O chá de canela-de-velho (“Miconia albicans”) é uma infusão bem conhecida na cultura brasileira. Inclusive, pode ser que você já tenha usado ele, não é verdade? Esse chá é muito comum para tratar dores articulares e inflamações graças às propriedades terapêuticas.
Conheça todos os detalhes a seguir!
Origem do chá de canela-de-velho
A canela-de-velho é uma planta nativa do Brasil, especialmente dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Ela pertence à família Melastomataceae e tem sido usada há décadas na medicina popular para tratar dores reumáticas, artrite, artrose e outras condições inflamatórias.
O nome curioso vem do fato de ser muito utilizado por pessoas idosas para o alívio de dores articulares. Ou seja, é um “chá de velho”,
Benefícios do chá de canela de velho
1. Ação anti-inflamatória
A canela-de-velho possui compostos bioativos que ajudam a reduzir inflamações, sendo ótima para o alívio de dores da artrite e artrose.
2. Alívio de dores articulares e musculares
Seu uso frequente pode ajudar a diminuir a rigidez e das dores nas articulações, proporcionando mais mobilidade e qualidade de vida.
3. Ação antioxidante

Os antioxidantes presentes na planta ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e protegendo as células do organismo contra danos oxidativos.
4. Controle do diabetes
O chá de canela-de-velho pode contribuir na regulação dos níveis de glicose no sangue, auxiliando no controle da diabetes tipo 2.
5. Melhora da digestão
A infusão também tem um leve efeito digestivo, ajudando a reduzir desconfortos estomacais e melhorando o funcionamento do intestino.
Como consumir
O preparo do chá de canela-de-velho é simples e você pode usar as folhas secas da planta. Acompanhe o passo a passo:
- Ferva 1 litro de água.
- Adicione 10 a 15 folhas secas de canela-de-velho.
- Deixe ferver por mais 5 minutos.
- Tampe a panela e deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos.
- Coe e beba morno ou frio, sem adoçar.
Beba até duas xícaras por dia, de preferência antes das refeições, ou antes de dormir. Mas tenha atenção às contraindicações:
- Gestantes e lactantes;
- Pessoas com doenças hepáticas;
- Uso prolongado;
- Pessoas que fazem uso de anti-inflamatórios, anticoagulantes ou medicamentos para diabetes.
Consulte um médico antes de começar a consumir o chá.
Compre chá canela-de-velho na Distribuidora Veneza
Compre chá canela-de-velho no atacado na Distribuidora Feijão Veneza.
Comentários