O chá de boldo é muito conhecido no Brasil, principalmente para tratar casos de má digestão. E não é apenas uma crença popular: esse chá realmente ajuda a saúde, mas é importante saber exatamente quando usar.
Confira todos esses detalhes a seguir!
Origem do chá de boldo

O boldo causa alguma confusão, pois está relacionado a duas espécies de plantas medicinais. Uma delas é o Boldo-do-Chile (Peumus boldus), que surgiu em regiões como o Chile e Argentina e possui compostos ativos como a boldina, que auxiliam na saúde hepática e digestiva.
Já a versão mais comum no Brasil é Boldo-brasileiro (Plectranthus barbatus). Ele também tem ótimas propriedades digestivas, mas com menor concentração de boldina.
Benefícios do chá de boldo
1. Melhora a Digestão
O chá de boldo é um excelente contra indigestão, azia e gases, ajudando o estômago a processar melhor os alimentos.
2. Auxilia na função hepática
Graças aos seus compostos ativos, o chá de boldo estimula a produção e liberação da bile, facilitando a digestão de gorduras e prevenindo problemas no fígado.
3. Propriedades desintoxicantes
Ajuda na eliminação de toxinas do corpo, agindo como um tónico natural para a saúde.
4. Ação antimicrobiana e anti-inflamatória
O chá de boldo possui substâncias que combatem infecções gastrointestinais, por isso é ótimo para as inflamações no trato digestivo.
Como consumir
É muito simples preparar o chá de boldo e você pode fazer isso em casa sem problemas. Primeiro, aqueça 200 ml de água e adicione uma folha de boldo (ou 1 colher de chá de folhas secas). Em seguida, deixe em infusão por cerca de 10 minutos e coe antes de beber.
Muitas vezes tomam o chá antes ou depois das refeições para auxiliar na digestão. Além disso, uma dica para deixar o sabor amargo mais suave é combinar o chá com hortelã ou camomila.
Contraindicações
Apesar dos benefícios, o chá de boldo deve ser consumido com moderação, pois pode apresentar alguns riscos:
- Gestantes e lactantes: não é recomendado durante a gravidez, pois pode causar contrações uterinas e efeitos prejudiciais ao bebê.
- Pessoas com problemas hepáticos graves: em altas quantidades, pode sobrecarregar o fígado em vez de auxiliá-lo.
- Cálculos biliares: pode estimular excessivamente a vesícula biliar e causar dores intensas.
- Consumo excessivo: pode levar a efeitos colaterais como diarreia, vômito e irritação do trato digestivo.
Compre chá de boldo no atacado, com CPJ, na Veneza Distribuidora, ou compre a granel, com CPF, na Grãos 3D.

Comentários