No mundo atual, onde tudo acontece online e o e-commerce bate recordes de faturamento ano após ano, quem tem loja física pode acabar se sentindo meio perdido quando o assunto é a divulgação.
Nesse sentido, a primeira coisa que você precisa saber é que os dois mundos tem de andar juntos.
Ou seja, você pode até investir em panfletos e na divulgação por carro de som, mas a presença online também é fundamental para a sobrevivência do seu negócio.
Provavelmente, muitos empreendedores aprenderam isso da forma mais difícil na pandemia.
Então, quer saber como usar o online para fazer a divulgação de loja física? Acompanhe o texto!
Divulgação de loja física: X dicas práticas
Conheça o perfil do seu cliente
Quer saber como divulgar o seu negócio? Conheça bem o perfil do seu cliente. Para isso, responda as seguintes perguntas:
- Quais são suas dores?
- De que modo os seus produtos resolvem essas dores?
- Quais são as necessidades e desejos do seu público?
- Qual a faixa etária?
- Por onde eles preferem comprar: Whatsapp, Internet ou pessoalmente?
Reunindo essas informações, você saberá estruturar melhor as outras estratégias que sugeriremos a seguir.
Crie Promoções
Criar promoções é uma das formas principais de divulgar o seu negócio para novos clientes, que ainda não conhecem sua loja e nem os seus produtos.
Um modo de obter bons resultados, é apostar nos produtos que você mais vende, ou ainda, tentar comercializar aqueles que estão parados há um bom tempo. Afinal, estoque parado significa perda de dinheiro.
No entanto, se planeje bem financeiramente ao elaborar promoções. Damos algumas dicas para você não sair perdendo neste artigo.
E se você não tem ideias de promoções para fazer na sua loja de produtos naturais, listamos algumas opções neste outro artigo.
Abuse do marketing boca a boca
O tempo passa, as lojas virtuais surgem, mas o marketing boca a boca não perde o seu valor!
Então, porque não estimulá-lo?
Para isso, além de fornecer um bom atendimento, você pode também criar um programa de indicação, ou então, de pontos de fidelidade.
Se funcionar bem, seus clientes vão espalhar os benefícios de comprar na sua loja para parentes, amigos e conhecidos, aumentando assim, as suas vendas.
Leia também: Como fidelizar clientes no varejo: loja de produtos naturais
Utilize as redes sociais
Se você pensa que os clientes de loja física são diferentes dos consumidores online, está enganado.
E uma pesquisa divulgada no Think With Google mostra isso. Segundo o estudo, 82% dos consumidores primeiro pesquisam o produto e a loja online, para depois ir fazer a compra pessoalmente.
E, se gostam das informações que encontraram na internet:
- 57% se demonstram mais inclinado da visitar a loja;
- 39% ficam mais dispostos a entrar em contato;
- 51% considera comprar na loja.
Essa pesquisa mostra, de forma clara, como a presença digital é muito importante no mundo atual, mesmo para as lojas físicas.
Então, crie um perfil no Instagram. Mas, não apenas para divulgar seus produtos. Forneça também conteúdo relevante para que o público entenda como a sua mercadoria pode ajudar a transformar a vida deles.
Leia também: Tipos de Marketplace: qual é o melhor para a sua loja?
Invista em e-mail marketing
O e-mail marketing é uma ótima ferramenta quando o assunto é divulgação de loja física e fidelização de clientes.
Isso porque, através dele, você conhece mais sobre a preferência, gostos e o que atrai cada tipo de cliente. Além de fortalecer seu relacionamento com ele.
Para colocar essa estratégia em prática, é preciso antes, criar um cadastro de todos os seus clientes e pedir a autorização deles para enviar e-mails.
Nesses e-mails, você irá enviar promoções, cupons, novidades, status dos pedidos e solicitar feedbacks.
Leia também: Quanto investir em marketing?
Crie um perfil no Google Meu Negócio
Como já mencionamos, a presença digital é fundamental. E um outro lugar que a sua loja de produtos naturais precisa estar é no Google Meu Negócio.
Nele você pode:
- Informar seus produtos/serviços;
- Endereço e modos de contato;
- Horário de funcionamento;
- Incluir fotos da sua loja;
- Recolher avaliações sobre o seu estabelecimento.
Dessa forma, você mantém seu cliente informado e estabelece sua existência nas pesquisas do google.
Use o Whatsapp Business
O Whatsapp Business também é essencial para a divulgação de uma loja física.
Você pode usar o status para avisar clientes sobre promoções, horários de funcionamento em datas comemorativas e novidades.
Além disso, você aproxima o cliente, já que se mostra sempre disponível para tirar dúvidas pelo número.
E ainda, para os clientes que autorizarem o contato, você pode avisá-los quando aquele produto que ele compra com frequência baixou de preço.
Encontre mais dicas de como vender pelo Whatsapp neste artigo.
Personalize as embalagens
Sua marca precisa ser vista por aí. Portanto, capriche nas embalagens e sacolas. Coloque número de contato, nome da loja e endereço.
Pode até parecer algo simples, mas as pessoas reparam nessas coisas.
Cuide da fachada
Por último, mas não menos importante, cuida da sua fachada se você quer divulgar bem o seu negócio.
Ela é como se fosse um cartão de visitas, que, se causar boa impressão, vai estimular o cliente a entrar.
Algumas dicas são:
- Deixe claro o que você vende;
- Inclua as cores da sua marca na fachada;
- Mantenha seu estabelecimento bem iluminado e a fachada sempre limpa.
O layout da loja, ou seja, a organização do espaço dentro do estabelecimento, também conta muito tanto para atrair novos clientes, quanto para fidelizar os que já compraram alguma vez.
Saiba como melhorar o layout neste artigo.
Bônus: leve sua loja física para o virtual
A presença online concede mais credibilidade para a sua loja e transmite mais confiança para o consumidor. Portanto, uma forma de faturar mais e atrair clientes de ambos os canais é levando seu estabelecimento para o virtual.
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