A grande concorrência que as lojas enfrentam hoje em dia, faz com que a necessidade de investimento para melhorar a própria operação seja cada vez maior.
Contudo, ao definir as metas de crescimento dos próximo anos, muitos negócios acabam fazendo apenas o planejamento estratégico e se esquecendo do planejamento operacional.
Como consequência, na maioria das vezes, o plano estratégico não é cumprido, e os objetivos traçados não são alcançados.
Neste artigo, você vai entender o que é planejamento operacional e, porque ele é tão importante para a sua loja.
O que é o planejamento operacional?
Antes de saber o que é plano operacional, é preciso explicar o que é planejamento estratégico, já que um complementa o outro.
O planejamento estratégico é o que vai definir as metas da sua loja nos próximos, ou seja:
- Quanto você quer crescer;
- Em quanto quer aumentar as vendas;
- Se o desejo é expandir a loja ou abrir outras em diferentes localidades.
Enfim, são os objetivos a longo prazo.
Já o planejamento operacional é o que vai fazer essas metas virarem realidade. Em outras palavras, é o “botar a mão na massa”.
Explicando melhor, o plano operacional vai ser o seu guia diário do que deve ser feito, as tarefas menores, que devem ser realizadas para o cumprimento das metas de longo prazo.
Por exemplo, se a meta é em 2 anos duplicar o volume de vendas, as tarefas diárias seriam:
- Melhorar o atendimento na loja física e no Whatsapp;
- Investir e acompanhar os resultados do tráfego pago;
- Começar a coletar e-mail dos clientes para desenvolver uma campanha de e-mail marketing;
- Oferecer delivery;
- Vender em marketplaces;
- Fazer programa de indicação;
- Contratar mais funcionários;
- Ter mais controle financeiro.
Geralmente, o plano operacional é dividido em dois:
- Single-use: criado para resolver um problema específico a curto prazo, como reforma da loja ou redução de custos;
- Ongoing: para resolver problemas maiores a longo prazo, como satisfação dos consumidores, por exemplo.
Ambos os planejamentos, o estratégico e o operacional devem ser conduzidos de forma conjunta para que a loja consiga crescer.
Por que fazer um planejamento operacional na minha loja?
Se você deseja fazer a sua loja crescer, o planejamento operacional é indispensável. Pois é ele que vai tornar as suas metas uma realidade.
Além disso, é o plano operacional que também vai te ajudar a visualizar alguns problemas atuais que precisam ser resolvidos e também, te guiar sobre o que precisa ser feito.
Ou seja, é ele que vai dizer se o seu planejamento estratégico vai ou não ser bem-sucedido.
Como colocar o planejamento operacional em prática?
Claro que, antes de sequer pensar em fazer um plano operacional, o seu plano estratégico deve estar pronto.
Depois disso, existem 5 pontos fundamentais que o seu plano operacional deve abordar. Confira a seguir.
1. Recursos humanos
Hora de definir quem vai fazer o que, quem será responsável por cada atividade, pensar em quais habilidades são necessárias para cada tarefa.
Afinal, o plano não tem como ser bem-sucedido se você colocar alguém que faz bem o controle de estoque para melhorar o atendimento da loja, por exemplo.
2. Recursos financeiros
Sente e analise o financeiro da sua loja. Afinal, não dá para crescer sem investir. Quanto será necessário para realizar todas as suas metas?
Nesse sentido, considere, por exemplo:
- Investimento em marketing;
- Contratação de funcionários;
- Reformas;
- Preço de novas ferramentas, como sistemas de gestão.
3. Recursos de tempo
Para que as metas sejam cumpridas e as atividades sejam executadas, é preciso definir metas para cada uma.
Mas, além disso, é preciso que todo mundo que esteja envolvido receba as ferramentas necessárias para fazer acontecer.
Portanto, estipule um tempo para arrumar a casa e então, o prazo para cumprir os objetivos.
4. Indicadores de performance
Além de acompanhar se as tarefas estão sendo realizadas, é preciso acompanhar alguns indicadores.
Caso você queira saber mais sobre indicadores de vendas para lojas de produtos naturais, acesse nosso outro artigo “Indicadores de venda para varejo e como acompanhá-los”.
5. Gerenciamento de risco
Nem tudo dará certo do jeito que você imagina. Problemas vão surgir, é inevitável. Talvez, você acabe gastando mais dinheiro do que esperado, perca algum funcionário, os preços dos fornecedores aumentem muito, dentre outras situações.
Mas, é preciso estar preparado. Por isso, pense em tudo o que pode dar errado, defina estratégias para evitar que aconteçam e descreva como resolver cada um dos problemas.
6. Monitore os resultados e refaça o plano se necessário
Caso, ao longo do planejamento operacional, você note que os objetivos não foram alcançados, é o momento de entender o que deu errado, e definir novas metas.
Não tenha medo de reduzir as metas. É até bom que esses problemas ocorram no caminho e não após você ter investido muito tempo e dinheiro, ter expandido, ter contratado mais funcionários…
Sempre procure por problemas. Eles são oportunidades para a sua loja melhorar!
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