Feijão Veneza loja de produtos naturais atacado

Quais são os tipos de estoque e como escolher o melhor?

Existem diferentes tipos de estoque. E cada um possui um objetivo e uma quantidade de investimento. Saiba como escolher o melhor para sua loja.
Conheça os diferentes tipos de estoque e saiba como escolher o melhor para a sua loja de varejo

Você conhece todos os tipos de estoque? Tem certeza de que a forma a qual você controla as mercadorias é a melhor para o sue negócio?

Para negócios varejistas, como lojas de produtos naturais ou empórios, o estoque é uma parte vital, pois reflete na organização e no financeiro da empresa. 

Portanto, conhecer os tipos de armazenamento e escolher o mais adequado de acordo com o seu caixa e as necessidades únicas da sua loja, otimizará o processo e pode até reduzir os custos. 

5 tipos de estoque no varejo

Saiba como escolher o melhor tipo de estoque para a sua loja.

Confira, a seguir, os principais tipos de estoque utilizados por lojas de produtos naturais e empórios.

1- Estoque sazonal

O estoque sazonal, ou estoque de antecipação como também é conhecido, é utilizado por lojas que querem se manter abastecidas nos períodos de alta demanda, como Black Friday e Natal.

Para montar esse tipo de estoque, o lojista utiliza as informações das vendas do último ano nessa mesma época. Assim, é possível visualizar quais produtos tem mais saída nessa época.

Geralmente, produtos como nozes, lentilhas e frutas secas são as grandes campeãs de vendas no final de ano. 

Contudo, cada tipo de estoque que listaremos aqui tem suas vantagens e desvantagens. São elas:

Vantagens

  • Sua loja fica melhor preparada para atender a demanda sazonal;
  • Possibilidade de aumento nas vendas;
  • A satisfação do cliente aumenta.

Desvantagens

  • O investimento em produtos é maior, e eles podem ou não encalhar;
  • Diminuição do capital que poderia ser investido em outras coisas.

Leia também:

15 passos para uma gestão de estoque eficiente.

2- Estoque de segurança

O estoque de segurança tem a intenção de deixar uma margem de mercadorias, evitando que os produtos esgotem e o lojista perca vendas. 

Ou seja, o objetivo é conseguir atender aquelas demandas inesperadas que podem surgir no mês. 

Esse tipo de controle de estoque é útil também quando a outros problemas, como atraso do fornecedor. 

Vantagens

  • Estar preparado para aumentos repentinos da demanda;
  • Possibilidade de maior saída de produtos;
  • Aumento de faturamento;
  • Chances de descontos maiores com os fornecedores.

Desvantagens

  • Risco maior de ter produtos parados no estoque;
  • Capital de giro prejudicado.

Leia também: Reposição de estoque: dicas e estratégias

3- Estoque inativo

O inativo é um dos piores tipos de estoque. Aquele que nenhum varejista quer ter. Trata-se das mercadorias que não venderam e ficam paradas no estoque.

Uma boa forma de reverter essa situação é realizando promoções. Saiba mais em “Como fazer uma promoção: 12 estratégias para sua loja”. 

Vantagens

  • Sempre ter produtos disponíveis para promoções, descontos e queimas de estoque, que podem atrair uma nova clientela;
  • Não perder vendas por falta de estoque. 

Desvantagens

  • Investimento preso com os produtos;
  • Ao fazer liquidações, parte do investimento ou do lucro é perdido;
  • Quantidade de dinheiro menor no caixa;
  • Ocupação de espaço de armazenamento.

Leia também: Como calcular o custo de estoque da sua loja

4- Estoque isolador

O estoque isolador, de proteção ou contingência, como também é conhecido, é uma precaução extra, além do estoque de segurança.

Esse tipo de estoque é utilizado por lojas que comercializam produtos importados, que podem sofrer com faltas de abastecimentos por tempo indeterminado.

As vantagens e desvantagens do estoque isolador são as mesmas do estoque inativo e o de segurança.

Leia também: Saiba como parar de perder dinheiro com estoque parado

5- Estoques mínimo e máximo

O estoque mínimo refere-se a quantidade mínima de mercadorias que você precisa ter armazenadas para atingir a menor demanda por determinado período de tempo. 

Ou seja, se a sua loja de produtos naturais ou empório vende cerca de 300 unidades de um produto no mês, é essa a quantidade que você precisa ter, no mínimo, em seu estoque. 

Já o estoque máximo, refere-se a quantidade máxima de produtos que você pode ter armazenado, evitando que esses itens estraguem e reduzindo a chance deles encalharem. 

Esse número pode ser obtido pelo orçamento, sazonalidade, espaço disponível e giro de estoque. 

Vantagens:

  • Redução do risco de ter produtos parados no estoque;
  • Capacidade de atender melhor a demanda mensal.

Desvantagens:

  • Despreparo em relação ao aumento repentino de demandas que pode ocorrer;
  • Aumento de compras emergenciais, com preços mais altos.

Leia também: Picking e Packing: otimize o envio de produtos

Qual tipo de estoque escolher?

Saiba quais são os 5 tipos de estoque para lojistas e varejistas.

Para escolher o tipo de estoque ideal para sua loja, é preciso que você faça uma análise de como o seu negócio funciona.

Afinal, é preciso levar em consideração:

  • O dinheiro investido;
  • O tamanho do estoque;
  • O tempo de organização do estoque e preparação de pedidos;
  • A demanda atual e as sazonalidades.

Além disso, nada impede da sua loja trabalhar com um tipo de estoque durante o ano e nos momentos de alta demanda (sazonalidades), com outro.

Afinal, o objetivo final é não perder vendas, certo?

Aumente as vendas da sua loja

Um dos principais objetivos de realizar um melhor controle de estoque é evitar que a loja perca dinheiro e saber ler o comportamento do consumidor para vender mais.

Mas, além dessa, existem outras estratégias usadas para aumentar as vendas e muitas delas passam pelo marketing.

Nesse sentido, muitos empresários acreditam que é preciso investir muito dinheiro em marketing. 

Sobe a quantidade investida, nós respondemos essa dúvida neste outro artigo: “Quanto investir em marketing?

Então, se você deseja aumentar suas vendas, seu lucro e fazer o seu negócio crescer, e não sabe como? Nós podemos te ajudar!

Você vai aprender, de forma prática e sem tomar muito do seu tempo, o que fazer para atrair clientes e como utilizar o marketing a favor!

Como? Com a orientação do nosso especialista de marketing, que responsável por aumentar o faturamento da nossa loja!

Nosso especialista em marketing vai te dizer e ensinar o que você tem que fazer para seu negócio vender mais, crescer e ter uma boa reputação na internet neste curso especial que preparamos para você.

Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

Postagens recentes

Inscreva-se em nossa newsletter

Enviaremos a você novos conteúdos do blog e novidades relacionadas à Feijão Veneza.