Você já ouviu falar sobre como o pistache faz bem para a saúde? Além de ser um alimento natural, ele é muito simples de ser consumido no dia a dia. Por isso, é uma ótima opção para fortalecer o organismo e cuidar de você.
Vamos descobrir todos os detalhes a seguir!
Origem do pistache
O pistache, conhecido cientificamente como Pistacia vera, é uma árvore da família Anacardiaceae. Essa árvore é nativa de regiões do Oriente Médio, especialmente do Irã, onde está a maior parte da sua produção.
Contudo, o pistache já se espalhou pelo mundo e também é cultivado em lugares como os Estados Unidos. E mais: a árvore pode atingir até 10 metros de altura com seus pequenos frutos verdes com sementes crocantes no interior.
Benefícios do pistache
O pistache não é apenas delicioso: ele também ajuda – e muito – a saúde. Vamos conhecer os principais benefícios!
Rico em antioxidantes
O pistache é uma fonte poderosa de vitamina E, e compostos fenólicos. Por isso, é um antioxidante natural que ajuda no combate do estresse oxidativo no organismo. Inclusive, esse benefício é ótimo para a saúde ocular, pois reduz os danos causados pela luz azul, como aquela dos aparelhos eletrônicos.
Fortalece a saúde cardiovascular
O pistache é rico em gorduras boas, o que é ótimo para o colesterol. O consumo regular ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom). Graças a isso, há menos risco de hipertensão e doenças como arteriosclerose.
Facilita o controle do peso
Quem está tentando controlar o peso também se beneficia do pistache, pois ele aumenta a sensação de saciedade por ser rico em fibras e proteínas. Dessa forma, você vai ingerir menos calorias ao longo do dia, já que ficará satisfeito por mais tempo.
Regula o açúcar
Como o pistache é rico em fibras, proteínas e gorduras saudáveis, isso faz com que a absorção de glicose no sangue seja mais lenta. Portanto, é uma opção para pessoas com diabetes, pois há menos picos de açúcar.
Como consumir o pistache
Entre as formas mais comuns de consumir o pistache, você pode comer diretamente. Inclusive, uma boa dica é combinar com frutas e iogurtes, sempre precisar adicionar sal ou açúcar.
Outra forma de consumir pistache é misturando com granola, castanhas ou nozes, por exemplo. Além disso, dá para incluir em saladas, pratos à base de arroz e até mesmo em sobremesas como sorvetes ou bolos.
Para fazer o uso moderado, o ideal é cerca de 30 gramas por dia. Isso equivale a uma pequena mão cheia de pistache.
Contraindicações
Apesar de seus muitos benefícios, o pistache possui algumas contraindicações. Por isso, pessoas com histórico de alergias a nozes e sementes devem ter cuidado em dobro.
Como é calórico, o pistache não deve ser consumido em excesso. Já se você faz uso de algum medicamento anticoagulante, tenha atenção e consulte o seu médico.
Compre pistache no atacado
Compre pistache no atacado na Distribuidora Feijão Veneza.
Comentários