Não saber como precificar produto alimentício da forma correta é uma dúvida muito comum entre empreendedores que possuem ou desejam abrir um empório, ou uma loja de produtos naturais.
Até porque, cobrar o preço certo é um fator que impacta em todo o negócio, desde a margem de lucro até a satisfação do cliente final e a competitividade da empresa perante o mercado.
Por isso, é preciso se planejar e organizar direitinho, para que a empresa não seja prejudicada financeiramente.
Quer saber como precificar produtos naturais da maneira certa? Acompanhe o artigo até o final!
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A importância da precificação
É por meio da precificação correta que o empreendedor consegue manter o negócio funcionando. Afinal, é a principal fonte de lucro do negócio. Então, uma má administração pode levar a loja de produtos naturais à falência.
Além disso, o preço é um dos principais fatores que determinam se os consumidores vão ou não realizar a compra no seu estabelecimento. Por isso, eles precisam ser atrativos.
Mas esses não são os únicos motivos que tornam a precificação de produtos tão importante para o negócio. Existem outras razões, como:
- Serve de orientação para atingir resultados: ao saber o preço e o lucro que você obtém com cada venda, é possível avaliar facilmente quanto ainda precisa sair para atingir as metas do mês;
- Auxilia no planejamento estratégico: definir quais produtos precisam de mais atenção ou de uma ação de marketing para que não fiquem parados no estoque se torna uma tarefa mais fácil;
- Te dá sustentação para expandir o negócio: com a informação de lucro médio, a tomada de decisões é menos arriscada e mais assertiva.
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Como precificar produto? Entenda tudo sobre
Antes de falarmos sobre como precificar produto, é importante entender tudo o que deve ser considerado e o porquê. Assim, fica mais fácil aplicar o mesmo raciocínio na sua loja de produtos naturais.
É importante ter em mente que o preço de venda adequado deve não apenas cobrir todos os custos e despesas do negócio, como também gerar lucro e ser competitivo.
Então, se o seu ficar muito acima da média dos concorrentes, será preciso rever os fornecedores e também os custos estruturais da empresa, para identificar se todos os gastos são mesmo justificáveis e se não podem ser reduzidos de alguma forma.
Vamos agora aos fatores que definem como precificar produto? Confira a seguir.
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Lucro
Lucro é o que sobra depois de subtrair as despesas e custos da empresa. Quem determina a margem é o dono. Mas, é preciso ficar atento também ao preço exercido pelos concorrentes.
Claro que, é muito difícil competir com grandes empresas. Então, o importante é ficar dentro da média e oferecer outros serviços que possam atribuir valor às suas mercadorias, como um atendimento mais personalizado, cupons e descontos para clientes fiéis, dentre outras promoções e ações de marketing.
Dessa forma, é possível construir um relacionamento de longo prazo com os consumidores, que será a principal base de sustentação do negócio.
Posicionamento da marca
Preços baixos demais podem não ser muito bem vistos pelos consumidores. Isso porque, há a possibilidade de boa parte do público achar que os produtos não são de qualidade. Então, cuidado ao deixar a margem de lucro muito apertada.
Por outro lado, empórios e lojas que buscam consumidores da classe A e B tendem a fixar preços mais altos, pois transmitem a ideia de alta qualidade, exclusividade e luxo.
Ou seja, tudo depende também do posicionamento da sua marca.
Despesas
Ao pensar em como precificar um produto, também é preciso adicionar na conta as despesas fixas e variáveis. E é justamente por isso que não se deve deixar a margem de lucro muito apertada. Pois, ao passar por uma crise ou uma situação inesperada, o negócio não vai ter caixa para aguentar.
Então, antes de precificar, levante todos os gastos da loja de produtos naturais ou empório, como:
- Água;
- Luz;
- Internet;
- Compras e fornecedores;
- Funcionários;
- Taxas, impostos e licenças;
- Embalagens;
- Seu próprio salário.
O ideal é pegar todos os custos referente ao período de um ano e tirar uma média mensal.
Saiba o custo unitário do produto
Mesmo que você compre diversos itens de um fornecedor que venda produtos naturais no atacado, como é o caso da Feijão Veneza, é necessário saber o preço unitário de cada um para que a margem de lucro seja calculada individualmente.
Ou seja, o amendoim torrado terá um preço e uma margem, já o torrado e salgado terá outra.
Pode ser um pouco trabalhoso e complexo, mas, dessa forma, você consegue precificar tudo de uma forma mais justa e não sair no prejuízo.
Cálculo de precificação de produto
Agora que você já sabe tudo o que é preciso levar em consideração para precificar produtos alimentícios corretamente, vamos ao cálculo de preço de venda:
Preço de Venda = Custo Unitário/100%-(% DV+% DF+% ML)*
Onde:
- DV= despesas variáveis
- DF= Despesas Fixas
- ML= Margem de Lucro
Exemplo:
Custo do Produto = R$ 100,00
Despesas Variáveis = 15%
Despesas Fixas = 10,5%
Valor das Despesas Fixas/Valor de Vendas Totais
R$ 10.500,00/R$ 100.000,00
Margem de Lucro = 10%
Preço de Venda = R$ 100,00/100% – (% 15 + % 10,5% + % 10) = R$ 155,03
Prontinho, viu como não é tão complicado? Basta organizar bem todos os custos da empresa para verificar se o preço que você está cobrando pelos seus produtos está correto.
Quer mais dicas de como administrar, realizar ações de marketing e atribuir valor às suas mercadorias? Continue lendo o blog. Toda semana tem um conteúdo especial para você empreendedor que deseja atingir o sucesso com sua loja ou empório de produtos naturais.
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