O período de isolamento social devido à pandemia causada pela covid-19, fez com que os consumidores mudassem seus hábitos. Principalmente, no que se refere a alimentação. Nesse sentido, houve uma procura maior por produtos naturais.
É o que indica uma pesquisa realizada pela RG Nutri em parceria com a Tech Fit, onde 78% afirmou que começou a se atentar mais à alimentação e à saúde, e 53% admitiu que passaram a buscar por mais informações sobre a função dos alimentos.
Diante desse cenário, é comum que muitos empreendedores que têm o desejo de abrir um negócio próprio, questionem se a venda de produtos naturais é um bom negócio.
Pensando nisso, nós preparamos esse artigo com informações relevantes sobre o tema, como o lucro de uma loja de produtos naturais, os custos de uma loja física x loja online e dicas especiais para você começar a sua empresa com pé direito.
Acompanhe!
Qual o lucro de uma loja de produtos naturais?
Primeiro, é importante ressaltar que não é possível fornecer um número exato sobre o lucro obtido na venda de produtos naturais. Isso porque, o sucesso de um negócio depende de inúmeros fatores como:
- Número de produtos no catálogo;
- Preço dos fornecedores;
- Localização da loja;
- Preço do aluguel;
- Número de funcionários.
Isso, só para listar algumas variantes. No entanto, a estimativa é que, o lucro líquido total, já subtraindo o valor das despesas, é estimado em torno de 10% a 20%.
Sabemos que, ao pensar em vender produtos naturais, o empreendedor deseja muito saber o lucro antes de realmente começar a abrir um negócio. Mas, tudo vai depender também de um bom planejamento de negócios e da escolha do canal de vendas certo.
Leia também: 7 técnicas de vendas para varejo
Como vender produtos naturais: online x loja física
Se você, empreendedor, busca adquirir produtos naturais para revenda, é preciso antes de tudo, avaliar bem os canais de vendas disponíveis para encontrar o que mais se adequa ao valor que você tem para investir.
Nesse sentido, existem dois caminhos a se seguir: abrir uma loja física ou partir para a venda de produtos naturais online.
Loja Física
Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) o investimento inicial para a abertura de uma loja física, incluindo todo o equipamento necessário, estaria em volta de R$50 mil reais. Isso, sem contar com o salário e registro dos funcionários.
O SEBRAE também estima que o faturamento esperado é de cerca de R$45 mil reais. No entanto, como já foi mencionado, é preciso que o planejamento seja bem feito. Também é preciso saber o que levar em conta na hora de escolher bons fornecedores. Para saber mais, confira o nosso artigo “Como montar uma loja de produtos naturais: Do zero à primeira venda”.
O mix de produtos também deve ser grande. Isso porque, os consumidores que buscam uma alimentação mais saudável, geralmente, compram mais de um produto. Então, para começar, é preciso saber o que mais vende nesse nicho. Confira os itens com mais saída no nosso artigo “Produtos naturais mais vendidos: Veja o top 10”
Mas, para que a venda de produtos naturais seja um bom negócio para você, empreendedor, também é necessário se atentar há alguns fatores organizacionais, como:
- Utilizar potes transparentes para expor os produtos;
- Coloque os produtos que mais vendem em potes maiores e na altura dos olhos do consumidor;
- Instrua seus funcionários a conhecerem bem os produtos que a loja oferece, para melhorar os argumentos de venda.
Leia também: Como fazer a divulgação de loja física
Online
Segundo o estudo Global Consumer Insights Survey 2020, da empresa PwC, 63% dos consumidores passaram a comprar alimentos pelos canais online e 86% planejam continuar assim mesmo após o fim da pandemia.
Entre os millenials (nascidos após o início da década de 1980 até o final do século 20), 59% mostram um foco maior em seu bem-estar do que em outros grupos.
A Neotrust/Compre&Confie também mostra em estudo, que, no período da pandemia, os segmentos que mais cresceram foram alimentos e bebidas, com alta de 241%.
Diante desse cenário, é possível avaliar, que mesmo que o empreendedor opte por abrir uma loja física, possuir um canal de vendas online é fundamental para atingir um maior número de pessoas.
Nesse sentido, não é exatamente obrigatório investir na criação de uma loja virtual. Isso porque, é possível efetuar as vendas por meio de marketplaces (como Amazon, MercadoLivre, Magazine Luiza, dentre outros). Ou ainda, fornecer aos clientes as vendas por whatsapp.
Em ambos os casos, é muito importante que a empresa crie um catálogo de produtos naturais para que os clientes possam visualizar as mercadorias. Confira algumas dicas.
Capriche nas fotos
É preciso caprichar nas fotos. No entanto, não é necessário a contratação de um fotógrafo profissional nesse início, ao menos que você possua capital para a contratação desse serviço.
Caso escolha tirar as fotos você mesmo, busque por fundos neutros e uma boa iluminação artificial ou solar. No entanto, também é possível adquirir fotos de alguns produtos de graça em bancos de imagens.
Faça uma boa descrição dos produtos
Muitas vezes, o consumidor pode não estar à procura de um produto específico, ou então, complementar sua compra com outras mercadorias. Então, para estimular a venda, faça uma boa descrição dos produtos.
Informe ao cliente informações sobre sua procedência, benefícios e como ele pode ser utilizado. Se possível, inclua também uma tabela nutricional.
Leia também:Tipos de Marketplace: qual é o melhor para a sua loja?
Essas foram algumas dicas de quem entende do mercado de produtos naturais. A Feijão Veneza, está no mercado de distribuição de Alimentos há mais de 40 anos e sempre buscamos fornecer aos nossos clientes, produtos e alimentos de qualidade.
Caso esteja buscando um fornecedor de produtos naturais no atacado, visite nossa loja virtual.
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