Feijão Veneza loja de produtos naturais atacado

Maca peruana vermelha: o superalimento dos Andes

Rica em cálcio e antioxidantes, a maca peruana vermelha alivia sintomas hormonais e fortalece ossos. Saiba como incluir na sua rotina!
maca peruana vermelha

A maca peruana vermelha é uma raiz que surgiu no Peru, cultivada há milhares de anos por povos indígenas devido aos seus efeitos energizantes e terapêuticos. Hoje, ela é uma das melhores variedades da maca, especialmente por colaborar com a saúde das mulheres. 

Descubra tudo isso a seguir!

O que é a maca peruana vermelha?

A maca (Lepidium meyenii) é um tubérculo cultivado em altitudes acima de 3.500 metros. Existem três principais tipos com as mesmas propriedades nutritivas, mas composições e indicações específicas:

  • Amarela: mais comum e rica em vitaminas B, C e E, além de ferro, zinco e magnésio;
  • Vermelha: mais doce, rica em cálcio e ferro, sendo ideal para as mulheres;
  • Preta: mais rara, é estimulante e tem alta concentração de iodo, além de indicada aos homens.

Além disso, a maca peruana vermelha é considerada a mais antioxidante entre elas, pois tem mais teor de cálcio, ferro, flavonoides e antocianinas. Seu sabor é mais adocicado e suave, por isso é ótima para misturar em sucos, shakes ou iogurtes.

Mas, afinal, por que a maca peruana vermelha é diferente? Enquanto a amarela é mais neutra e dá energia e imunidade, e a preta é mais estimulante, a maca vermelha é indicada para as mulheres. Ela ajuda a equilibrar os hormônios, especialmente na menopausa.

Benefícios da maca vermelha para a saúde

Confira os principais efeitos positivos já associados ao consumo regular da maca peruana vermelha:

  • Equilíbrio hormonal feminino: pode aliviar sintomas de TPM e menopausa (como irritabilidade, ondas de calor e alterações de humor), sem afetar os hormônios.
  • Fertilidade: auxilia na ovulação, melhora a qualidade dos óvulos e pode aumentar a libido.
  • Saúde dos ossos: rica em cálcio e antioxidantes, ajuda na prevenção da osteoporose, especialmente em mulheres na pós-menopausa.
  • Mais energia e menos cansaço: por conter ferro, vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais, combate a fadiga e melhora o humor.
  • Beleza da pele e cabelos: os antioxidantes retardam o envelhecimento precoce, enquanto o zinco e o ferro fortalecem unhas e fios.

Como consumir a maca vermelha?

Você pode encontrar a maca vermelha em pó ou cápsulas. Na versão com pó é possível misturar em vitaminas, sucos, iogurtes, bolos e várias receitas saudáveis.

A dose recomendada varia entre 1 a 2 colheres de chá por dia, ou conforme orientação profissional. O ideal é iniciar com uma pequena quantidade e observar como seu corpo reage.

Efeitos colaterais

A maca vermelha é segura para a maioria das pessoas, mas alguns cuidados são importantes:

  • Consumo excessivo pode causar desconforto gastrointestinal, insônia ou aumento da frequência cardíaca.
  • Gestantes e lactantes devem evitar o uso sem orientação médica.
  • Quem utiliza medicação para pressão ou diabetes deve consultar um profissional, pois a maca pode potencializar os efeitos desses remédios.

Onde comprar a maca peruana vermelha?

Compre a maca peruana vermelha no atacado na Veneza Distribuidora.

maca peruana vermelha
Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

Postagens recentes

Inscreva-se em nossa newsletter

Enviaremos a você novos conteúdos do blog e novidades relacionadas à Feijão Veneza.