Feijão Veneza loja de produtos naturais atacado

Estoque inicial para montar uma loja de produtos naturais do zero

Saiba como montar o estoque inicial de uma loja de produtos naturais ou empório do zero. Dicas práticas e com exemplos!
Vai abrir loja de produtos naturais ou empório do zero? Saiba como montar o estoque inicial.

Para quem está pensando em abrir uma loja de produtos naturais ou empório, uma das principais dúvidas é em relação ao estoque inicial.

Quais produtos comprar? E a quantidade? Qual é o investimento necessário?

Afinal, não existe um histórico de vendas para saber quais itens tem mais saída. 

Mas, calma! Pode não parecer, mas é muito mais simples do que você imagina. E com as dicas que separamos neste post, você conseguirá fazer um bom estoque. Acompanhe!

4 dicas para montar um estoque inicial

Vai abrir loja de produtos naturais ou empório do zero? Saiba como montar o estoque inicial.

Confira, a seguir, as principais dicas para montar o estoque inicial do seu empório ou loja de produtos naturais.

Faça um planejamento do negócio

O primeiro passo é fazer um plano de negócios. Mas por quê?

Porque neste planejamento, você vai inserir informações importantes para o gerenciamento da sua loja, como fornecedores, orçamento, público-alvo e os objetivos que você quer alcançar neste primeiro ano. 

E esses dados são fundamentais para montar o seu estoque inicial. 

Isso porque, você vai ter que ir atrás de informações com os fornecedores para entender quais produtos estão em alta naquela época. 

Uma boa forma de fazer isso é buscar a aba de “mais vendidos” no site, que mostra justamente os campeões em venda. 

Outras questões que você terá de buscar as respostas com os fornecedores:

  • Prazo de entrega;
  • Valor do pedido mínimo, já que você vai comprar no atacado;
  • Prazos e condições de pagamento. 

Isso porque, dependendo do prazo de entrega, você terá de controlar bem o seu estoque e fazer um novo pedido antes dos produtos se esgotarem para não ficar sem nada. 

Os prazos e condições de pagamento também influenciam muito, porque, dependendo do seu orçamento, a lista de compras talvez tenha que mudar. 

Percebeu como buscar essas informações é crucial para montar o estoque inicial sem se atrapalhar? Por isso, fazer um plano de negócios é fundamental para quem vai iniciar algo do zero.

Quer saber como montar um? Confira este outro artigo ” Plano de negócios para loja de produtos naturais: 7 passos”. 

Atente-se à sazonalidade

Vai abrir loja de produtos naturais ou empório do zero? Saiba como montar o estoque inicial.

Quando falamos de lojas de produtos naturais e empórios é preciso estar muito atento à sazonalidade de alguns produtos. 

Isso porque, alguns itens como lentilha, uva passa e nozes têm a procura aumentada em épocas como Natal e Páscoa.

Já chás, mel, e própolis, por exemplo, vão ter um aumento mais significativo nas vendas no inverno, porque a baixa temperatura afeta a saúde, deixando os consumidores gripados. Por isso, eles vão atrás de remédios naturais.

Já produtos com foco no emagrecimento e suplementos também tem mais saídas próximo ao final de ano, já que muitos consumidores ainda têm uma certa preocupação em ter o “corpo de verão”. 

Leia também:

Top 10 produtos naturais mais vendidos de 2022

Defina o Espaço Físico 

Independente se você for revender os produtos naturais ou for abrir uma loja física própria, é fundamental escolher com cuidado o local de armazenamento dos produtos. 

Afinal, é preciso não apenas deixá-los guardados de uma forma prática, como também ter cuidado com questões de higiene, que além de gerar problemas legais e de imagem, podem fazer com que você perca dinheiro se a mercadoria estragar. 

Quer saber mais sobre o tema? Confira este outro artigo “Tudo sobre armazenagem de produtos naturais”. 

Defina um estoque mínimo viável inicial

Vai abrir loja de produtos naturais ou empório do zero? Saiba como montar o estoque inicial.

Vamos lá. A esta altura você já sabe seu orçamento e o prazo que o seu fornecedor leva para entregar os produtos.

Juntando essas duas informações, é preciso definir uma quantidade de estoque mínimo viável para você começar.

E como fazer isso? Guiando-se pelos objetivos que você colocou no plano de negócios. No começo, há uma possibilidade da sua loja ficar no vermelho e não conseguir pagar a própria operação. Por isso, é fundamental você iniciar com uma boa reserva.

Caso não tenha essa reserva, opte por começar apenas revendendo as mercadorias na sua casa, por meio do iFood e Rappi, por exemplo.

Voltando ao plano de negócios.

Digamos que a sua meta para esse primeiro mês é realizar uma venda por dia.  

Então, no mínimo, você terá que ter 30 produtos. 

Contudo, é preciso considerar a data da próxima compra, já que o ideal é realizá-la antes das mercadorias esgotarem.

Então, vamos colocar uma margem de segurança de 10. Seu estoque precisa ter no mínimo 40 produtos.

Desses 40, você irá comprar quantidades maiores dos campeões em vendas e deixar o restante para produtos complementares. 

É importante lembrar que uma loja de produtos naturais ou empório precisa ter uma boa variedade de produtos, pois dificilmente o cliente vai até a sua loja comprar apenas 1 mercadoria específica e não leva mais nada.

Então, nossa lista de compras imaginárias ficaria assim:

  • 10 pacotes de açúcar xilitol;
  • 7 pacotes de Whey Protein;

E os 23 pacotes restantes, divididos em 7 a 8 produtos. 

Claro que, em relação às quantidades, se são pacotes de 1kg, 2kg ou 5Kg é preciso seguir sua estimativa de venda. 

Acima demos exemplo de a expectativa no primeiro mês ser de uma venda diária, mas você também pode usar a quantidade como métrica. Por exemplo, diariamente você pretende vender no total, 1kg de produtos. 

Ou seja, tudo depende de um plano de negócios detalhado e de acordo com o seu orçamento. 

Também não se esqueça, de se possível, deixar uma quantia separada para investir em marketing: redes sociais, tráfego pago, banners, panfletos. O marketing sempre será um dos principais responsáveis por trazer cliente a sua loja ou empório.

Leia também:

Como fazer a divulgação de loja física

4 Ideias de parcerias para aumentar as vendas na sua loja

Formas de pagamento: quais oferecer e como escolher

As 8 vantagens do WhatsApp Business para a sua loja

Como criar um plano de marketing para a sua loja

Aprenda a fazer o marketing da sua loja e atraia mais clientes

Aprenda de uma vez por todas como divulgar sua loja de produtos naturais

Está preocupado com as vendas? Não sabe o que fazer para atrair clientes e nem como utilizar o marketing a favor?

Então, que tal ser orientado por quem entende de marketing para lojas de produtos naturais e foi o responsável por aumentar o faturamento da nossa loja?

Nosso especialista em marketing vai te dizer o que vai fazer seu negócio vender mais, crescer e ter uma boa reputação na internet neste curso especial que preparamos para você.

Clique aqui e saiba mais.

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

Postagens recentes

Inscreva-se em nossa newsletter

Enviaremos a você novos conteúdos do blog e novidades relacionadas à Feijão Veneza.