Provavelmente, você já deve ter ouvido falar no atendimento humanizado. Mas, você sabe do que se trata?
Atualmente, o suporte que é fornecido ao cliente antes, durante e depois da compra é o principal diferencial do mercado. Isso porque, os consumidores têm preferido empresas que atendem bem do que as que vendem mais barato.
O sentido disso é que as pessoas esperam ver os eventuais problemas resolvidos rapidamente, sem dores de cabeça.
Ou seja, o atendimento humanizado é uma nova tendência que lojas e negócios de todos os tamanhos devem implementar se não quiserem ficar para trás. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo até o final!
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O que é atendimento humanizado?
Você já sabe o que é atendimento humanizado na prática, só que talvez não esteja familiarizado com seu conceito.
Já teve que resolver um problema em alguma loja, seja em ambiente físico ou online e sentiu-se muito bem tratado? Onde o atendente foi gentil e atencioso com você? Isso é o atendimento humanizado.
Ele foge do esquema tradicional que até então era utilizado pelas empresas: um suporte formal, frio e rígido, sem nenhuma empatia.
Hoje, a visão de mercado mudou e as empresas entenderam que é necessário mudar a relação cliente-empresa. É preciso fazer o consumidor se sentir valorizado, estreitar os laços e apresentar o negócio como parceiro, aumentando assim, as chances de fidelização.
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Por que o atendimento humanizado é importante?
Com a chegada da internet, o mundo dos negócios ficou muito mais concorrido. E como mencionamos, a maioria das empresas trata seus clientes de forma muito formal, sem proximidade alguma.
Então, quem adere ao atendimento humanizado, acaba se destacando rapidamente. E isso não é só uma aposta ou achismo, é comprovado.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Zendesk, mais de 30% das pessoas entrevistadas afirmaram que o aspecto mais importante no atendimento ao cliente é que o suporte seja amigável.
Ou seja, é um fator fundamental para quem deseja manter os seus clientes. E aos poucos, os empresários estão percebendo isso. Afinal, é muito mais fácil fidelizar os que já possui do que conquistar novos.
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Como ter um atendimento humanizado na minha loja?
Se interessou e quer implantar o atendimento humanizado na sua loja de produtos naturais? Então, confira o que fazer a seguir.
1. Treine seus funcionários
Treinar a equipe para que eles saibam o que responder, em cada situação específica já não é mais o suficiente.
É preciso orientá-los sobre a importância de ser gentil, acolhedor e simpático. Que o principal objetivo deve ser resolver o problema do cliente da melhor forma possível.
Assim como o atendimento na loja, que deve ser muito atencioso.
2. Divulgue cases de sucesso
Se você possui uma loja física de produtos naturais, provavelmente você possui uma proximidade maior com os seus clientes.
Neste cenário, é muito comum recomendar produtos para esses consumidores, que podem ter objetivos como emagrecer, ganhar massa muscular, curar alguma doença, tudo com ajuda das suas mercadorias.
Então, que tal colher feedbacks sobre os efeitos dos produtos? Perguntar se eles atingiram o objetivo desejado? Dessa forma, você pode colher cases de sucesso e apresentá-los para outros consumidores, para reforçar seus argumentos de venda.
3. Seja pró-ativo
Muitas vezes, principalmente diante de problemas como atraso na entrega ou de clientes mais exigentes, a empresa não faz o primeiro contato e espera pela reclamação.
Falando em atendimento humanizado, essa não é a melhor opção. Quando a sua loja entra em contato primeiro, há uma demonstração de preocupação com o cliente, que será muito bem vista.
Então, mesmo que algo dê errado, ele ficará satisfeito com o atendimento e poderá comprar de novo.
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4. Personalize o atendimento
De acordo com uma pesquisa feita pela Segment, o cliente deseja um atendimento personalizado e está disposto a pagar mais por elas.
Segundo o relatório, 40% dos consumidores afirmaram que comprariam algo mais caro caso recebessem um serviço personalizado.
Nesse sentido, caso haja orçamento para isso, o ideal é contar com uma ferramenta de CRM que permita colher esses dados, para que as ofertas sejam criadas de acordo com o perfil de cada consumidor.
7. Entre em contato depois de o problema ter sido resolvido
Resolveu o problema do cliente, então, o contato foi encerrado. Correto? Errado! No atendimento humanizado, a empresa valoriza o relacionamento que possui com o consumidor.
Nesse sentido, é preciso entrar em contato mais uma vez para ter um feedback, pedir desculpas novamente pelo transtorno e se colocar à disposição.
Isso pode ser feito por telefone, whatsapp ou até e-mail. O melhor, é que a comunicação seja estabelecida pelo meio o qual o cliente sinalizar como o preferido.
Dessa forma, ele já vai esperar a mensagem e não se sentirá “perturbado”.
Agora que você já sabe o que é atendimento humanizado e como implementá-lo na sua loja, é hora de colocar tudo em prática!
Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos te auxiliar.
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