A canela é uma das especiarias mais conhecidas no mundo. Com o seu sabor levemente picante e adocicado, ela é super versátil, sendo o ingrediente perfeito tanto para receitas doces quanto salgadas. E tem muito mais para conhecer!
Saiba tudo no artigo a seguir!
Origem da canela
A canela é extraída da casca interna de árvores do gênero Cinnamomum, sendo as variedades mais conhecidas a canela-do-ceilão (Cinnamomum verum), originária do Sri Lanka, e a canela-cassia (Cinnamomum cassia), muito comum cultivada na China e em outras regiões da Ásia.
Utilizada há milhares de anos, há registros que mostram que a canela já era valorizada por civilizações antigas, como egípcios e romanos. O seu uso era tanto como tempero quanto para fins medicinais e religiosos.

Benefícios da canela
Você já conhece o potencial da canela para a saúde? Veja a seguir:
- Ação antioxidante: a canela é rica em polifenóis, que combatem os radicais livres e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.
- Anti-inflamatório: auxilia a diminuir dores muscular e articulações, pois é rica em compostos bioativos que reduzem processos inflamatórios
- Regulação do açúcar: a canela pode ajudar na sensibilidade à insulina e na redução dos níveis de glicose no sangue, sendo um complemento útil para quem tem diabetes tipo 2.
- Melhora a saúde cardiovascular: a canela pode reduzir os níveis de colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas.
- Melhora na digestão: a canela estimula a produção de enzimas digestivas, ajudando na digestão de alimentos e na prevenção de inchaços e desconfortos abdominais.
Como consumir

Existem várias maneiras de incluir a canela na sua dieta. Confira as dicas:
- Em chá: ferva 200ml de água e adicione 1 pau de canela ou 1 colher de chá de canela em pó. Deixe em infusão por 10 minutos e beba.
- Em pratos doces e salgados: pode ser adicionada a frutas, bolos, sobremesas, mingaus, carnes e molhos.
- Com café ou leite: uma pitada de canela dá mais sabor às bebidas.
- Em sucos e vitaminas: misturar canela em pó com sucos naturais potencializa seu efeito antioxidante.
Apesar de seus benefícios, o consumo excessivo de canela pode trazer alguns riscos. Por isso, deve ser evitado por gestantes, pois estimula contrações uterinas, e pessoas com problemas hepáticos devido ao alto nível de cumarina. Quem possui alergias ou está com diarreia também deve evitar a canela.
Qual é a diferença entre a canela e a canela jawa?
Canela (a tradicional) geralmente se refere à Cinnamomum verum (canela-do-ceilão) ou à Cinnamomum cassia (canela-cássia), que são as mais comuns no comércio. Algumas características dela são:
- Aroma adocicado e suave (a canela-do-ceilão) ou mais forte e picante (a cássia).
- Muito usada em receitas doces, chás, e como tempero.
- Tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e auxilia na regulação da glicemia.
Já a Canela Jawa (ou Cinnamomum burmannii, também chamada de canela-da-Indonésia ou canela-de-java):
- Possui um sabor e aroma mais forte e menos doce que a canela-do-ceilão.
- A cor costuma ser mais escura e o pó mais denso.
- É mais rica em cumarina (um composto natural que, em excesso, pode sobrecarregar o fígado), por isso não é indicada em grandes quantidades por longos períodos.
- Muito utilizada em chás e preparações fitoterápicas com efeito termogênico e digestivo.
Resumindo:
- A canela Jawa é uma variedade mais intensa, usada mais para chás e efeitos medicinais.
- A canela tradicional (do Ceilão) é mais suave, segura para consumo diário em receitas e tem menos cumarina.
E você pode encontrar a canela Jawa na Veneza Distribuidora (com o CNPJ) ou na Grãos 3D (com CPF).
Comentários