Repleta de nutrientes e benefícios para a saúde, a soja tem conquistado lugar de destaque nas dietas contemporâneas. Neste artigo, você vai conhecer a origem da soja, suas vantagens, como consumi-la e algumas contraindicações.
Origem da soja
A soja (Glycine max) é cultivada há mais de 5.000 anos na China, sendo originalmente utilizada como uma planta de cobertura para melhorar a qualidade do solo. A sua popularidade se espalhou pelo mundo, especialmente devido ao seu alto valor nutritivo.
Ao contrário da ideia de que a soja vem de uma árvore, ela é uma planta herbácea que cresce em vagens e, geralmente, contêm de 2 a 4 feijões. As suas variedades mais comuns incluem a amarela, verde, preta e rajada.
Benefícios da soja
Assim como o feijão e o grão-de-bico, a soja também é uma leguminosa rica em fibras, proteínas e vitaminas. Vamos conhecer os seus benefícios!
Previne doenças cardiovasculares
A soja é indicada para fortalecer o coração, pois os seus fitoesteróis, isoflavonas e fibras reduzem o colesterol ruim e melhoram o funcionamento das artérias, evitando infarto e AVC.
Melhora a saúde intestinal
Os probióticos naturais presentes na soja ajudam a “alimentar” as bactérias do intestino, facilitando a absorção dos nutrientes. Além disso, as suas fibras facilitam a evacuação.
Previne osteoporose
Por ser rica em cálcio, magnésio e fósforo, que são importantes para a construção óssea, a soja auxilia a prevenir problemas como a osteoporose, principalmente em idosos.
Controla o peso
Consumir soja também ajuda a aumentar a sensação de saciedade, pois é rica em fibras e proteínas, diminuindo a ingestão de calorias ao longo do dia.
Como consumir
A soja pode ser consumida de várias formas, inclusive como Tofu, uma alternativa à carne, seja grelhada ou cozida. Você também pode fazer leite de soja, rico em proteínas e com baixo teor em gordura.
Em relação à quantidade, o ideal é consumir de 1 a 2 porções diárias. Ou seja, cerca de 200 g de tofu ou 500 ml de leite.
A soja causa má digestão?
Como a soja contém fibras e anti nutrientes que podem dificultar a digestão, quando estão em quantidades excessivas, algumas pessoas sentem desconforto digestivo. Isso acontece principalmente no primeiro contato. Por isso, o aconselhável é incluir a leguminosa aos poucos na sua alimentação.
A soja diminui os sintomas de menopausa?
Sim, a soja auxilia a reduzir os sintomas da menopausa. Os isoflavonoides presentes nela têm um efeito semelhante ao hormônio estrogênio, o que pode aliviar ondas de calor e outros desconfortos associados a essa fase da vida da mulher. No entanto, isso varia de pessoa para pessoa.
Contraindicações
Embora a soja seja benéfica para muitos, algumas pessoas devem ter cuidado, como aqueles que têm histórico de alergia a leguminosas. Ainda, existe a preocupação de que a soja possa interferir na função da glândula tireoide em pessoas com hipotireoidismo.
O ideal é sempre consultar o seu nutricionista e saber como incluir a soja na alimentação!
Compre soja no atacado
Compre soja no atacado na Distribuidora Feijão Veneza.
Comentários