Se você quer saber como vender pelo Instagram, é porque já entende a importância dessa rede social nos dias de hoje.
Segundo estatísticas, 90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma empresa, 1 em cada 2 pessoas usa a plataforma para descobrir novas marcas e, 44% utilizam a rede social para fazer compras semanalmente.
Ou seja, se a sua loja de produtos naturais ainda não tem um perfil no Instagram, muito provavelmente você está perdendo a oportunidade de fazer negócios.
Neste artigo, preparamos um passo a passo com tudo o que você precisa fazer para atrair novos clientes. Confira!
10 dicas de como vender pelo Instagram
Tenha um perfil comercial
A primeira das muitas dicas para vender no Instagram que iremos listar aqui é ter um perfil profissional.
Isso porque, esse tipo de perfil fornece funcionalidades diferentes das contas pessoais, como métricas para acompanhar o alcance das publicações, a possibilidade de criar anúncios, dentre outras.
Se você possui uma conta pessoal e quer transformá-la em uma conta para a sua loja, basta ir em “configurações”, “conta” e lá embaixo você vai encontrar “mudar para conta profissional”.
Caso queira iniciar uma do zero, basta fazer o mesmo caminho e selecionar “adicionar nova conta profissional”.
Saiba aqui como aumentar o faturamento da loja.
Capriche na BIO (Biografia ou Descrição)
Outra dica de como vender no Instagram é caprichar na Bio (Biografia ou descrição do perfil).
Você precisa, neste curto espaço, contar o que a sua empresa faz e como você pode ajudá-lo.
Pode parecer algo simples, mas esse é um ponto crucial que definirá se o usuário irá ou não te seguir.
Não esqueça também de habilitar o botão “contato” para que as pessoas consigam entrar em contato com você através do WhatsApp.
Você sabe o que é ticket médio? Descubra do que se trata e como aumentar o da sua loja.
Use o logo no perfil
Se o seu objetivo é expandir a sua loja, e não se tornar um influencer, use o logo da sua loja como foto do perfil.
Dessa forma, o seu público passará a reconhecer e lembrar da sua marca, como também não criará expectativa sobre você, esperando que você divida sua vida pessoal nesse perfil, por exemplo.
As suas técnicas de vendas estão afiadas? Neste artigo, você aprende 7!
Adicione o link para sua loja
Outra estratégia para vender no Instagram é adicionar o link para sua loja ou algum marketplace onde seus produtos estejam disponíveis.
Dessa forma, você consegue atrair de forma mais eficiente, novos consumidores para a sua loja e também passa confiabilidade, já que há um site onde é possível fazer as compras.
Contudo, apenas colocar o link não é garantia que as pessoas vão clicar nele. Na última linha da sua biografia, convide as pessoas para comprar ou visitar a loja.
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Crie conteúdo de acordo com a sua persona
Uma das coisas que precisam estar muito claras para que você consiga de fato, vender pelo instagram, é o seu público-alvo.
Para isso, responda as seguintes perguntas:
- Quais são os problemas que os seus produtos resolvem e como eles ajudam os seus consumidores?
- Quais são as características dos seus produtos que podem criar desejo/vontade nos seus clientes?
- Qual é a transformação na vida do cliente que as suas mercadorias geram?
Respondendo essas perguntas, ficará muito mais fácil criar conteúdo para a sua rede social.
Não sabe como fazer a divulgação da loja física? Confira essas dicas.
Agregue valor ao seu produto
Pense comigo, você curte, comenta ou segue ativamente o perfil de alguma marca que só posta foto de produto?
Essa estratégia só dá certo em alguns nichos, como o de moda, joalheria, restaurantes. Isso porque, eles têm uma necessidade muito forte de criar desejo nas pessoas para conseguir vender.
Afinal, depois de tanto ver aquele anel da Vivara, ou ver os pratos deliciosos daquele restaurante, é normal ficar com vontade também, certo?
No entanto, no ramo de produtos naturais, não são todos os produtos que despertam esse desejo. Se você vende doces, é possível explorar esse lado de desejo.
Mas, postar uma foto de um chá, não vai fazer com que a maioria das pessoas queira comprá-lo só porque viram a foto.
Além disso, optar por postar apenas fotos de produto não agrega valor aos itens que você vende.
Então, ao invés de postar uma imagem de um chá de hibisco, por exemplo, porque não falar de seus benefícios, propriedades, ou como ele ajuda a emagrecer?
Dessa forma, você cria uma necessidade de compra.
Outra forma de gerar valor para produtos naturais, é mostrando como eles podem substituir alimentos comuns do dia-a-dia. Por exemplo, porque seu cliente deve comprar açúcar demerara ao invés do tradicional?
Porque é mais saudável! Mas, não adianta falar só isso. Mostre como e porquê.
Poste fotos e vídeos com boa qualidade
Postar fotos dos produtos não deve dominar o seu perfil, mas eles devem sim, ser postados.
Por exemplo, se você decidir que vai produzir e postar conteúdos diariamente, sendo 30 no mês. Reserve de 10 a 12 para falar sobre a sua loja, chamar para a compra e postar só foto dos itens com o preço.
Afinal, as pessoas também precisam ser lembradas de que você vende esses produtos!
Vídeos também são necessários. Seja mostrando a loja, os bastidores, ou a qualidade dos produtos.
Mas, atenção! Nada de fazer vídeos de qualquer jeito, com a iluminação ruim, tremido ou sem foco. O Instagram é uma rede social muito visual, então, capriche!
Abuse dos stories
Para vender pelo Instagram, é necessário utilizar todas as ferramentas que ele dispõe. Isso significa que é preciso utilizar os stories também.
Use-o para mostrar um pouco do dia-a-dia da loja, divulgar promoções, cupons, e como mencionamos, os bastidores.
Aproveite as Hashtags
Uma das principais estratégias de como vender no Instagram, é utilizar as hashtags para que novos consumidores consigam encontrar a sua loja na rede.
Mas, atenção. Não fuja da sua área de atuação. No caso de uma publicação sobre chá de hibisco, por exemplo, é possível utilizar:
- #chádehibisco
- #chahibisco
- #chadehibisco
- #hibisco
- #produtosnaturais
- #alimentaçãonatural
- #alimentacaonatural
Atente-se também ao uso de hashtagas mais abrangentes como “#produtosnaturais” e mais específicas como “#produtosnaturaissp” ou “#produtosnaturaissãopaulo”. Ou seja, deixe nítido sua localização.
O ideal é tanto utilizar tags que tenham milhares de publicações, como as menores. Mas, de preferência, as que tenham “500+” no mínimo.
Use o máximo possível, desde que não fuja do assunto.
Faça parcerias com influenciadores
Fazer parcerias com influenciadores é a melhor forma de como vender pelo Instagram com poucos seguidores.
Afinal, com a divulgação dele, você conseguirá divulgar sua marca para mais pessoas e conseguir, de fato, aumentar o seu número de seguidores.
Mas, atenção. Nada de fazer sorteios. Quando você realiza um sorteio, você atrai pessoas que só estão interessadas no ganho e não no seu conteúdo ou no que você tem para vender.
Então, se depois do sorteio elas não derem unfollow, elas provavelmente não vão interagir com você, nem curtir os seus posts ou ver os seus stories. Dessa forma, a plataforma vai começar a entender que o seu conteúdo é ruim ou que seus seguidores não estão interessados no que você publica.
Aos poucos, o seu alcance vai diminuindo, e a sua loja não vai conseguir vender e nem atrair novos clientes.
O ideal é buscar clientes que tenham mais ou menos o mesmo número de seguidores que você, assim as chances de eles te seguirem ativamente, curtirem, compartilharem seus posts é bem maior.
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