Sua loja tem um Instagram? Você sabe como medir o sucesso do seu perfil?
Se o seu negócio ainda não tem um perfil no Instagram, deveria ter.
Agora, se você não sabe dizer se o seu Instagram está indo pelo caminho certo, é sobre isso que vamos falar nesse artigo.
E não, não é apenas para as curtidas e para o número de seguidores que você deve olhar.
Acompanhe!
O que são métricas do Instagram?
As métricas do Instagram são números que servem para medir o desempenho do que você posta no Instagram e como seu público está respondendo a ele.
Ou seja, se os seus potenciais clientes estão gostando ou não do seus posts.
Como ver insights no Instagram
Para visualizar insights (métricas) no Instagram, você precisa ter uma conta comercial ou de criador no Instagram. Existem algumas maneiras diferentes de acessar suas informações no aplicativo Instagram. (Lembre-se de que eles só podem ser acessados no aplicativo móvel e não no computador.)
Primeiro, vá para o seu perfil e toque no botão “Painel profissional”. A primeira opção são os insights da sua conta. Toque em “Ver tudo” para acessar suas métricas do Instagram.
O que você deve saber antes de analisar as métricas do seu perfil do Instagram
Quando você olha para o seu Instagram, provavelmente o número que mais te importa é o número de seguidores, certo?
E não está errado em querer mais seguidores. Afinal, são mais pessoas recebendo os seus posts e possíveis consumidores.
No entanto, é preciso deixar claro que o Instagram não pode ser o principal canal de vendas da sua loja de produtos naturais ou empório.
E você não pode achar que ter 5.000 seguidores vai te trazer mais vendas. Não é assim que funciona.
Afinal, você já deixou de comprar daquela loja do seu bairro por conta do número de seguidores baixo que eles têm?
Ou escolheu especificamente uma loja pelo número de seguidores?
Provavelmente não.
Isso porque, o consumidor analisa tudo: avaliações, preço, qualidade, preço de frete, se a sua loja entrega ou não, atendimento…
Não são os números de seguidores.
Sabe aquelas lojas grandes que tem muitos seguidores? Além de elas terem feito um perfil no Instagram muito antes de você, eles já tinham uma divulgação offline forte e eles investem muito dinheiro nas redes sociais.
Então, não se compare. E nem pense em comprar seguidores.
Sei que é bem possível que você já ouviu em algum lugar que é preciso postar todos os dias e ter bastante seguidores para vender, mas não é bem assim.
Quer um exemplo? Olhe o nosso perfil no Instagram. Temos apenas 1.343 seguidores. Mas, vendemos produtos naturais no atacado para todo o Brasil e esse número é apenas 0,1% do nosso faturamento.
Portanto, não espere que apenas as redes sociais façam todo o trabalho do marketing. Não espere que você venda muito pelas redes sociais. E não espere muitos seguidores se você não investe em impulsionamento para os posts.
Dito isso, vamos, então, conferir quais métricas do Instagram você deve ficar de olho.
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Métricas mais importantes do Instagram para acompanhar em 2023
Aqui estão as métricas mais importantes do Instagram para 2023.
Taxa de ganho de seguidores
A taxa de crescimento de seguidores mostra a rapidez com que sua conta do Instagram está ganhando ou perdendo seguidores. Essa importante métrica mostra o desempenho do seu conteúdo no Instagram e se o seu público-alvo está engajado com a sua marca.
Se você não investe dinheiro no Instagram, essa métrica é conhecida como “métrica da vaidade” porque, como explicamos, não quer dizer nada.
Hoje em dia, é muito difícil ganhar curtidas, comentários e seguidores no Instagram se você não coloca dinheiro.
Portanto, sua taxa de crescimento de seguidores é um bom indicador para saber se suas campanhas de marketing no Instagram estão funcionando.
Se você observar um aumento constante de seguidores, é provável que novas pessoas descubram e se envolvam com sua marca. Embora o número exato de seguidores que você tem seja menos importante, a taxa na qual esse número muda é uma boa métrica para acompanhar.
Alcance
Alcance é uma métrica do Instagram que informa o número de pessoas que viram sua postagem. Isso é diferente das impressões, que medem o número de vezes que sua postagem foi visualizada.
Assim, se a mesma pessoa visualizar sua postagem três vezes, serão consideradas três impressões. Mas cada usuário é contado apenas uma vez no alcance, tornando-o uma maneira mais precisa de medir quantas pessoas viram seu conteúdo.
Quanto mais alcance, melhor foi o seu post.
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Hashtags
Embora o inconstante algoritmo do Instagram às vezes possa causar estragos em sua estratégia para o Instagram, as hashtags continuam sendo uma das maneiras mais confiáveis de manter o alcance.
Ao usar hashtags relevantes para o seu setor ou para o que seu público está procurando, você pode ajudar a manter o alcance e o engajamento sob controle.
Os usuários do Instagram podem incluir até 30 hashtags em cada postagem, mas certifique-se de usar essa cota com sabedoria.
Nunca use hashtags que não tem nada a ver com o seu negócio.
Métricas do Instagram Stories
Indiscutivelmente, um dos componentes mais essenciais para as atuais estratégias de marketing do Instagram envolve o uso dos stories.
Quando se trata dos stories, existem algumas boas métricas para acompanhar, como respostas, visualizações e saídas.
As lojas de produtos naturais tem duas formas principais de utilizar os stories: apenas como uma vitrine de ofertas e chamada para compras. Ou, caso você seja um empresário que não tem problema em aparecer, mostrar um pouco do dia a dia da loja.
Cliques no link dos stories
Os stories do Instagram geralmente são o primeiro tipo de conteúdo com o qual seu público interage.
É por isso que você precisa se concentrar em criar histórias que convençam os usuários a clicar no link do seu perfil, seja seu site ou o whatsapp da sua loja para comprar.
Incluir links clicáveis em seus stories do Instagram pode aumentar as vendas e o número de pessoas que entram em contato com você.
É claro, que, como dissemos, o objetivo do Instagram quando não é investimento, não é venda, e sim, mostrar que sua loja existe, que é séria e convencer o consumidor do porquê ele deve comprar com você: seja através de conteúdos informativos (como dicas) ou posts mostrando a qualidade dos seus produtos.
Leia também: Como vender pelo Instagram: 10 dicas práticas
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