Feijão Veneza loja de produtos naturais atacado

Conheça diversos tipos de amendoim

Seja para ser consumido como aperitivo salgado ou como doce, o amendoim é um alimento muito querido no país. Você sabe quais são os diversos tipos de amendoim e como usá-los? Você como dono de uma loja natural precisa conhecer bem os produtos comercializados é fundamental para criar bons argumentos de venda.
Conheça diversos tipos de amendoim

Seja para ser consumido como aperitivo salgado ou como doce, o amendoim é um alimento muito querido no país. É o que diz uma pesquisa do Ibope encomendada pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), onde 75% dos brasileiros afirmaram consumir a leguminosa.

Portanto, não é atoa que ele aparece em primeiro lugar no top 10 produtos naturais mais vendidos

No entanto, você sabe quais são os diversos tipos de amendoim e como usá-los? Nesse sentido, caso você já seja dono de uma loja natural ou tenha desejo de abrir uma, conhecer bem os produtos comercializados é fundamental para criar bons argumentos de venda

E essas informações não se limitam apenas aos benefícios que o produto proporciona à saúde. Também é necessário saber quais são suas aplicações.

O amendoim, por exemplo, pode ser usado na forma de óleo, farinha, manteiga, pasta e até molho. E o grão também possui diferentes classificações as quais fariam de acordo com seu modo de preparo, apresentação, cor, tamanho e qualidade.

Mas, antes de listarmos os diferentes tipos de amendoim, vamos dar uma olhada em seus benefícios de uma forma geral?

Os principais benefícios do amendoim

O amendoim é uma leguminosa da mesma família do feijão e da soja. É rica em ômega-3, gorduras boas, vitaminas do complexo B e E e antioxidantes. 

Essas propriedades você encontra em todos os tipos de amendoim. O que pode alterar a quantidade desses nutrientes é a forma de preparo. Mas, esse é um tema do próximo tópico.

Protege contra doenças cardíacas

O amendoim contém em sua composição, resveratrol e gordura monoinsaturada (gordura boa). Juntas, elas possuem a função de reparar possíveis lesões no músculo do coração e transportar o colesterol para o fígado, com o objetivo de eliminá-lo do organismo.

Dessa forma, o funcionamento do órgão é mantido em bom estado e há uma redução nas chances de desenvolvimento de doenças cardíacas

Auxilia na prevenção da aterosclerose

O amendoim também é bom para prevenir a aterosclerose (acúmulo de gordura e de colesterol nas artérias). Como mencionado no tópico anterior, ele é rico em gordura boa, que auxilia o organismo a eliminar essa gordura excedente. 

Combate a anemia

Rico em ácido fólico e em ferro, que estimulam a formação de glóbulos vermelhos e hemoglobina, o amendoim é um ótimo aliado na prevenção e combate à anemia.

Ajuda na perda de peso

Por ser rico em fibras e termogênico, o amendoim auxilia na perda de peso, diminuindo a fome, aumentando a sensação de saciedade e aumentando o metabolismo, que, por consequência, acaba queimando mais calorias durante o dia.

Reduz o nível de açúcar no sangue

As fibras e a gordura boa auxiliam na redução e estabilização do nível de açúcar no sangue, podendo auxiliar na prevenção da diabetes tipo 2.

O amendoim na culinária

Na culinária, o amendoim demonstra toda sua versatilidade, já que pode ser utilizado tanto na elaboração de pratos doces, como salgados. 

Aliás, por aqui, ele é um alimento tradicional de Festa Junina, sendo o protagonista de diversos pratos, como pé de moleque, paçoca, canjica, dentre outros. 

No entanto, ele não se limita a festividades. No dia-a-dia, ele é um bom complemento para diversas receitas salgadas, como:

  • Farofa de amendoim;
  • Saladas;
  • Sopas;
  • Molhos;
  • Croquetes assados;
  • Camarão;
  • Massas.

Mas, quais são os diversos tipos de amendoim e qual usar em cada uma dessas receitas?

Os diferentes tipos de amendoim

Antes de listarmos os diferentes tipos de amendoim e explicar um pouco sobre cada um deles, é importante ressaltar que o grão se divide primeiro, em duas categorias:

  • Amendoim com casca: grão em vagem natural. Ou seja, da forma que foi colhido.
  • Amendoim descascado: sem a vagem, pois, irá passar por algum processo tecnológico em seguida.

Agora, vamos aos principais tipos de amendoim:

Amendoim Runner

Cultivado principalmente no sul dos Estados Unidos, o amendoim runner é maior que o amendoim tradicional, por isso, rende mais. Ele é mais utilizado na fabricação de manteiga de amendoim. Mas, pode ser utilizado em diversos pratos, tanto salgados, como doces.

No mercado, você encontra o Amendoim Runner:

  • Cru e com casca;
  • Descascado e cru;
  • Frito e com sal;
  • Frito, com pele e com alho;
  • Sem pele, com alho e frito.

Amendoim Crocante

Já o amendoim crocante, também conhecido como amendoim japonês, possui uma casca em volta do grão que é feita com amido de milho. 

Esse tipo de amendoim é muito utilizado para a preparação de farofas ou consumido como aperitivo.

Você consegue encontrar esse produto saborizado, com bacon, salsa e cebola, e pizza. Além de encontrá-lo na versão natural ou picante.

Amendoim doce

O amendoim doce caramelizado leva uma cobertura  feita de açúcar e amido de milho, o que o deixa bem crocante. 

Típico de Festa Junina, esse alimento é muito utilizado como sobremesa ou aperitivo.

Amendoim Blancheado

O blancheamento é um processo no qual o amendoim é submetido a um aumento de temperatura, que provoca o aumento do grão e remove sua pele sem alterar as suas propriedades, nutrientes e características. 

Como ele não passa por mais nenhum processo, seja para torrar, fritar, salgar ou adocicar, o amendoim blancheado pode ser utilizado em qualquer tipo de receita. 

Amendoim HPS

Dos tipos de amendoim, o mais natural é o HPS. Isso porque, ele é selecionado a mão, o que faz com que ele tenha mais qualidade do que os outros. 

O amendoim HPS pode ser encontrado natural ou frito com sal, podendo ser utilizado em receitas doces, salgadas e até consumido como aperitivo.

Amendoim ovinho

Conhecido por sua crocância, o amendoim ovinho possui uma casca feita de polvilho, sal, água e fermento. Ele também passa por um processo de fritura, o que pode reduzir os nutrientes e propriedades originais.

Devido a sua forma de preparo, ele é consumido apenas como aperitivo.

Amendoim cru e torrado

Dentre todos esses tipos de amendoim que mencionamos, existem as categorias cru e torrado. Nesse sentido, muitos têm dúvidas sobre qual é o mais indicado para consumo. 

No entanto, ao contrário do que a maioria pode pensar, torrar o amendoim não retira seus nutrientes. Na verdade, eles são preservados. 

Portanto, ao ter que escolher entre um e outro, apenas considere qual é mais prático para a elaboração da sua receita, ou para qual fim ele será utilizado.

Gostou de conhecer mais sobre os diferentes tipos de amendoim? Agora você consegue criar argumentos de vendas mais sólidos e orientar melhor os seus clientes.

Acompanhe o blog da Feijão Veneza para mais dicas sobre lojas de produtos naturais! Toda semana temos um artigo especialmente preparado para você empreendedor!
Não pensa em abrir uma loja de produtos naturais, mas sim um empório? Então, esse artigo aqui é para você!

2 respostas

  1. Imaginei que o texto trataria das diversas variedades de grãos de amendoins e não das variações do produto acabado. Poderiam fazer outra postagem sobre isso então.

    1. Oi, Alan! Obrigada pela sugestão. Vamos providenciar um texto sobre isso. Fique a vontade para sugerir mais temas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

Postagens recentes

Inscreva-se em nossa newsletter

Enviaremos a você novos conteúdos do blog e novidades relacionadas à Feijão Veneza.