorias, como um atendimento mais personalizado, cupons e descontos para clientes fiéis, dentre outras promoções e ações de marketing.

Dessa forma, é possível construir um relacionamento de longo prazo com os consumidores, que será a principal base de sustentação do negócio. 

Posicionamento da marca

Preços baixos demais podem não ser muito bem vistos pelos consumidores. Isso porque, há a possibilidade de boa parte do público achar que os produtos não são de qualidade. Então, cuidado ao deixar a margem de lucro muito apertada.

Por outro lado, empórios e lojas que buscam consumidores da classe A e B tendem a fixar preços mais altos, pois transmitem a ideia de alta qualidade, exclusividade e luxo.

Ou seja, tudo depende também do posicionamento da sua marca. 

Despesas

Ao pensar em como precificar um produto, também é preciso adicionar na conta as despesas fixas e variáveis. E é justamente por isso que não se deve deixar a margem de lucro muito apertada. Pois, ao passar por uma crise ou uma situação inesperada, o negócio não vai ter caixa para aguentar.

Então, antes de precificar, levante todos os gastos da loja de produtos naturais ou empório, como:

  • Água;
  • Luz;
  • Internet;
  • Compras e fornecedores;
  • Funcionários;
  • Taxas, impostos e licenças; 
  • Embalagens;
  • Seu próprio salário. 

O ideal é pegar todos os custos referente ao período de um ano e tirar uma média mensal. 

Saiba o custo unitário do produto

Mesmo que você compre diversos itens de um fornecedor que venda produtos naturais no atacado, como é o caso da Feijão Veneza, é necessário saber o preço unitário de cada um para que a margem de lucro seja calculada individualmente.

Ou seja, o amendoim torrado terá um preço e uma margem, já o torrado e salgado terá outra. 

Pode ser um pouco trabalhoso e complexo, mas, dessa forma, você consegue precificar tudo de uma forma mais justa e não sair no prejuízo. 

Cálculo de precificação de produto

Agora que você já sabe tudo o que é preciso levar em consideração para precificar produtos alimentícios corretamente, vamos ao cálculo de preço de venda:

Preço de Venda = Custo Unitário/100%-(% DV+% DF+% ML)*

Onde:

  • DV= despesas variáveis
  • DF= Despesas Fixas
  • ML= Margem de Lucro

Exemplo:

Custo do Produto = R$ 100,00

Despesas Variáveis = 15%

Despesas Fixas = 10,5%

Valor das Despesas Fixas/Valor de Vendas Totais

R$ 10.500,00/R$ 100.000,00

Margem de Lucro = 10%

Preço de Venda = R$ 100,00/100% – (% 15 + % 10,5% + % 10) = R$ 155,03

Prontinho, viu como não é tão complicado? Basta organizar bem todos os custos da empresa para verificar se o preço que você está cobrando pelos seus produtos está correto.

Quer mais dicas de como administrar, realizar ações de marketing e atribuir valor às suas mercadorias? Continue lendo o blog. Toda semana tem um conteúdo especial para você empreendedor que deseja atingir o sucesso com sua loja ou empório de produtos naturais.

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Comentários
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Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

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A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

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