Embora o dinheiro desempenhe um papel importante no motivo pelo qual uma pessoa pode ter um bom desempenho, existem maneiras melhores de incentivar os funcionários. É aí que entra o endomarketing.
Hoje sabemos que os funcionários fazem uma grande diferença competitiva para qualquer negócio. Por isso é preciso mantê-los engajados, informados e comprometidos com os resultados do negócio. O endomarketing tem um papel crucial nesse processo.
Quer entender o que é o endomarketing, suas vantagens e como uma empresa pode aplicá-lo de forma eficiente? Continue a leitura!
O que é endomarketing?
Marketing sempre foi sinônimo de atividades focadas no cliente e que buscam engajar a decisão de compra e fidelizá-lo. Mas isso mudou e é cada vez mais comum ver empresas implantando marketing com foco interno.
O endomarketing é o melhor exemplo disso. De forma geral, é um conjunto de estratégias de marketing voltadas para o ambiente interno de uma empresa, principalmente seus funcionários. Seu objetivo é fazer com que as pessoas gerem resultados.
Ou seja, o endomarketing se concentra em reter funcionários leais, motivados e que vistam a camisa do negócio.
Principais vantagens do endomarketing
Uma estratégia de marketing interna bem-sucedida, beneficia a loja de várias maneiras, em todos os níveis e em todas as áreas. Dessa forma é possível construir um negócio sólido, próspero e atraente tanto para quem procura emprego, tanto para os clientes.
Nesse sentido, as principais vantagens do endomarketing são:
- Aumentar a fidelidade dos funcionários;
- Otimizar a motivação interna;
- Redução da rotatividade de trabalhadores;
- Melhorar o clima organizacional;
- Melhoria da qualidade de vida no trabalho.
Um bom exemplo de manter os funcionários engajados e também, fazer com que eles conheçam bem o produto que vendem é o programa da Fiat. Os funcionários da empresa são sempre os primeiros a fazer test drives de novos modelos. Não custa nada para a empresa, mas faz toda a diferença!
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Ações de endomarketing
As ações de endomarketing tem como foco tornar o ambiente mais agradável para os colaboradores e melhorar a comunicação e o relacionamento entre chefe e funcionário. Confira a seguir.
Reconheça as realizações e inclua um feedback construtivo
Reconhecer as realizações é 100% importante para manter uma equipe forte, conectada e motivada. Insistir em apontar erros ou puni-los é contraprodutivo e pode causar uma queda no moral da equipe.
Sempre inclua feedback construtivo nas conversas de trabalho, mas não tenha medo de aplaudir um trabalho bem feito. Gestos simples de reconhecimento certamente encorajarão sua equipe a manter o bom trabalho, mesmo durante uma semana difícil.
Envolva-se com os membros da equipe
Não assuma que tudo está sempre bem. Seja um líder em comunicação, incentivando a conversa aberta e transparente quando seus colaboradores tiverem problemas ou preocupações sobre o trabalho.
Ofereça capacitações
É importante sempre ter em mente que cada colaborador vai ter uma habilidade principal. Ou seja, mesmo que ele desempenhe várias funções, tem uma que ele se sai melhor e gosta mais.
Então, que tal estimulá-lo? Ofereça cursos e treinamentos que você acredita que vai torná-lo ainda melhor na sua função. Isso é positivo para ambas as partes.
Enquanto a loja ganha profissionais mais qualificados e preparados, o profissional tem a chance de se especializar e se tornar mais fiel ao negócio.
Realize pesquisas de satisfação
É comum elaborar pesquisas de satisfação para que os clientes deem notas ao atendimento e produtos da loja.
Contudo, essa pesquisa também pode e deve ser realizada com os colaboradores para entendê-los melhor.
Essa ação permite a identificação das opiniões deles referente ao negócio, e também para encontrar pontos de melhoria no relacionamento que muitas vezes passam despercebidos.
Ou seja, essa é uma das estratégias fundamentais para que o endomarketing funcione bem e traga os resultados esperados para o seu negócio.
Estabeleça metas
Criar metas é uma boa estratégia para manter os colaboradores motivados, desde que sejam alcançáveis.
Com metas bem definidas, o colaborador tem mais facilidade para visualizar e ir atrás do sucesso da equipe.
Comemore resultados com a sua equipe
Se o seu negócio tem metas, comemore com os colaboradores quando elas forem alcançadas.
Isso porque, se não há nenhum tipo de celebração, as metas tornam-se apenas suas, e não deles.
Então, que tal comemorar com uma pizza ou um extra?
Como implementar o endomarketing na loja?
Como toda estratégia de marketing, o endomarketing também possui passos fundamentais para a sua implementação. Confira a seguir.
Conheça seus funcionários
Primeiro, é importante conhecer os funcionários. Procure entender suas necessidades, converse com eles e preste atenção em suas principais queixas.
Só assim será possível transformar o ambiente e mostrar para eles, que eles são parte da equipe.
Defina os principais objetivos
Como tudo na vida, a estratégia de endomarketing deve ser desenvolvida com um objetivo claro em mente. Assim, será mais fácil pensar em ações para alcançar a meta. Entre os principais objetivos podemos destacar:
- Aumentar a lealdade do colaborador;
- Motivá-los a alcançar melhores resultados;
- Conscientizá-los do que é necessário para alcançar as metas;
- Melhorar a comunicação interna;
- Aumentar a sinergia da equipe.
Planeje o que você vai fazer
A terceira etapa é o momento em que você estrutura o plano que vai nortear toda a sua estratégia. Para fazer isso, você precisa responder a três perguntas principais: o que será feito? Por que será feito? E como será feito? Veja algumas ferramentas que você pode usar:
- Oferecer incentivos (bônus, comissões, dias de folga, etc) para aumentar a motivação;
- Oferecer cursos e treinamentos para aumentar a lealdade;
- Melhorar a comunicação interna para aumentar a sinergia da equipe.
Acompanhe e meça os resultados
Por fim, é importante acompanhar os resultados alcançados. É por isso que você precisa estabelecer alguns indicadores-chave de desempenho. Esses indicadores funcionam como um termômetro, medindo os resultados de uma atividade. Aqui estão alguns indicadores principais:
- Nível de satisfação dos funcionários;
- Falta de comprometimento e pontualidade na realização de atividades;
- Nível de produtividade;
- Quantidade de desperdício de material;
- Retorno sobre o investimento (ROI): no caso de cursos, treinamentos e bônus;
Leia também: Indicadores de venda para varejo e como acompanhá-los
Aplicando essas dicas, você conseguirá traçar sua estratégia de endomarketing e obter ótimos resultados, mantendo seus colaboradores satisfeitos e motivados.
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