Feijão Veneza loja de produtos naturais atacado

A venda de produtos naturais é um bom negócio?

Mas, afinal, a venda de produtos naturais é um bom negócio? Quanto lucra? É mais vantojoso ter uma loja física ou online? Confira aqui!
A venda de produtos naturais é um bom negócio

O período de isolamento social devido à pandemia causada pela covid-19, fez com que os consumidores mudassem seus hábitos. Principalmente, no que se refere a alimentação. Nesse sentido, houve uma procura maior por produtos naturais.

É o que indica uma pesquisa realizada pela RG Nutri em parceria com a Tech Fit, onde 78% afirmou que começou a se atentar mais à alimentação e à saúde, e 53% admitiu que passaram a buscar por mais informações sobre a função dos alimentos

Diante desse cenário, é comum que muitos empreendedores que têm o desejo de abrir um negócio próprio, questionem se a venda de produtos naturais é um bom negócio

Pensando nisso, nós preparamos esse artigo com informações relevantes sobre o tema, como o lucro de uma loja de produtos naturais, os custos de uma loja física x loja online e dicas especiais para você começar a sua empresa com pé direito.

Acompanhe!

Qual o lucro de uma loja de produtos naturais?

Primeiro, é importante ressaltar que não é possível fornecer um número exato sobre o lucro obtido na venda de produtos naturais. Isso porque, o sucesso de um negócio depende de inúmeros fatores como:

  • Número de produtos no catálogo;
  • Preço dos fornecedores;
  • Localização da loja;
  • Preço do aluguel;
  • Número de funcionários.

Isso, só para listar algumas variantes. No entanto, a estimativa é que, o lucro líquido total, já subtraindo o valor das despesas, é estimado em torno de 10% a 20%

Sabemos que, ao pensar em vender produtos naturais, o empreendedor deseja muito saber o lucro antes de realmente começar a abrir um negócio. Mas, tudo vai depender também de um bom planejamento de negócios e da escolha do canal de vendas certo.

Leia também: 7 técnicas de vendas para varejo

Como vender produtos naturais: online x loja física

Se você, empreendedor, busca adquirir produtos naturais para revenda, é preciso antes de tudo, avaliar bem os canais de vendas disponíveis para encontrar o que mais se adequa ao valor que você tem para investir.

Nesse sentido, existem dois caminhos a se seguir: abrir uma loja física ou partir para a venda de produtos naturais online.

Loja Física

Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) o investimento inicial para a abertura de uma loja física, incluindo todo o equipamento necessário, estaria em volta de R$50 mil reais. Isso, sem contar com o salário e registro dos funcionários. 

O SEBRAE também estima que o faturamento esperado é de cerca de R$45 mil reais. No entanto, como já foi mencionado, é preciso que o planejamento seja bem feito. Também é preciso saber o que levar em conta na hora de escolher bons fornecedores. Para saber mais, confira o nosso artigo “Como montar uma loja de produtos naturais: Do zero à primeira venda”.

O mix de produtos também deve ser grande. Isso porque, os consumidores que buscam uma alimentação mais saudável, geralmente, compram mais de um produto. Então, para começar, é preciso saber o que mais vende nesse nicho. Confira os itens com mais saída no nosso artigo “Produtos naturais mais vendidos: Veja o top 10

Mas, para que a venda de produtos naturais seja um bom negócio para você, empreendedor, também é necessário se atentar há alguns fatores organizacionais, como:

  • Utilizar potes transparentes para expor os produtos;
  • Coloque os produtos que mais vendem em potes maiores e na altura dos olhos do consumidor;
  • Instrua seus funcionários a conhecerem bem os produtos que a loja oferece, para melhorar os argumentos de venda.

Leia também: Como fazer a divulgação de loja física

Online

Segundo o estudo Global Consumer Insights Survey 2020, da empresa PwC,  63% dos consumidores passaram a comprar alimentos pelos canais online e 86% planejam continuar assim mesmo após o fim da pandemia.

Entre os millenials (nascidos após o início da década de 1980 até o final do século 20), 59% mostram um foco maior em seu bem-estar do que em outros grupos.

A Neotrust/Compre&Confie também mostra em estudo, que, no período da pandemia, os segmentos que mais cresceram foram alimentos e bebidas, com alta de 241%.

Diante desse cenário, é possível avaliar, que mesmo que o empreendedor opte por abrir uma loja física, possuir um canal de vendas online é fundamental para atingir um maior número de pessoas.

Nesse sentido, não é exatamente obrigatório investir na criação de uma loja virtual. Isso porque, é possível efetuar as vendas por meio de marketplaces (como Amazon, MercadoLivre, Magazine Luiza, dentre outros). Ou ainda, fornecer aos clientes as vendas por whatsapp.

Em ambos os casos, é muito importante que a empresa crie um catálogo de produtos naturais para que os clientes possam visualizar as mercadorias. Confira algumas dicas.

Capriche nas fotos

É preciso caprichar nas fotos. No entanto, não é necessário a contratação de um fotógrafo profissional nesse início, ao menos que você possua capital para a contratação desse serviço.

Caso escolha tirar as fotos você mesmo, busque por fundos neutros e uma boa iluminação artificial ou solar. No entanto, também é possível adquirir fotos de alguns produtos de graça em bancos de imagens.

Faça uma boa descrição dos produtos

Muitas vezes, o consumidor pode não estar à procura de um produto específico, ou então, complementar sua compra com outras mercadorias. Então, para estimular a venda, faça uma boa descrição dos produtos

Informe ao cliente informações sobre sua procedência, benefícios e como ele pode ser utilizado. Se possível, inclua também uma tabela nutricional. 

Leia também:Tipos de Marketplace: qual é o melhor para a sua loja?

Essas foram algumas dicas de quem entende do mercado de produtos naturais. A Feijão Veneza, está no mercado de distribuição de Alimentos há mais de 40 anos e sempre buscamos fornecer aos nossos clientes, produtos e alimentos de qualidade.

Caso esteja buscando um fornecedor de produtos naturais no atacado, visite nossa loja virtual

Achou o conteúdo interessante e quer mais dicas sobre como empreender com sucesso? Acompanhe o nosso blog que toda semana tem um novo artigo preparado especialmente para você, empreendedor.

Ficou ou tem alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo que ficaremos felizes em auxiliá-lo!

Conheça o nosso curso 

Está com dificuldades para vender pelo Instagram? Te disseram que é preciso postar todos os dias e você não consegue? Não sabe como usar o marketing digital para aumentar as vendas da sua loja física?

Nosso especialista em marketing vai te dizer o que vai fazer seu negócio vender mais, crescer e ter uma boa reputação na internet nesse curso especial que preparamos para você.

Acesse agora.

Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

Postagens recentes

Inscreva-se em nossa newsletter

Enviaremos a você novos conteúdos do blog e novidades relacionadas à Feijão Veneza.