Se você é um empresário, já sabe o quanto é importante manter seus clientes satisfeitos. No entanto, muitas vezes, a satisfação dos funcionários é deixada de lado.
Mas, como saber se os colaboradores estão felizes com a empresa?
Uma das formas mais eficientes de descobrir isso é por meio da aplicação de uma pesquisa de satisfação interna. Esse tipo de pesquisa é uma ferramenta valiosa para entender como os funcionários se sentem em relação à empresa, ao ambiente de trabalho, aos benefícios oferecidos e outras questões importantes.
Mas qual é o momento ideal para aplicar uma pesquisa de satisfação interna? Como fazer isso de forma eficiente e objetiva? Continue lendo este artigo para descobrir as respostas para essas e outras questões importantes!
O que é uma pesquisa de satisfação interna?
A pesquisa de satisfação interna é uma forma de medir como os funcionários se sentem em relação à empresa.
Com ela, é possível avaliar o ambiente de trabalho, equipamentos, carga horária, benefícios e fatores psicológicos. A pesquisa ajuda a melhorar a empresa e mostra aos colaboradores que a empresa se importa com eles.
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Como fazer essa pesquisa?
Para fazer uma pesquisa de satisfação interna, é possível usar uma estratégia chamada eNPS.
Ela é similar ao NPS, uma pesquisa de satisfação externa, e consiste em fazer perguntas aos colaboradores sobre equipamentos, salário, benefícios, liderança e comunicação na empresa.
Com as respostas, é possível identificar pontos de melhoria e entender a visão dos colaboradores. Essa informação pode ajudar a aumentar a produtividade da empresa.
Quando devo aplicar?
O momento ideal para aplicar uma pesquisa de satisfação interna é pelo menos uma vez por ano, para prevenir possíveis problemas e manter um ambiente de trabalho saudável.
No entanto, é importante ficar atento a alguns sinais que podem indicar que é hora de antecipar a pesquisa, como:
- O alto índice de faltas e atrasos;
- Aumento de demissões;
- Afastamentos por licença médica;
- Erros constantes;
- Aumento dos conflitos;
- Reclamações de clientes.
Ao perceber esses sinais, pode ser uma boa hora de aplicar a pesquisa e tomar medidas para melhorar a satisfação dos colaboradores.
Quais perguntas devo fazer?
Para entender melhor como os funcionários estão se sentindo em relação à empresa, é importante fazer perguntas diferentes. Algumas questões que podem ser incluídas na pesquisa de satisfação interna são:
- Você se sente confortável onde trabalha?
- O que você acha que atrapalha sua produtividade?
- Se você fosse o dono da empresa, o que mudaria para melhorar o bem-estar dos funcionários?
- Como você descreveria o clima da empresa?
- Você acredita que recebe suporte suficiente para realizar suas tarefas diárias?
- Você se sente conectado com seus colegas de equipe?
- Você está satisfeito com seu trabalho?
Lembre-se de não exigir que os funcionários se identifiquem, pois isso pode fazê-los se sentir intimidados e não responder honestamente.
O objetivo é entender o sentimento geral dos colaboradores para identificar pontos de melhoria na empresa.
Dicas para aperfeiçoar a sua pesquisa
Para obter resultados importantes, é preciso fazer uma pesquisa de satisfação com estratégia. Aqui estão algumas dicas de como fazer isso:
- Defina um objetivo de melhoria: A pesquisa deve se concentrar em melhorar os pontos que serão avaliados no questionário.
- Explique a importância da pesquisa: É importante que os funcionários entendam a importância da pesquisa e participem dela para que as respostas reflitam o clima organizacional.
- Faça as perguntas certas: As perguntas devem ser diretas e objetivas. Por exemplo, se você quiser saber como os funcionários se sentem sobre um determinado assunto, use as opções de resposta muito satisfeito, satisfeito, neutro, insatisfeito, muito insatisfeito. Depois, pergunte o motivo da resposta para obter uma causa mais pessoal.
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Vantagens de aplicar pesquisas de satisfação de funcionários no seu negócio
Quando uma empresa faz uma pesquisa de satisfação com seus funcionários, ela consegue saber o que precisa melhorar no ambiente de trabalho para deixar todo mundo mais feliz e produtivo. Mas isso não é tudo! Existem outras vantagens, como:
Aumento da produtividade
Quando a empresa sabe o que incomoda seus funcionários, ela pode resolver esses problemas antes que eles atrapalhem o desempenho. Além disso, quando os funcionários se sentem valorizados, eles trabalham com mais vontade.
Menos turnover
Funcionários que se sentem bem no trabalho tendem a ficar por mais tempo na empresa. Isso é ótimo para a empresa, que economiza dinheiro que gastaria com novas contratações e ainda mantém a experiência e o conhecimento dos trabalhadores antigos.
Mais dinheiro no bolso
Funcionários felizes e motivados trabalham melhor e produzem mais. Isso pode aumentar os lucros da empresa em até 12%! Além disso, quando a rotatividade é menor, a empresa economiza dinheiro.
Clima organizacional melhor
A pesquisa de satisfação também ajuda a entender como os funcionários se sentem em relação à empresa como um todo, melhorando, então, o clima no ambiente de trabalho.
Exemplo de pesquisa de satisfação de funcionários
Agradecemos seu tempo para responder a esta pesquisa de satisfação, que tem como objetivo entender melhor suas percepções sobre o ambiente de trabalho na nossa loja.
Suas respostas serão confidenciais e nos ajudarão a tomar medidas para melhorar as condições de trabalho e sua satisfação.
- Em geral, você está satisfeito(a) com seu trabalho na nossa loja?
( ) Muito satisfeito(a)
( ) Satisfeito(a)
( ) Neutro(a)
( ) Insatisfeito(a)
( ) Muito insatisfeito(a)
- Como você avalia o ambiente de trabalho na loja?
( ) Excelente
( ) Bom
( ) Regular
( ) Ruim
( ) Muito ruim
- Você acha que recebe feedbacks adequados sobre seu desempenho na loja?
( ) Sim, sempre
( ) Às vezes
( ) Raramente
( ) Nunca recebi feedback
- Você tem acesso às informações e recursos necessários para desempenhar seu trabalho de forma eficiente?
( ) Sim, sempre
( ) Às vezes
( ) Raramente
( ) Nunca
- Como você avalia as oportunidades de desenvolvimento profissional na nossa loja?
( ) Excelente
( ) Bom
( ) Regular
( ) Ruim
( ) Muito ruim
- Você se sente valorizado(a) e reconhecido(a) pelo seu trabalho na loja?
( ) Sim, sempre
( ) Às vezes
( ) Raramente
( ) Nunca
- O que você acha que atrapalha sua produtividade?
- Você tem sugestões para melhorar o ambiente de trabalho e a satisfação dos funcionários na nossa loja?
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