Se você acompanha o nosso blog, já deve saber que Marketing não é custo e sim, investimento. Afinal, são ações com objetivo de melhorar ou trazer resultados para sua loja.
Contudo, para que o marketing realmente te traga resultado, além de investir de forma contínua, é preciso ter um planejamento.
Com um plano de marketing em mãos, você terá certeza que está mirando exatamente no seu público-alvo e terá visão sobre quais ações realmente funcionam e quais não.
Neste post, você vai entender um pouco mais sobre o que é o plano de marketing, porque é importante e como fazer um de forma simplificada.
O que é plano de marketing?
O plano de marketing é um planejamento estratégico que dirá quais ações sua empresa deve realizar para alcançar determinadas metas em um período de tempo.
Por exemplo, se o seu objetivo é vender mais pela internet, o plano de marketing serve para fazer uma análise de qual a melhor forma de alcançar esse resultado.
Por que é importante?
Além de te orientar de uma forma mais detalhada sobre as ações que podem beneficiar o seu negócio, o plano de marketing também serve para te dar uma visão mais ampla da sua própria loja.
Com ele, você vai conhecer melhor seu mercado, concorrentes e público-alvo, facilitando assim, sua tomada de decisões.
Ou seja, o plano de marketing ajuda o seu negócio como um todo!
Como fazer um plano de marketing?
Agora que você já entendeu como o plano de marketing beneficia de uma forma geral, o crescimento da sua loja de produtos naturais, vamos ao passo-a-passo de como elaborar um!
#1 Defina seu público-alvo
Saber exatamente quem é seu consumidor, é o ponto inicial para a elaboração do plano de marketing.
Portanto, reúna o máximo de informações sobre os seus clientes que você conseguir. Você pode usar o próprio histórico de vendas ou realizar pesquisas (ofereça um cupom ou desconto em troca).
Colete informações como:
- Sexo;
- Idade;
- Faixa salarial;
- Produtos mais procurados;
- Onde moram.
Essas informações são importantíssimas na hora de criar promoções, compra de produtos que são lançamentos e campanhas de datas comemorativas, como Dia das Mães.
Leia também: Como fidelizar clientes no varejo: loja de produtos naturais
#2 Identifique as sazonalidades
Toda loja de produtos naturais lida com sazonalidades. Por exemplo, no inverno, os chás, mel e própolis têm um maior procura do que no verão.
O mesmo acontece com as frutas secas e nozes, que são mais procuradas no Natal.
Mas, será que a sua loja não possui alguma sazonalidade específica? Dê uma olhada no histórico de vendas e veja se há produtos que são mais vendidos em determinados períodos do ano.
Ter esses dados em mãos, ajuda na hora de elaborar ações como promoções para impulsionar ainda mais a venda, como auxilia no controle de estoque.
Leia também: Plano de negócios para loja de produtos naturais: 7 passos
#3 Analise o seu posicionamento no mercado
Com as informações do público-alvo, é hora de analisar se o seu posicionamento condiz com o seu consumidor.
Confira se o preço que você exerce condiz com o posicionamento e faixa salarial do seu público.
Por exemplo, se a sua intenção é atrair consumidores de classe média, toda a sua comunicação (panfletos, site, banners) não podem ser muito simples e nem muito sofisticados.
O mesmo acontece com os preços: se muito baixos, vão causar desconfiança. Se forem muito altos, não vão ser atrativos.
Leia também: Como precificar produto: alimentos naturais
#4 Tenha metas e objetivos
Você sabe qual é a diferença entre meta e objetivo?
No plano de marketing, os objetivos são os resultados mais simples e amplos que a sua loja de produtos naturais quer alcançar.
Já as metas são mais específicas e detalhadas.
Quer exemplos?
Alguns exemplos de Objetivos:
- Ser referência na venda de produtos naturais de qualidade na região;
- Ser referência em bom preço em produtos naturais na região;
- Ter um bom atendimento ao cliente;
- Garantir a satisfação do consumidor.
Alguns exemplos de Metas:
- Aumentar o faturamento anual em 5%;
- Fidelizar 25% dos clientes que realizarem a primeira compra;
- Aumentar o número de produtos no catálogo de 200 para 300.
Lembre-se de sempre manter as metas realistas. Não acredite em promessas fantasiosas em relação ao marketing.
Saiba também, que para o investimento em ações de marketing trazerem resultados, os processos operacionais da sua loja precisam estar redondos.
Ou seja, precisa ter um bom atendimento, controle de estoque em dia, preços competitivos e outros fatores.
Não sabe quanto investir em marketing? Saiba como fazer o cálculo neste outro artigo.
#5 Analise os seus pontos fortes e fracos
Pare um tempo e liste quais são os pontos fortes e fracos da sua loja. Analise o controle de estoque, número de produtos no catálogo, se o atendimento ao cliente é bom, quantos canais de venda você possui (site, Whatsapp, Instagram), se tem entrega por delivery, se clientes fiéis têm desconto, se há promoções com frequência…
Ao saber exatamente quais são suas forças, elas serão o principal foco das suas campanhas de marketing. Ou seja, o principal fator para atrair clientes.
Quanto às fraquezas, são pontos que precisam ser melhorados para que não atrapalhem os resultados do investimento em marketing.
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#6 Pesquise a concorrência
E quais são as forças e fraquezas dos seus concorrentes? Outra forma de obter resultados é criar ações de marketing que tenham como foco os problemas do seu concorrente!
Então, ao fazer um plano de marketing, faça também uma análise completa da sua concorrência. Saiba como fazer isso neste outro artigo.
#7 Monitore os resultados
Até achar o que dá mais certo para o seu negócio, pode levar um tempo. Portanto, tenha paciência e mantenha o seu plano de marketing sempre atualizado.
Toda ação que você fizer, estude antes, analise tudo o que mencionamos aqui, faça testes, estude os resultados, promova mudanças na estratégia se necessário, teste novamente e mantenha tudo registrado.
Jamais invista em marketing e espere o resultado sentado. As ações de marketing são como um braço da empresa e necessitam sempre de melhorias, assim como dependem da sua operação estar toda em dia!
Ao monitorar os resultados, você evita desperdício de dinheiro, retrabalho e aos poucos você vai conhecendo melhor o seu público-alvo.
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