Certamente, você já ouviu falar sobre as maravilhas do chá de camomila ou até mesmo já tomou. Mas você conhece as origens dele e todos os benefícios que é capaz de fazer para a saúde?
Neste artigo vamos descobrir todos esses detalhes!
Origem do chá de camomila
O chá é extraído da camomila (“Matricaria chamomilla” ou “Chamaemelum nobile”), uma planta da família Asteraceae, nativa da Europa e da Ásia Ocidental. O seu uso não é recente, já que há provas de que as civilizações egípcia, grega e romana já usavam o chá de camomila para tratar inflamações, insônia e distúrbios digestivos.
Atualmente, a camomila é cultivada no mundo todo, e seu chá continua sendo uma das infusões mais consumidas.
Benefícios do chá de camomila
Afinal, quais são os efeitos do chá de camomila para a saúde? Vamos falar sobre eles!
Ação relaxante
A camomila é rica em propriedades sedativas leves, ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade e a melhorar a qualidade do sono. Seu efeito relaxante está associado a compostos como a apigenina, que se liga a receptores no cérebro, promovendo sensação de tranquilidade.
Auxílio na digestão
O chá de camomila ajuda a aliviar desconfortos digestivos, como inchaço, gases e indigestão. Suas propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas ajudam a relaxar o trato gastrointestinal e a reduzir sintomas de gastrite e síndrome do intestino irritável.
Ação anti-inflamatória e antioxidante
A camomila é rica em antioxidantes, como flavonoides, que ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e reduzindo inflamações no corpo.
Fortalecimento do sistema imunológico
O consumo regular do chá de camomila pode fortalecer o sistema imunológico por prevenir gripes e resfriados. Ele também ajuda nos sintomas da dor de garganta e congestão nasal.
Alívio de cólicas menstruais
A camomila também é conhecida por aliviar cólicas menstruais, pois suas propriedades relaxantes ajudam a reduzir espasmos musculares e tensão abdominal.
Como consumir

O chá de camomila pode ser consumido quente ou frio, dependendo da sua preferência. Veja a melhor forma de preparo:
- Ferva 200 ml de água.
- Adicione 1 a 2 colheres de sopa de flores secas de camomila ou um sachê de chá.
- Tampe e deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos.
- Coe (se usou flores soltas) e beba morno ou gelado.
Uma dica ao final é adoçar com mel ou adicionar um toque de limão.
O ideal é consumir até duas xícaras por dia, especialmente no fim do dia para aproveitar as propriedades relaxantes. Mas cuidado, há pessoas que devem evitar o chá:
- Indivíduos com alergia a plantas da família Asteraceae (como margaridas, crisântemos e girassóis);
- Gestantes e lactantes devem consultar um médico antes de consumir o chá, pois ele pode ter efeitos relaxantes que podem impactar a gravidez;
- Pessoas que fazem uso de anticoagulantes, pois a camomila pode potencializar o efeito desses medicamentos.
Compre chá de camomila na Distribuidora Veneza
Compre chá de camomila no atacado na Distribuidora Feijão Veneza.
Comentários