Quando você possui seu próprio negócio, muitas vezes pode parecer que tem mais dinheiro saindo do que entrando. E muitas ações que você realiza simplesmente não tem o retorno esperado.
É exatamente por isso que as empresas criam orçamentos tão rígidos a ser seguidos e geralmente, tem medo de investir em marketing.
Afinal, a criação de um orçamento é justamente para decidir onde faz sentido gastar o dinheiro.
É claro que, campanhas e esforços de marketing contínuos custam grana ao negócio e, para algumas empresas, pode ser arriscado de mais apertar tanto esse orçamento.
No entanto, o que muitas vezes pode ser esquecido, é a importância do marketing para o sucesso do negócio.
Então, se você já se perguntou sobre por que investir em marketing, confira, neste artigo, sua resposta!
A diferença entre gasto e investimento
Antes de começarmos, é importante entender e saber diferenciar o que é uma despesa e o que é investimento.
A maioria das pessoas acha que sabe a diferença entre os dois. Mas, infelizmente não.
- “Não posso anunciar no Google”
- “Eu não posso pagar esse software”
- “Eu não posso pagar essa consultoria empresarial”
- “Não posso me dar ao luxo de contratar outro funcionário ou comprar outro caminhão”.
Se viu em alguma dessas frases?
É claro que, não estamos falando de pegar empréstimos e endividar sua empresa. Contudo, muitas lojas simplesmente não investem por não conseguir ver o resultado futuro que isso trará.
Por exemplo, se você tem condições, porque não investir R$300 reais por mês em anúncios no Google, se isso pode te trazer R$500 reais em compras, novos clientes e ainda divulgar sua marca?
Se traz algum retorno, isso não é despesa. E sim, investimento.
Mas, ao invés de realizar essas ações, nós vemos empresários mudando a fachada todo ano, pintando a loja, comprando um produto com os fornecedores sem antes saber se os seus consumidores tem interesse.
Tudo isso é gasto. É um dinheiro que não volta.
Você pode até argumentar que seus clientes da loja física adorarão a fachada nova e a pintura é bom para a imagem do negócio.
Mas, percebe que isso não te garante um aumento nas vendas, divulgação maior do negócio e não dá para saber se vai te trazer novos clientes?
Bem diferente do marketing, que se bem feito, com o seu suporte e esforço e com um valor mínimo razoável investido, pode te trazer resultados reais.
Leia também: Quanto investir em marketing?
7 motivos para investir em marketing
Agora que você intendeu por que investir em marketing não se trata de uma despesa e sim, de uma ação que trará resultados, vamos ver mais alguns motivos por que você deve incluir ações de publicidade no seu orçamento.
1- Mais pessoas passam a conhecer o seu negócio
É por isso que o marketing existe; para que mais pessoas conheçam sua empresa e seus produtos.
Se você quer crescer muito, você deve se tornar visível e a única maneira de ter um impacto real é investir em uma boa campanha de marketing. Sim, tem um custo, mas faz parte do investimento que você deve assumir para que as vendas da sua empresa cresçam.
Leia também: Como aumentar a presença digital da sua loja e vender mais?
2- Impulsiona ainda mais a publicidade boca a boca
Sim, não há publicidade melhor do que “boca a boca”. Ter um amigo próximo recomendando um produto para outra pessoa é a melhor publicidade que qualquer empresa pode ter.
Isso porque, no final, a pessoa confia mais em seus amigos (que não querem vender nada para você) do que uma empresa.
Tudo isso é verdade, tanto que devemos ter certeza de que nossos clientes estão realmente satisfeitos, caso contrário estaríamos criando uma publicidade negativa indesejada.
Mas, se você quer crescer muito, enquadre essa boa publicidade “boca a boca” que você já tem dentro de uma campanha ainda maior, para que o alcance seja maior.
Se mais pessoas o conhecerem e mais pessoas estiverem satisfeitas com seu produto, essa recomendação de “boca a boca” também será muito maior.
A ideia de investir em marketing é fazer com que as vendas da sua empresa aumentem ainda mais do que aumentariam apenas com as recomendações de seus amigos e familiares.
Leia também: Alcance mais clientes com o Google Meu Negócio
3- Seu negócio fica bem posicionado perante o mercado
Não só seus clientes o verão, mas sua empresa começará a se tornar visível diante de outras empresas do mesmo setor.
Isso, te dará muito mais credibilidade e como consequência, mas clientes passarão a se interessar pelos seus produtos.
Isso porque, até nós quando vamos comprar alguma coisa, confiamos mais em marcas que já conhecemos do que naquelas que nunca ouvimos falar.
4- Investir em Marketing custa dinheiro, mas não fazê-lo pode ser ainda mais caro…
No final das contas, o que você quer é não perder seu investimento. No entanto, criar um negócio e mantê-lo exige um investimento, certo?
Todo mês você faz compras e não tem como ter 100% de certeza de que todos os itens vão ser vendidos.
E quando você abriu sua loja, você não sabia se ela daria certo.
Provavelmente, levou um certo tempo para as coisas caminharem com mais tranquilidade.
O marketing, por vezes, também precisa de um tempo até se alinhar com o comportamento do seu consumidor.
Contudo, não investir em panfletos e principalmente, marketing digital, é ainda pior.
Com todo mundo migrando para o digital e usando a internet para encontrar lugares próximos (ou até em outros estados) para fazer compras, sua empresa vai caindo no esquecimento.
Principalmente, quando estamos falando de produtos naturais, que não são uma necessidade básica.
Portanto, quando não há divulgação, as chances de alguém conhecer sua loja (sem ser pelo marketing boca a boca) são quase zero.
Percebe que nessa situação, você está deixando de ganhar dinheiro?
Leia também: Tráfego pago: o que é e como beneficia sua loja
5- Pode ajudar a fortalecer o relacionamento entre empresa e consumidor
Há clientes que sentem um apego emocional à sua marca e, se não, você quer que eles sintam.
Se seus clientes se conectam com sua oferta, loja ou produtos em um nível emocional, você tem muito mais chances de eles se lembrarem de sua marca, falarem sobre você para outras pessoas e, o melhor de tudo, se tornarem fiéis.
6- O marketing ajuda os clientes a entender por que eles devem escolher você em vez de seus concorrentes
O que te faz diferente? Por que os clientes devem escolher você em vez de seus concorrentes? O marketing pode ajudar a comunicar essas mensagens-chave com clareza e persistência.
Leia também: Como criar um plano de marketing para a sua loja
7- O marketing pode ajudar a equilibrar os altos e baixos das vendas
Todo negócio tem. E os altos e baixos podem causar um verdadeiro caos no planejamento financeiro, fluxo de caixa etc.
E seríamos ingênuos em pensar que podemos mudar completamente o comportamento das pessoas o suficiente para fazê-las comprar nossos produtos sem dar-lhes uma boa razão para isso!
Se você sabe que um determinado período do ano é tranquilo, pode criar campanhas de marketing para ajudar a influenciar as vendas nessa época.
Além disso, você também pode usar o marketing para ampliar ainda mais as vendas nos períodos de pico.
Aprenda a usar o marketing a favor da sua loja e aumente suas vendas
Está preocupado com as vendas? Não sabe o que fazer para atrair clientes e nem como utilizar o marketing a favor?
Então, que tal ser orientado pelo nosso especialista de marketing, que foi o responsável por aumentar o faturamento da nossa loja?
Comentários