Nos últimos dois anos o varejo passou por mudanças inevitáveis. Os negócios tiveram que se tornar mais digitais para evitar a falência e também para atender o consumidor, que passou a comprar mais online.
E a concorrência entre as lojas que já é bem acirrada, aumentou ainda mais e, se diferenciar perante esse mercado se tornou uma tarefa ainda mais difícil.
Pensando nisso, reunimos as principais tendências para o varejo em 2022, para que a sua loja consiga sair na frente nessa disputa.
Confira a seguir.
8 tendências para o varejo em 2022
Expansão do e-commerce
O e-commerce brasileiro deve fechar 2021 com faturamento de R$ 304 bilhões, o que significa um aumento de 38% em relação a 2020.
E no próximo ano, o varejo online deve continuar se expandindo, principalmente por meio dos marketplaces, como Amazon, Magalu, Mercado Livre, Shopee, dentre outros.
No entanto, um dos principais desafios da área será manter a qualidade do atendimento e entrega, frente ao grande volume de pedidos.
Cliente no centro
Em 2021, muito se falou sobre a importância de oferecer um atendimento ao cliente humanizado e uma experiência de compra personalizada. Ou seja, um cenário onde as lojas colocam o cliente no centro de tudo.
E essa tendência será ainda mais fortalecida em 2022. Portanto, os negócios que conseguirem ofertar aos seus consumidores, experiências únicas de compra sairão na frente.
Integração entre o online e o físico
Apesar das lojas virtuais terem sido um dos grandes destaques no varejo este ano, os pontos de venda físicos não devem ser esquecidos ou descontinuados.
Uma das tendências para 2022 é justamente a integração do e-commerce com a loja física, que juntos, formarão uma importante base de dados para melhorar e personalizar a experiência do cliente.
Continuação da transformação digital
Por conta da pandemia causada pela covid-19, muitas lojas se viram obrigadas a migrar para o digital, principalmente para conseguir manter a sobrevivência do negócio.
No entanto, mesmo com o fim da pandemia, a transformação digital que foi iniciada deve continuar.
E não apenas em relação a maior integração do ponto físico com o digital como mencionamos no tópico anterior, mas também no que diz respeito a implementar novas tecnologias que sejam capazes de aprimorar o e-commerce.
Menor tempo de entrega
Como já mencionamos em outros artigos aqui no blog, o frete é um dos principais fatores que interferem na decisão de compra.
Nesse sentido, os consumidores estão sempre em busca de fretes mais baratos e mais rápidos, ou seja, a falta de agilidade e o preço alto na entrega pode ser uma das principais barreiras nas vendas.
E em 2022, este cenário não deve ser diferente. Claro que, é praticamente impossível para pequenos negócios competir com grandes empresas que prometem a entrega para o mesmo dia.
Mas, é preciso pensar em meios de otimizar a logística e reduzir o tempo de entrega. E, uma das principais formas é colocando a sua loja de produtos naturais em deliverys e marketplaces.
Mais concorrência
Não é novidade para ninguém que ao migrar para o online, as lojas têm de enfrentar uma concorrência muito maior, assim como também é possível atrair muito mais clientes, de diferentes regiões.
No entanto, a pandemia revelou outro tipo de concorrência: a com o fabricante. Em busca de conseguir preços melhores devido à crise econômica que se instalou no país, os consumidores passaram a comprar direto do fabricante, atingindo as vendas de muitos negócios.
E essa tendência deve continuar forte em 2022.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é um fator que vem ganhando cada vez mais importância no varejo. Marcas e lojas que não se adaptarem tendem a ser mal vistas pelos olhos do consumidor, que começou a prestar mais atenção nesse tema.
Portanto, para 2002, é importante repensar as embalagens, e elaborar ações que tenham como objetivo reduzir o desperdício de água e energia elétrica.
No entanto, é preciso ter cuidado. Fingir uma preocupação com o meio ambiente pode ter um efeito negativo para o seu negócio. Por isso, é fundamental que as ações tomadas nesse sentido sejam verdadeiras.
Novo público
Muitas pesquisas já apontam um aumento significativo da participação dos idosos no mercado de consumo.
Isso acontece devido a longevidade do brasileiro, que já está em uma média de 80 anos. Outro motivo seria a evolução das práticas de cuidado com a saúde, levando os idosos a se tornarem mais ativos financeiramente.
O público da terceira idade já representa 20% do consumo no varejo brasileiro. Além disso, já é a faixa etária apontada como a que mais vai crescer nos próximos 20 anos.
Seguindo essa tendência, é essencial criar estratégias específicas para atender bem esse público.
Agora que você sabe quais serão as principais tendências para o varejo em 2022, a tarefa de fazer o planejamento da sua loja de produtos naturais para o próximo ano ficou mais fácil.
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