Você empreendedor, provavelmente já está cansado de ouvir que precisa investir em marketing. No entanto, saber onde e quanto aplicar pode gerar muitas dúvidas. Principalmente, se você não possui conhecimento sobre a área.
Quando bem feito e estruturado, o marketing traz resultados e estimula o crescimento da empresa. Porém, para que não se crie expectativas falsas, é preciso conhecer as opções. Além disso, é essencial entender que tipo de retorno cada uma oferece e em quanto tempo.
Pronto para entender porque investir em marketing digital pode ajudar a sua empresa e quanto do orçamento do seu negócio você deve separar? Acompanhe o artigo!
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Quanto investir em marketing de acordo com o seu faturamento
O percentual que deve ser investido varia muito dependendo do segmento da empresa. Isso porque, há áreas que possuem muito mais concorrentes do que outras.
Mas, no caso de lojas de produtos naturais, o recomendado é investir de 3% a 7% do faturamento. Afinal, o marketing é o principal estímulo de vendas do seu negócio. Lembrando que o investimento é contínuo, ou seja mensal.
Pois, de nada adianta realizar ações uma vez e depois parar. No mundo digitalizado e tecnológico que vivemos hoje, é muito fácil ser esquecido e as vendas despencarem de uma hora para outra.
A seguir, demos exemplos do que pode ser feito e os custos, de acordo com cada faturamento. Confira.
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10 mil reais
Uma loja de produtos naturais que fatura cerca de R$10 mil reais, deve investir de R$300 a R$1000 reais.
Neste cenário, provavelmente o empreendedor tem muita vontade de investir em marketing, mas, falta verba para pagar uma agência especializada.
Então, com esse recurso, é possível:
- Começar a vender os produtos em marketplaces, como Mercado Livre, Ifood e Rappi;
- Trabalhar as redes sociais, para não apenas ser uma vitrine dos seus produtos, mas também para entregar conteúdo relevante aos seus clientes;
- Busque parcerias comerciais com nutricionistas e academias, para que eles possam indicar a sua loja;
- Use e abuse do marketing de indicação, onde prêmios ou descontos são oferecidos para clientes que indicarem outras pessoas;
- Participe de eventos ligados ao setor, sejam lives ou presenciais;
- Implemente um programa de fidelidade, tanto para fortalecer e manter sua base de clientes, quanto para atrair novos.
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30 mil reais
Já os negócios que tem um faturamento mensal de R$30 mil reais, conseguem investir em marketing cerca de R$900 a R$3000, criando assim, uma estrutura confiável para transformar o seu negócio.
Neste cenário, além das ações citadas no tópico anterior, também é possível investir em tráfego pago (Google e Facebook Ads) e e-mail marketing.
80 mil reais
Com o faturamento de R$80 mil reais, o investimento de R$2.400 a R$8000 será utilizado principalmente para dar escala a sua empresa, focando essencialmente no seu crescimento.
Para isso, além das ações já citadas, também são incluídos a criação e gerenciamento de um Blog, com otimização SEO (para ranqueamento dos artigos nas buscas do Google) e a criação de comunidade.
Quer saber mais sobre todas essas ações de marketing que citamos e entender qual o objetivo e o tempo de retorno de cada uma? Continue acompanhando o artigo.
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Tipos de ações de marketing e retornos
Blog
Quando o assunto é investir em marketing, o Blog aparece como uma das principais estratégias para que o negócio ganhe credibilidade e visibilidade na internet.
O custo mensal para manter um blog, geralmente é de 800 a 1200 reais, dependendo, é claro, da quantidade de artigos que serão produzidos. Esse custo é para pagar o redator e o planejador de conteúdo, que também cuidará da parte da otimização SEO.
No entanto, o retorno esperado para o Blog é de 1 ano para mais.
Mas, mesmo sendo um investimento longo, a pesquisa Content Trends apontou que empresas que utilizam essa estratégia, aumentam em 3,7 vezes o número de visitas no site quando comparadas àquelas que não possuem um blog.
Além disso, é uma ótima ferramenta para trabalhar a marca, pois os consumidores que acompanharem os seus conteúdos, pensarão primeiro em você quando necessitarem do produto que você oferece.
Google Ads
Caso prefira investir em marketing de curto prazo, os recursos devem ser redirecionados ao Google Ads.
Isso porque, ele vai fazer com que o seu negócio seja visto especificamente por aqueles clientes que estão pesquisando no Google pelo produto que você oferece.
Além disso, dentre as ações de marketing aqui mencionadas, o Google Ads é uma das mais fáceis de mensurar, pois fornece informações como:
- Número de visualizações do anúncio;
- Cliques;
- Quantos finalizaram o processo de compra;
- Qual palavra-chave teve mais atração;
- Custo por lead;
- Taxa de conversão.
O investimento nessa estratégia varia entre R$ 1.200 a R$2.000 reais e os custos são tanto para rodar o anúncio, quanto para pagar um gestor de tráfego que vai administrar todo o processo.
Facebook Ads
O Facebook Ads é bem similar ao Google em termos de tempo de retorno, investimento mensal e objetivo.
A única diferença entre eles, é que este, roda apenas no Facebook. Mas, não se engane, apesar de parecer que o alcance do Facebook Ads é mais baixo, existem empresas que coletam melhores resultados usando essa estratégia do que o Google.
E-mail marketing
Se o objetivo é investir em marketing com o objetivo de traçar um canal de comunicação direto com o consumidor ou cliente, então a melhor estratégia é o e-mail marketing.
Através dele, é possível estreitar o relacionamento, vender, nutrir e educar leads, e realizar o pós-venda.
No entanto, para que ele seja implementado, é necessário que o negócio já possua uma base de contatos grande, com o e-mail dos clientes.
Caso não tenha, será necessário primeiro criar uma, com ajuda do blog e do site. Nesse sentido, será preciso solicitar o e-mail dos visitantes em troca de cupons ou de materiais ricos, como ebooks, infográficos, tabelas, planilhas, dentre outros.
O custo mensal para essa estratégia pode variar de R$700 a R$1.000 por mês e inclui os custos com redator, designer e plataforma de e-mail.
Criação de Comunidade
Já o marketing de comunidade consiste em criar grupos no Facebook, Telegram e Whatsapp com o objetivo de aproximar o público, coletar feedbacks, gerar engajamento com a marca e oferecer promoções exclusivas para fidelizar esse público.
É uma estratégia de médio a longo prazo, com o custo de R$600 a R$1.000 reais para pagar redator e planejador de conteúdo.
Marketing com influenciadores
O marketing com influenciadores está em alta. E, isso não é à toa. Segundo pesquisas, 45% das pessoas afirmaram já ter comprado algum produto por indicação de suas personalidades favoritas.
No entanto, sempre há a dúvida sobre quantos seguidores o influenciador precisa ter para a parceria realmente trazer resultados.
Claro que, grandes influenciadores vão gerar muito mais visibilidade. Porém, eles fazem publicidade para muitas marcas, então, por conta disso, o engajamento pode não atender as expectativas.
Por isso, recomendamos buscar micro influenciadores, que possuem uma proximidade maior com seu público e geram um engajamento de maior confiança e mais intimista.
Trata-se de uma estratégia de médio a longo prazo (3 a 6 meses), os custos podem variar de R$100 a R$200 por post e, além disso, há a despesa com frete, mercadorias enviadas e planejamento de conteúdo.
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Pronto, agora que você já sabe o quanto deveria estar investindo em marketing, fica mais fácil se planejar financeiramente para estimular o crescimento do seu negócio.
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