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Saiba como otimizar o cadastro de produtos da sua loja

O cadastro de produtos é fundamental para manter o estoque controlado e organizado. Saiba como otimizar esse processo no artigo e evitar falhas.
Saiba como otimizar o cadastro de produtos da sua loja em alguns passos

O cadastro de produtos é fundamental para manter o estoque controlado e organizado. Contudo, pode ser uma tarefa bem trabalhosa e que, se não for bem feita, pode atrapalhar as suas vendas. 

Pensando nisso, criamos esse artigo com dicas essenciais para você melhorar o processo de cadastro e não perder mais tempo ao procurar itens no sistema.

Acompanhe! 

9 dicas para otimizar o cadastro de produtos na sua loja

Assim como realizar o controle de estoque, o processo de cadastro de produtos para ser eficiente necessita de muita disciplina e organização. Confira as dicas a seguir.

#1 Padronize

Para que os cadastros sejam feitos todos de forma certa, sem discrepância, é preciso que exista uma padronização.

E para que seja possível seguir sempre o mesmo processo existem duas opções: ou essa tarefa fica sob a responsabilidade de apenas um funcionário, ou você terá que criar as regras e repassá-las a todos os colaboradores.

Leia também: Saiba como parar de perder dinheiro com estoque parado

#2 Separe previamente os produtos

9 dicas para otimizar o cadastro de produtos na sua loja

Dependendo do tamanho do seu estoque, o processo de cadastramento dos produtos pode ser uma tarefa que exige bastante tempo.

Uma das formas de tornar essa etapa mais produtiva, é realizar uma separação dos produtos em:

  • Categoria;
  • Peso;
  • Marca;
  • Especificações.

Por exemplo: castanhas> do pará > quebradas > 500g > marca X.

Dessa forma, o cadastro dos produtos ocorre por grupos e ocorre de forma muito mais rápida do que se você fizesse o processo de forma totalmente aleatória. 

Inclusive, ao fazer deste modo, até já facilita na hora de guardar os produtos no estoque.

Leia também: Tudo sobre armazenagem de produtos naturais

#3 Crie etiquetas

As etiquetas, também conhecidas como tags, são códigos chaves que facilitam bastante a busca pelo cadastro no sistema. 

Por exemplo, ao invés de escrever “Granola”, você pode optar por “Gno”. Assim, é mais fácil localizar todos os itens da mesma categoria cadastrada e acompanhar as vendas desses itens.

#4 Subordine os códigos de barras

como cadastrar produtos a granel passo a passo

Existem lojas de produtos naturais e empórios que já realizam a venda de itens fechados, em pacotes de 100g, 300g, 500g, 1kg…

Contudo, há quem permita que o cliente escolha quantas gramas quer de determinado produto. Ou seja, a mercadoria é vendida em partes. 

Neste cenário, é preciso monitorar as vendas ainda mais de perto, para que não se perca o controle sobre as saídas e seja possível evitar perdas. 

Então, é fundamental associar os produtos.

Por exemplo, ao gerar um código de barras para a aveia por peso, você pode associar a quantidade que foi informada na entrada no estoque (digamos que 10kg) e ir dando baixa nas quantidades que foram comercializadas diariamente. 

Dessa forma, por mais que cada venda tenha gerado um código de barras diferente do outro, será possível calcular o volume vendido referente ao que foi dado entrada. 

É o mesmo que ocorre quando se registra as caixas de suco, leite ou até latas de refrigerante por fardo, mas cada um, individualmente, recebe um código de barras específico. 

O que importa, é que no final do mês você consegue dizer quantos fardos vendeu. 

Portanto, o mesmo deve ser aplicado aos produtos a granel.

Leia também: Como precificar produto: alimentos naturais

#5 Preencha corretamente os dados fiscais do produto

Ao realizar o cadastro dos produtos no sistema, é muito importante já incluir os dados fiscais que incidem sobre a mercadoria. Ou seja, os impostos e taxas.

Isso não só te ajuda a cumprir com a lei que exige que esses dados sejam mostrados na emissão da NFC-e, como também te ajuda na visualização dos custos das mercadorias e os lucros obtidos sobre cada uma.

#6 Use categorias distintas

As categorias no cadastro de produtos são suas aliadas para facilitar a busca no sistema, assim como ajudam a manter o estoque muito mais organizado. 

Portanto, sempre que possível, além de dividir seus itens em categorias, use também as subcategorias. 

Por exemplo, a categoria de castanhas-do-pará ainda pode ser subdividida por peso, se são quebradas ou inteiras, com casca ou sem casca, dentre outras características. 

Assim, ao conferir o sistema, você vai saber qual subcategoria de castanha-do-pará vendeu mais, o que pode, inclusive, mudar a sua prioridade na hora de fazer compras. 

Leia também: Gestão de estoque para sua loja de produtos naturais

#7 Preencha a marca do produto na Descrição

As subcategorias que mencionamos acima também devem ser usadas para dividir os produtos por marcas, ajudando você a identificar quais os seus consumidores mais gostam.

E não apenas isso, ao incluir a marca no cadastro de produtos, a busca também é muito facilitada. 

#8 Informe o fornecedor

Uma coisa muito comum tanto nas lojas de produtos naturais como nos empórios, é trabalhar com fornecedores diferentes. 

Você sabe me dizer, de cabeça, quais fornecedores entregam produtos de maior rotatividade, custo-benefício e qualidade?

Uma forma de conseguir essa informação de forma fácil é incluir no cadastro de produtos o fornecedor.

Com esse dado, no fim do mês você pode verificar o estoque e definir qual é o preferido dos seus consumidores.

Se você trabalha com mais de um, e um deles vende muito mais que o outro, você pode inclusive, reavaliar e diminuir suas compras com o que vendeu menos.

#9 Utilize um sistema de gestão

Todas essas etapas que mencionamos neste conteúdo são facilitadas quando o seu negócio possui um sistema de gestão de estoque.

De forma geral, as plataformas contam com uma funcionalidade específica para o cadastro de produtos, outra de financeiro e até se conectam com a emissão de Nota Fiscal, para que o processo fique redondinho.

Esperamos que esse conteúdo ajude a tornar o processo de cadastro de produtos mais eficiente, ajudando principalmente no controle de estoque.

Para ver mais conteúdos como este, acesse o nosso blog. 

E caso esteja buscando um fornecedor para a sua loja de produtos naturais, conheça a loja virtual da Feijão Veneza. 

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Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

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