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O planejamento operacional pode transformar sua loja

Sem o planejamento operacional sua loja não cresce. Vem entender o porquê.
Planejamento operacional o que é, qual a importância

A grande concorrência que as lojas enfrentam hoje em dia, faz com que a necessidade de investimento para melhorar a própria operação seja cada vez maior.

Contudo, ao definir as metas de crescimento dos próximo anos, muitos negócios acabam fazendo apenas o planejamento estratégico e se esquecendo do planejamento operacional. 

Como consequência, na maioria das vezes, o plano estratégico não é cumprido, e os objetivos traçados não são alcançados.

Neste artigo, você vai entender o que é planejamento operacional e, porque ele é tão importante para a sua loja.

O que é o planejamento operacional?

O que é planejamento operacional

Antes de saber o que é plano operacional, é preciso explicar o que é planejamento estratégico, já que um complementa o outro. 

O planejamento estratégico é o que vai definir as metas da sua loja nos próximos, ou seja:

  • Quanto você quer crescer;
  • Em quanto quer aumentar as vendas;
  • Se o desejo é expandir a loja ou abrir outras em diferentes localidades.

Enfim, são os objetivos a longo prazo. 

Já o planejamento operacional é o que vai fazer essas metas virarem realidade. Em outras palavras, é o “botar a mão na massa”.

Explicando melhor, o plano operacional vai ser o seu guia diário do que deve ser feito, as tarefas menores, que devem ser realizadas para o cumprimento das metas de longo prazo.

Por exemplo, se a meta é em 2 anos duplicar o volume de vendas, as tarefas diárias seriam:

  • Melhorar o atendimento na loja física e no Whatsapp;
  • Investir e acompanhar os resultados do tráfego pago;
  • Começar a coletar e-mail dos clientes para desenvolver uma campanha de e-mail marketing;
  • Oferecer delivery;
  • Vender em marketplaces;
  • Fazer programa de indicação;
  • Contratar mais funcionários;
  • Ter mais controle financeiro.

Geralmente, o plano operacional é dividido em dois:

  • Single-use: criado para resolver um problema específico a curto prazo, como reforma da loja ou redução de custos;
  • Ongoing: para resolver problemas maiores a longo prazo, como satisfação dos consumidores, por exemplo.

Ambos os planejamentos, o estratégico e o operacional devem ser conduzidos de forma conjunta para que a loja consiga crescer.

Por que fazer um planejamento operacional na minha loja?

Se você deseja fazer a sua loja crescer, o planejamento operacional é indispensável. Pois é ele que vai tornar as suas metas uma realidade.

Além disso, é o plano operacional que também vai te ajudar a visualizar alguns problemas atuais que precisam ser resolvidos e também, te guiar sobre o que precisa ser feito. 

Ou seja, é ele que vai dizer se o seu planejamento estratégico vai ou não ser bem-sucedido. 

Como colocar o planejamento operacional em prática?

planejamento operacional como fazer

Claro que, antes de sequer pensar em fazer um plano operacional, o seu plano estratégico deve estar pronto.

Depois disso, existem 5 pontos fundamentais que o seu plano operacional deve abordar. Confira a seguir.

1. Recursos humanos

Hora de definir quem vai fazer o que, quem será responsável por cada atividade, pensar em quais habilidades são necessárias para cada tarefa.

Afinal, o plano não tem como ser bem-sucedido se você colocar alguém que faz bem o controle de estoque para melhorar o atendimento da loja, por exemplo.

2. Recursos financeiros

Sente e analise o financeiro da sua loja. Afinal, não dá para crescer sem investir. Quanto será necessário para realizar todas as suas metas?

Nesse sentido, considere, por exemplo:

  • Investimento em marketing;
  • Contratação de funcionários;
  • Reformas;
  • Preço de novas ferramentas, como sistemas de gestão.

3. Recursos de tempo

Para que as metas sejam cumpridas e as atividades sejam executadas, é preciso definir metas para cada uma.

Mas, além disso, é preciso que todo mundo que esteja envolvido receba as ferramentas necessárias para fazer acontecer. 

Portanto, estipule um tempo para arrumar a casa e então, o prazo para cumprir os objetivos.

4. Indicadores de performance

Além de acompanhar se as tarefas estão sendo realizadas, é preciso acompanhar alguns indicadores.

Caso você queira saber mais sobre indicadores de vendas para lojas de produtos naturais, acesse nosso outro artigo “Indicadores de venda para varejo e como acompanhá-los”.

5. Gerenciamento de risco

Nem tudo dará certo do jeito que você imagina. Problemas vão surgir, é inevitável. Talvez, você acabe gastando mais dinheiro do que esperado, perca algum funcionário, os preços dos fornecedores aumentem muito, dentre outras situações.

Mas, é preciso estar preparado. Por isso, pense em tudo o que pode dar errado, defina estratégias para evitar que aconteçam e descreva como resolver cada um dos problemas.

6. Monitore os resultados e refaça o plano se necessário

Caso, ao longo do planejamento operacional, você note que os objetivos não foram alcançados, é o momento de entender o que deu errado, e definir novas metas. 

Não tenha medo de reduzir as metas. É até bom que esses problemas ocorram no caminho e não após você ter investido muito tempo e dinheiro, ter expandido, ter contratado mais funcionários…

Sempre procure por problemas. Eles são oportunidades para a sua loja melhorar!

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Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

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