Se você é dono de uma loja de produtos naturais ou empório (ou ainda está planejando abrir um do zero), é fundamental saber a importância que a armazenagem de produtos têm para um negócio.
Afinal, se tudo for devidamente organizado, é possível evitar desperdícios e avarias de alimentos, o que está diretamente ligado com a rentabilidade da sua empresa.
Isso, sem contar que quando administrado da forma correta, o estoque de alimentos fica livre de possíveis problemas sanitários, que podem levar a questões legais e insatisfação do cliente, além de prejudicar a imagem da loja.
Portanto, todo cuidado é pouco quando o assunto é armazenamento de produtos. E para organizar tudo direitinho, é preciso, primeiro, saber que cada categoria de alimentos têm suas especificações. Confira a seguir.
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As diferenças entre os estoques de alimentos
Geralmente, as lojas de produtos naturais trabalham com dois principais tipos de alimentos: secos e orgânicos. E cada um necessita de um tipo de cuidado diferente.
Alimentos secos
Os alimentos secos são os não perecíveis, como farinhas, feijões, cereais e grãos. A principal preocupação com essa categoria é a temperatura, além é claro, da higiene.
Também é preciso se atentar às embalagens. É importante sempre checá-las para averiguar a entrada de insetos ou outras pragas.
Alimentos orgânicos
Já os alimentos orgânicos são as frutas secas e os legumes, que necessitam de higienização assim que chegam do fornecedor.
Essa limpeza, pode ser feita com o auxílio de água sanitária e bicarbonato de sódio. A temperatura também é uma preocupação aqui. Nem muito quente ou frio é o ideal.
Também é preciso verificar a existência de insetos, como mosquitos no local, que podem infectar os alimentos.
Agora que você sabe o básico sobre como estocar alimentos, vamos aos cuidados essenciais para mantê-los bem armazenados e evitar avarias?
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8 cuidados essenciais com a armazenagem de produtos naturais
1. Mantenha a manutenção do local em dia
Atente-se a rachaduras, infiltrações, goteiras e mofos tanto na estrutura física do local quanto nas superfícies que entram em contato com os alimentos.
Isso porque, esses locais podem acabar servindo de local para a proliferação de fungos, bactérias e insetos que podem contaminar os alimentos.
2. Coloque telas nas janelas
Uma das principais formas de garantir a boa armazenagem de produtos é colocando telas nas janelas, pois essa ação evita a entrada de insetos ou objetos no local.
3. Conserve o local limpo
A limpeza do local é fundamental. Por isso, organize-se para limpar tudo, inclusive as prateleiras de uma a duas vezes por semana.
4. Atente-se a planta da loja
Esse é um ponto em que provavelmente, não será possível mudar se a loja for alugada, e se for própria, será preciso dispor de verba.
Mas, para evitar problemas sanitários, o estoque não deve ser conectado diretamente com os banheiros ou vestiários do local.
5. Organize o local do estoque
A ventilação e a iluminação do local devem ser apropriadas. Isso porque, um local escuro e quente é ideal para a proliferação de insetos e bactérias.
Outro ponto que merece a atenção quando o assunto é a armazenagem de produtos é a distância deles do chão. Nesse sentido, o ideal é que eles fiquem alocados em prateleiras a no mínimo, 25 centímetros do chão, 60 cm do teto e 10 cm da parede.
Além disso, para a circulação de ar no local, as prateleiras devem ficar a uma certa distância uma da outra.
6. Elabore um mapa do estoque
Elaborar um mapa de estoque é fundamental para manter tudo organizado e saber onde está cada categoria de alimentos. Dessa forma, os riscos de algum produto ser esquecido e estragar são reduzidos.
Além disso, é preciso posicioná-los de acordo com a data de validade: onde os que possuem fabricação mais antiga ficam à frente e os mais recentes atrás.
Assim, é possível perceber com antecedência se há o risco de perda de mercadorias e realizar promoções justamente com esse intuito.
Aliás, quer saber como planejar promoções para a sua loja? Confira neste artigo.
7. Monitore o desperdício
Evitar o desperdício nem sempre vai ser possível. Afinal, é comum a loja de produtos naturais enfrentar algumas quedas nas vendas durante o ano.
No entanto, não basta apenas se contentar com o prejuízo, é preciso saber o que está causando a perda.
Para isso, é preciso que diante das avarias, seja criado um controle, que registre o motivo do desperdício, que podem ser vários:
- Prazo de validade ultrapassado;
- Armazenamento de produtos inadequado;
- Produto já foi entregue danificado pelo fornecedor;
- Problemas no estoque (na estrutura ou causado pela desorganização).
Sabendo o que está causando prejuízo financeiro, é mais fácil agir para acabar com o problema.
Inclusive, um dos modos é criando promoções. Precisa de ideias para estratégias? Confira neste artigo.
Aliás, com a chegada da Black Friday, muitas lojas vão oferecer promoções com o objetivo de alavancar as vendas. E, caso você ainda não tenha se planejado, é melhor correr, pois, apesar de não parecer, já está bem em cima da hora.
Quer dicas de como preparar sua loja de produtos naturais para essa importante data do varejo? Confira aqui.
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