Quem é empreendedor sabe o quanto é difícil gerenciar um negócio. São muitos desafios a serem vencidos e um deles é o estoque parado.
O estoque de loja se não for bem gerenciado pode acarretar um alto prejuízo financeiro a empresa, podendo gerar endividamento.
Neste artigo, vamos falar justamente sobre o que pode ser feito para evitar essa situação e as ações que devem ser tomadas para fazer girar as mercadorias que estão estacionadas. Acompanhe!
Os prejuízos do estoque parado
O estoque parado é uma situação já muito bem conhecida por quem possui uma loja de produtos naturais, seja física ou online. Ou até mesmo para quem trabalha com revenda.
O acúmulo de mercadorias ocorre principalmente quando a compra desses itens não está bem ajustada com as demandas e como consequência o empreendedor tem de lidar com diversos prejuízos, como:
Custos com a manutenção do estoque
Estoque de loja cheio gera custos! Isso porque, você provavelmente terá que arranjar mais espaço para armazenar os itens que possuem mais giro.
Com as prateleiras lotadas, é preciso garantir a segurança dos itens para evitar acidentes que levem a perda de produtos. Então, os custos com manutenção sobem.
Perda de produtos
Quem vende produtos naturais já lida bastante com a sazonalidade. Por exemplo, mo natal, nozes e uva-passa são campeões de venda.
Mas, caso a data passe e você não consiga vender tudo, dificilmente você vai encontrar outra oportunidade durante o ano para vender essas mercadorias com o mesmo volume.
Ou seja, além de existir a possibilidade de perder mercadoria por conta do prazo de validade, as sazonalidades também podem ser um problema.
Instabilidade financeira
Estoque parado é investimento sem retorno! Ao comprar mercadorias que acabam ficando estacionadas, o recurso investido não é recuperado, o que acaba prejudicando o fluxo de caixa e toda a saúde financeira do negócio.
Endividamento
Sem caixa e ainda tendo que pagar as contas, muitos lojistas acabam tendo que recorrer a empréstimos com juros altos. Então, ao invés de resolver o problema, é preciso lidar com uma bola de neve que só tende a crescer.
Como evitar o estoque parado?
Agora que você já sabe todos os problemas que um estoque parado pode trazer a sua loja de produtos naturais, vamos às resoluções.
À seguir, separamos práticas que vão te ajudar a evitar que isso ocorra, como também, para forçar o giro das mercadorias estacionadas.
Conheça o seu público
A melhor forma de evitar ficar com o estoque parado é conhecer bem o seu público e o comportamento de compra.
Para isso, procure encontrar as respostas para as perguntas:
- Quais produtos saem mais e em quais épocas;
- Quais vendem durante todo o ano;
- Quais são os itens que apresentam uma alta na saída apenas em uma época do ano.
Ao levantar essas informações, você conseguirá se organizar melhor em relação à compra e assim, reduzir as chances de ficar com o estoque de loja lotado.
Pesquise sobre o seu produto no mercado
Uma vez ou outra acontece de ocorrer uma alta na procura de algum produto específico. Isso, ocorre, principalmente por conta do aumento da popularidade da mercadoria devido as redes sociais e programas de TV.
Por exemplo, se a Anitta resolve falar que a castanha do pará é responsável pela sua boa forma, ou que na verdade, ela toma um chá específico para emagrecimento, espere um volume de vendas maior deste produto.
Contudo, é preciso ter cuidado e não exagerar na compra. Afinal, essa febre está ocorrendo agora, mas por quanto tempo será que vai continuar?
E pior, e se você compra uma quantidade alta desse item e o seu público não é influenciado pela Anitta?
Portanto, mesmo diante dessas situações inesperadas, não compre um alto volume de algum item. Se possível, entre em contato com o seu fornecedor ou se programe para fazer a reposição antes do produto chegar ao fim.
Acompanhe de perto também as vendas diárias dessa mercadoria. Assim, você consegue observar se ela está se mantendo, aumentando, ou baixando com o passar do tempo.
Mantenha um bom controle de estoque
Manter o estoque bem controlado é fundamental para não cair no prejuízo e entender quais são as demandas do seu público.
Se você deseja saber como realizar um bom gerenciamento de estoque, confira este outro artigo.
Aposte em promoções
Estoque parado é perda de dinheiro. E, pior ainda é deixar o produto estragar. Neste cenário, o melhor a se fazer para tentar recuperar ao menos uma parte do que foi investido e pagar as contas é realizar promoções.
Contudo, é preciso se planejar para criar uma promoção. Afinal, se você ofertar os produtos por um preço muito mais baixo que o normal, isso vai gerar desconfiança e as vendas irão continuar empacadas.
Para saber como fazer uma promoção de forma planejada, confira este outro artigo. Agora, se você quer ideias de promoções, confira este aqui.
Analise seu estoque e seu atendimento
Nem sempre o motivo do estoque parado é realmente a falta de procura por aquela mercadoria.
Existem muitos motivos que fazem os consumidores desistirem de uma compra; desde o preço até mesmo o atendimento.
Portanto, antes de partir para as promoções, revise os preços e observe o atendimento. É muito importante que os seus colaboradores ofereçam um atendimento humanizado, focado mais em ajudá-los do que em realizar a venda.
Para saber o que é atendimento humanizado, confira este artigo.
Diversifique os canais de vendas
Outra forma de resolver o estoque parado é aumentando as vendas. E a melhor forma de fazer isso é diversificando o canal de vendas.
Se você possui apenas uma loja de naturais física, é hora de começar a pensar em vender pelo WhatsApp e criar uma loja virtual.
Confira todos os passos para migrar sua loja física para a virtual no nosso e-book:
Se por algum motivo você ainda não tem o interesse de começar a vender seus produtos online, também há a possibilidade realizar vendas através de marketplaces.
Caso queira saber mais sobre esse assunto, confira neste outro artigo.
Mas, atenção! Ao aumentar seus canais de vendas é preciso ter ainda mais controle sobre o estoque. Por isso, melhore seus processos antes de começar a alcançar mais clientes pelo marketplace ou loja virtual própria.
Gostou do conteúdo? Continue navegando pelo nosso blog que você vai encontrar outras dicas valiosas para a sua loja de produtos naturais.
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