O cadastro de produtos é fundamental para manter o estoque controlado e organizado. Contudo, pode ser uma tarefa bem trabalhosa e que, se não for bem feita, pode atrapalhar as suas vendas.
Pensando nisso, criamos esse artigo com dicas essenciais para você melhorar o processo de cadastro e não perder mais tempo ao procurar itens no sistema.
Acompanhe!
9 dicas para otimizar o cadastro de produtos na sua loja
Assim como realizar o controle de estoque, o processo de cadastro de produtos para ser eficiente necessita de muita disciplina e organização. Confira as dicas a seguir.
#1 Padronize
Para que os cadastros sejam feitos todos de forma certa, sem discrepância, é preciso que exista uma padronização.
E para que seja possível seguir sempre o mesmo processo existem duas opções: ou essa tarefa fica sob a responsabilidade de apenas um funcionário, ou você terá que criar as regras e repassá-las a todos os colaboradores.
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#2 Separe previamente os produtos

Dependendo do tamanho do seu estoque, o processo de cadastramento dos produtos pode ser uma tarefa que exige bastante tempo.
Uma das formas de tornar essa etapa mais produtiva, é realizar uma separação dos produtos em:
- Categoria;
- Peso;
- Marca;
- Especificações.
Por exemplo: castanhas> do pará > quebradas > 500g > marca X.
Dessa forma, o cadastro dos produtos ocorre por grupos e ocorre de forma muito mais rápida do que se você fizesse o processo de forma totalmente aleatória.
Inclusive, ao fazer deste modo, até já facilita na hora de guardar os produtos no estoque.
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#3 Crie etiquetas
As etiquetas, também conhecidas como tags, são códigos chaves que facilitam bastante a busca pelo cadastro no sistema.
Por exemplo, ao invés de escrever “Granola”, você pode optar por “Gno”. Assim, é mais fácil localizar todos os itens da mesma categoria cadastrada e acompanhar as vendas desses itens.
#4 Subordine os códigos de barras

Existem lojas de produtos naturais e empórios que já realizam a venda de itens fechados, em pacotes de 100g, 300g, 500g, 1kg…
Contudo, há quem permita que o cliente escolha quantas gramas quer de determinado produto. Ou seja, a mercadoria é vendida em partes.
Neste cenário, é preciso monitorar as vendas ainda mais de perto, para que não se perca o controle sobre as saídas e seja possível evitar perdas.
Então, é fundamental associar os produtos.
Por exemplo, ao gerar um código de barras para a aveia por peso, você pode associar a quantidade que foi informada na entrada no estoque (digamos que 10kg) e ir dando baixa nas quantidades que foram comercializadas diariamente.
Dessa forma, por mais que cada venda tenha gerado um código de barras diferente do outro, será possível calcular o volume vendido referente ao que foi dado entrada.
É o mesmo que ocorre quando se registra as caixas de suco, leite ou até latas de refrigerante por fardo, mas cada um, individualmente, recebe um código de barras específico.
O que importa, é que no final do mês você consegue dizer quantos fardos vendeu.
Portanto, o mesmo deve ser aplicado aos produtos a granel.
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#5 Preencha corretamente os dados fiscais do produto
Ao realizar o cadastro dos produtos no sistema, é muito importante já incluir os dados fiscais que incidem sobre a mercadoria. Ou seja, os impostos e taxas.
Isso não só te ajuda a cumprir com a lei que exige que esses dados sejam mostrados na emissão da NFC-e, como também te ajuda na visualização dos custos das mercadorias e os lucros obtidos sobre cada uma.
#6 Use categorias distintas
As categorias no cadastro de produtos são suas aliadas para facilitar a busca no sistema, assim como ajudam a manter o estoque muito mais organizado.
Portanto, sempre que possível, além de dividir seus itens em categorias, use também as subcategorias.
Por exemplo, a categoria de castanhas-do-pará ainda pode ser subdividida por peso, se são quebradas ou inteiras, com casca ou sem casca, dentre outras características.
Assim, ao conferir o sistema, você vai saber qual subcategoria de castanha-do-pará vendeu mais, o que pode, inclusive, mudar a sua prioridade na hora de fazer compras.
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#7 Preencha a marca do produto na Descrição
As subcategorias que mencionamos acima também devem ser usadas para dividir os produtos por marcas, ajudando você a identificar quais os seus consumidores mais gostam.
E não apenas isso, ao incluir a marca no cadastro de produtos, a busca também é muito facilitada.
#8 Informe o fornecedor
Uma coisa muito comum tanto nas lojas de produtos naturais como nos empórios, é trabalhar com fornecedores diferentes.
Você sabe me dizer, de cabeça, quais fornecedores entregam produtos de maior rotatividade, custo-benefício e qualidade?
Uma forma de conseguir essa informação de forma fácil é incluir no cadastro de produtos o fornecedor.
Com esse dado, no fim do mês você pode verificar o estoque e definir qual é o preferido dos seus consumidores.
Se você trabalha com mais de um, e um deles vende muito mais que o outro, você pode inclusive, reavaliar e diminuir suas compras com o que vendeu menos.
#9 Utilize um sistema de gestão
Todas essas etapas que mencionamos neste conteúdo são facilitadas quando o seu negócio possui um sistema de gestão de estoque.
De forma geral, as plataformas contam com uma funcionalidade específica para o cadastro de produtos, outra de financeiro e até se conectam com a emissão de Nota Fiscal, para que o processo fique redondinho.
Esperamos que esse conteúdo ajude a tornar o processo de cadastro de produtos mais eficiente, ajudando principalmente no controle de estoque.
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