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Indicadores de venda para varejo e como acompanhá-los

Os indicadores de vendas são importantíssimos para o crescimento da sua loja de produtos naturais. Saiba quais são.
Saiba quais são os indicadores de vendas de varejo para sua loja de produtos naturais

Grande parte do sucesso de uma loja de produtos naturais depende da capacidade do dono do negócio avaliar o que está funcionando e o que precisa melhorar, e assim, agir de forma planejada. 

E uma das maneiras de realizar essa análise profunda no negócio, é utilizar os indicadores de vendas. 

Vamos começar entendendo o que são eles?

O que são indicadores de vendas?

Saiba o que são indicadores de vendas.

Os indicadores de vendas são informações sobre a sua loja de produtos naturais que vão orientar as suas decisões e te mostrar o que está dando certo e o que está dando errado no seu negócio.

Toda empresa, independente do setor ou do tamanho, utiliza indicadores, que são chamados de KPIs. 

Por exemplo, um indicador usado pelo RH (Recursos Humanos) é o turnover: que mostra quantos funcionários deixaram a empresa em um certo período de tempo. Se é alto, quer dizer que algo está fazendo com que o lugar não seja bom para trabalhar.

Assim como RH, o varejo também possui seus próprios indicadores.

Veja também:

A venda de produtos naturais é um bom negócio?

Quais os principais indicadores de vendas no varejo?

Como o principal objetivo do varejo é vender, os indicadores de vendas vão analisar fatores do seu negócio que estejam de alguma forma ligados as vendas.

#1 Carteira de clientes

Quantos clientes você possui hoje? E quantos estão ativos, ou seja, continuam comprando com você? Quantos clientes novos você consegue atrair mensalmente?

Além de saber as respostas para essas perguntas, é preciso também separar os clientes da sua loja em categorias:

  • Frequência de compra;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Qual grupo de produtos esses clientes compram mais;
  • Quanto gastam.

Algumas dessas informações, pode ser difícil de obter se você possui uma loja física. Nesse caso, é possível solicitar o CPF na compra, dar desconto mediante o cadastro ou até mesmo realizar um sorteio.

Agora, se você possui uma loja virtual de produtos naturais, fica mais fácil obter essas informações e traçar estratégias de marketing em cima delas. 

Não sabe quanto investir em marketing para estimular o crescimento da sua loja? Confira a resposta aqui

#2 Faturamento

Indicadores de vendas para varejo lojas de produtos naturais

O faturamento também deve ser sempre observado. Ter o mesmo volume de dinheiro entrando todo mês, ou ter meses muito ruins é um sinal de alerta.

Isso mostra que a sua loja não está crescendo. 

Quer saber como aumentar seu faturamento? Confira aqui!

#3 Ticket médio

Conquistar novos clientes não é o único caminho para aumentar o lucro da sua loja de produtos naturais.

É preciso também prestar atenção em um dos mais importantes indicadores de venda: o ticket médio. Ele diz respeito ao quanto cada cliente gasta, em média, em cada compra. 

Se o ticket médio está baixo, quer dizer que a sua loja não estimula o consumidor a fazer compras por impulso (isso pode ser um problema de layout) ou não há outros produtos que o interessam.

Se você quer saber como calcular e aumentar o ticket médio da sua loja ou empório, confira este outro artigo.

#4 Itens por venda

Enquanto o ticket médio mostra quanto o seu cliente gasta, o número de itens por venda vai mostrar quantos produtos ele está levando.

Dessa forma, você pode organizar listas de produtos mais e menos vendidos. E assim, pensar em criar promoções para se livrar do estoque parado e estimular as vendas desses que não saem.

Com essa informação, também dá para pensar em combos de produtos. Por exemplo, digamos que você identificou que muitos clientes compram chá de hibisco, que é um dos campões de venda.

Outro chá que possui o mesmo efeito emagrecedor é o chá verde, mas ele não sai muito. Então, uma das possíveis ações é conceder um desconto na unidade do hibisco se a pessoa levar também o chá verde.

Quer ideias de como fazer promoções? Clique aqui e confira 12!

#5 Margem de lucro

Para que o seu negócio consiga fazer promoções, investir em marketing e começar a pensar em crescer, um dos indicadores de vendas fundamentais para isso é a margem de lucro.

Se a sua margem de lucro é muito baixa, além de correr o risco de tornar o negócio insustentável financeiramente, é praticamente impossível investir no crescimento.

Então, reveja sua margem de lucro e a precificação dos produtos naturais. E sempre acompanhe a concorrência, para não correr o risco de colocar preços muito baixos ou altos demais.

Saiba aqui como analisar a concorrência para beneficiar o seu negócio.

#6 Custo com descontos

Saiba quais são os indicadores de vendas para lojas

Dar descontos é uma prática importante para atrair e fidelizar clientes. Mas, você está fazendo da maneira correta? Para responder isso, é preciso verificar a margem de lucro! Você pode estar perdendo dinheiro.

Saiba aqui como dar desconto sem se prejudicar financeiramente

#7 Volume de vendas

O volume de vendas é um dos principais indicadores quando o objetivo é saber se o negócio está estável, diminuindo ou crescendo.

Se está crescendo, quer dizer que você está mais acertando do que errando. 

Se está estável, quer dizer que há coisas para se melhorar.

E se está diminuindo, significa que é preciso rever com atenção todos os setores da loja, pois, algo está afastando os clientes.

Por isso, mantenha registrado o volume de vendas mensalmente. 

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#8 Margem de contribuição

A Margem de Contribuição mostra quanto da receita gerada é usada para pagar despesas fixas, e quanto a sua loja de produtos naturais lucra.

Ou seja, é a partir da margem de contribuição que você obtém informações como:

  • Custos;
  • Valor disponível para pagar as despesas;
  • Valor total das vendas.

Em outras palavras, trata-se do ganho bruto. É o que vai dizer se o seu negócio se sustenta sozinho com folga ou com aperto. 

Saiba mais sobre o que é margem de contribuição, porque é importante e como calcular aqui.

#9 Qualidade das entregas

Sua loja de produtos naturais realiza entregas? Se sim, esse é um dos indicadores de vendas que devem ser acompanhados de perto.

Mensalmente, liste quantas entregas foram bem sucedidas, quantas tiveram atrasos, quantas não foram entregues por algum problema e quantas foram devolvidas. 

E mesmo que o número das que deram errado seja baixo, veja esse número como um cliente que não vai voltar a comprar e que ainda vai falar mal da sua loja por aí.

Não sabe como lidar com um cliente insatisfeito? Confira as nossas dicas

#10 Satisfação dos clientes

Entre os indicadores de vendas, a satisfação dos clientes é o que está mais diretamente ligado ao crescimento da sua loja de produtos naturais. 

É com ele que você vai medir:

  • A qualidade dos seus produtos;
  • Qualidade da entrega;
  • Atendimento;
  • Navegação na loja virtual;
  • Suporte.

Para saber se os seus clientes estão ou não satisfeitos, faça pesquisas. 

Se a sua loja é apenas física, você pode simplesmente perguntar qual é a nota de 0 a 10 que eles dão a sua loja (lembrando que bom é a partir de 8).

Caso queira saber com mais detalhe o que eles acham que poderia melhorar, conceda desconto ou brindes em troca do tempo deles para responder às perguntas.

Agora, se você tem uma loja virtual, faça questionários curtos usando o Google Formulários e envie por e-mail para eles responderem em troca também de um desconto ou brinde.

Outra forma de receber avaliações, é sempre pedir para os clientes deixarem um comentário no perfil da sua loja no Google Meu Negócio.

Quer mais conteúdos como esse? Continue navegando no nosso blog e acesse nossos materiais especiais

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Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

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