Você conhece todos os tipos de estoque? Tem certeza de que a forma a qual você controla as mercadorias é a melhor para o sue negócio?
Para negócios varejistas, como lojas de produtos naturais ou empórios, o estoque é uma parte vital, pois reflete na organização e no financeiro da empresa.
Portanto, conhecer os tipos de armazenamento e escolher o mais adequado de acordo com o seu caixa e as necessidades únicas da sua loja, otimizará o processo e pode até reduzir os custos.
5 tipos de estoque no varejo
Confira, a seguir, os principais tipos de estoque utilizados por lojas de produtos naturais e empórios.
1- Estoque sazonal
O estoque sazonal, ou estoque de antecipação como também é conhecido, é utilizado por lojas que querem se manter abastecidas nos períodos de alta demanda, como Black Friday e Natal.
Para montar esse tipo de estoque, o lojista utiliza as informações das vendas do último ano nessa mesma época. Assim, é possível visualizar quais produtos tem mais saída nessa época.
Geralmente, produtos como nozes, lentilhas e frutas secas são as grandes campeãs de vendas no final de ano.
Contudo, cada tipo de estoque que listaremos aqui tem suas vantagens e desvantagens. São elas:
Vantagens
- Sua loja fica melhor preparada para atender a demanda sazonal;
- Possibilidade de aumento nas vendas;
- A satisfação do cliente aumenta.
Desvantagens
- O investimento em produtos é maior, e eles podem ou não encalhar;
- Diminuição do capital que poderia ser investido em outras coisas.
Leia também:
15 passos para uma gestão de estoque eficiente.
2- Estoque de segurança
O estoque de segurança tem a intenção de deixar uma margem de mercadorias, evitando que os produtos esgotem e o lojista perca vendas.
Ou seja, o objetivo é conseguir atender aquelas demandas inesperadas que podem surgir no mês.
Esse tipo de controle de estoque é útil também quando a outros problemas, como atraso do fornecedor.
Vantagens
- Estar preparado para aumentos repentinos da demanda;
- Possibilidade de maior saída de produtos;
- Aumento de faturamento;
- Chances de descontos maiores com os fornecedores.
Desvantagens
- Risco maior de ter produtos parados no estoque;
- Capital de giro prejudicado.
Leia também: Reposição de estoque: dicas e estratégias
3- Estoque inativo
O inativo é um dos piores tipos de estoque. Aquele que nenhum varejista quer ter. Trata-se das mercadorias que não venderam e ficam paradas no estoque.
Uma boa forma de reverter essa situação é realizando promoções. Saiba mais em “Como fazer uma promoção: 12 estratégias para sua loja”.
Vantagens
- Sempre ter produtos disponíveis para promoções, descontos e queimas de estoque, que podem atrair uma nova clientela;
- Não perder vendas por falta de estoque.
Desvantagens
- Investimento preso com os produtos;
- Ao fazer liquidações, parte do investimento ou do lucro é perdido;
- Quantidade de dinheiro menor no caixa;
- Ocupação de espaço de armazenamento.
Leia também: Como calcular o custo de estoque da sua loja
4- Estoque isolador
O estoque isolador, de proteção ou contingência, como também é conhecido, é uma precaução extra, além do estoque de segurança.
Esse tipo de estoque é utilizado por lojas que comercializam produtos importados, que podem sofrer com faltas de abastecimentos por tempo indeterminado.
As vantagens e desvantagens do estoque isolador são as mesmas do estoque inativo e o de segurança.
Leia também: Saiba como parar de perder dinheiro com estoque parado
5- Estoques mínimo e máximo
O estoque mínimo refere-se a quantidade mínima de mercadorias que você precisa ter armazenadas para atingir a menor demanda por determinado período de tempo.
Ou seja, se a sua loja de produtos naturais ou empório vende cerca de 300 unidades de um produto no mês, é essa a quantidade que você precisa ter, no mínimo, em seu estoque.
Já o estoque máximo, refere-se a quantidade máxima de produtos que você pode ter armazenado, evitando que esses itens estraguem e reduzindo a chance deles encalharem.
Esse número pode ser obtido pelo orçamento, sazonalidade, espaço disponível e giro de estoque.
Vantagens:
- Redução do risco de ter produtos parados no estoque;
- Capacidade de atender melhor a demanda mensal.
Desvantagens:
- Despreparo em relação ao aumento repentino de demandas que pode ocorrer;
- Aumento de compras emergenciais, com preços mais altos.
Leia também: Picking e Packing: otimize o envio de produtos
Qual tipo de estoque escolher?
Para escolher o tipo de estoque ideal para sua loja, é preciso que você faça uma análise de como o seu negócio funciona.
Afinal, é preciso levar em consideração:
- O dinheiro investido;
- O tamanho do estoque;
- O tempo de organização do estoque e preparação de pedidos;
- A demanda atual e as sazonalidades.
Além disso, nada impede da sua loja trabalhar com um tipo de estoque durante o ano e nos momentos de alta demanda (sazonalidades), com outro.
Afinal, o objetivo final é não perder vendas, certo?
Aumente as vendas da sua loja
Um dos principais objetivos de realizar um melhor controle de estoque é evitar que a loja perca dinheiro e saber ler o comportamento do consumidor para vender mais.
Mas, além dessa, existem outras estratégias usadas para aumentar as vendas e muitas delas passam pelo marketing.
Nesse sentido, muitos empresários acreditam que é preciso investir muito dinheiro em marketing.
Sobe a quantidade investida, nós respondemos essa dúvida neste outro artigo: “Quanto investir em marketing?”
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