Quais são as formas de pagamento que você oferece aos seus clientes? Já parou para pensar na importância que isso tem para as vendas do seu negócio?
A internet e a ida de muitos negócios para o mundo digital deixou a concorrência muito mais acirrada.
Então, além de oferecer produtos de qualidade e um ótimo atendimento, é preciso sempre estar pensando em como tornar a experiência de compra do cliente mais fácil e positiva.
E uma das principais formas de fazer isso é disponibilizando diferentes meios de pagamento.
Isso porque, é preciso atender todos os perfis de clientes, desde aqueles que preferem pagar em dinheiro até os que já estão mais ligados às novas tecnologias.
Neste artigo, separamos as principais formas de pagamento para lojas de produtos naturais e como escolher. Acompanhe!
4 principais formas de pagamento
Confira, a seguir, quais são os meios de pagamento que atualmente são mais populares entre os brasileiros.
Dinheiro em espécie
O dinheiro em espécie ainda é a forma mais tradicional de fazer pagamentos e há muitos consumidores que preferem assim.
Além disso, os estabelecimentos são obrigados a receber dinheiro em espécie como pagamento.
Uma prática interessante, é oferecer vantagens para quem paga em dinheiro vivo, como uma porcentagem de desconto. Esse método é inclusive permitido por lei.
Mas, atenção! Qualquer tipo de abatimento no preço precisa ser informado em um local visível, seja na loja física ou virtual.
Caso essa regra seja desrespeitada, o negócio estará sujeito a multas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Cartão de crédito ou débito
Os cartões de crédito e débito são as formas de pagamento preferidas dos brasileiros. Afinal, concede muito mais segurança do que o dinheiro em espécie, tanto para a loja quanto para o consumidor.
Entre os dois, o cartão de débito é muito mais vantajoso para a loja do que o de crédito. Isso porque, o retorno é muito mais rápido.
Já o cartão de crédito, apesar de o pagamento demorar mais para cair, é o principal estimulador de vendas, já que oferece parcelamentos.
Para criar uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, estude aceitar diferentes bandeiras de cartão.
Pix
O pix chegou ao Brasil em 2020 e mesmo em pouco tempo já faz o maior sucesso. No entanto, nas lojas físicas ele ainda não é tão popularizado, já que possui praticamente a mesma função do cartão de débito.
Contudo, o pix é ainda mais rápido que o cartão de débito. O dinheiro cai na conta do empreendedor na hora. Isso, sem contar que o sistema não cobra taxas.
Portanto, uma boa estratégia é estimular mais o pagamento por pix na sua loja de produtos naturais e oferecer um desconto para quem optar por essa forma de pagamento.
Boleto bancário
O boleto bancário não é uma forma de pagamento popular nas lojas físicas, já que há o grande risco do cliente levar o produto e não quitar a conta.
Mas, nas lojas virtuais de produtos naturais ele é bem comum. Nesse meio de cobrança, o cliente realiza o pagamento e o dinheiro cai em até três dias úteis, já descontado a taxa de emissão do documento.
No entanto, essa taxa é ainda menor do que as cobradas pelas transações em cartões de crédito, o que torna uma opção interessante para as lojas de produtos naturais.
Entre as vantagens dessa forma de pagamento, destacamos:
- É aceito em todo o país;
- Atinge o público que tem receio de comprar na internet por ter que fornecer dados bancários e pessoais;
- Pode ser pago em diferentes estabelecimentos, desde agência dos Correios até lotéricas;
- O risco de fraude é menor;
- A compra só é liberada após o pagamento do boleto.
Como escolher quais formas de pagamento oferecer ao cliente?
Listamos aqui as formas de pagamentos que achamos que são as mais vantajosas para a loja de produtos naturais e por isso, deixamos de fora o cheque e a transferência bancária (que inclusive foi praticamente substituída pelo pix).
O que orientamos é que o ideal é que esses 4 meios de pagamento sejam disponibilizados, pois eles agradam diferentes tipos de clientes.
No entanto, sempre estude as opções de maquininha que existem no mercado antes, porque além de ter que lidar com as taxas, ainda é preciso considerar os prazos de recebimento e a compra, ou aluguel da máquina.
Todas vão ter algum tipo de taxa e prazos consideráveis. Então, é fundamental que a sua loja esteja com o financeiro saudável e faça o controle das finanças direitinho!
Veja alguns artigos aqui no blog que temos sobre o financeiro de uma loja:
- Saiba como fazer o fechamento de caixa na forma correta
- Como fazer um planejamento financeiro para a sua loja
- Como calcular o custo de estoque da sua loja
- Controle financeiro empresarial: como fazer
- O que é e como calcular o capital de giro
- Margem de contribuição: o que é, importância e como calcular
- O que é custo variável e fixo?
Aprenda de uma vez por todas como divulgar sua loja de produtos naturais
Está preocupado com as vendas? Não sabe o que fazer para atrair clientes e nem como utilizar o marketing a favor?
Então, que tal ser orientado por quem entende de marketing para lojas de produtos naturais e foi o responsável por aumentar o faturamento da nossa loja?
Nosso especialista em marketing vai te dizer o que vai fazer seu negócio vender mais, crescer e ter uma boa reputação na internet neste curso especial que preparamos para você.
Comentários