Investir na aquisição de novos clientes é um investimento necessário. Mas, muitas vezes, empresários e lojistas estão tão focados em conquistar um novo público que esquecem de realizar ações para fidelizar os que já realizaram alguma compra.
Insatisfeitos, esses consumidores vão em busca de outras empresas, que acabam por oferecer benefícios em troca de sua fidelidade.
Ou seja, antes de se perguntar como fidelizar clientes no varejo, observe o que os seus concorrentes oferecem de vantagem para quem se fideliza.
Geralmente, são cupons, programas especiais, descontos especiais e em compras frequentes, dentre outros fatores que conquistam qualquer consumidor. Mas, é preciso muito planejamento.
Quer saber mais sobre como fidelizar e manter os clientes que a empresa já possui? Acompanhe o artigo até o final.
Como fidelizar clientes no varejo: 9 formas
Ter clientes satisfeitos é bom. Mas, ter clientes fiéis que voltam a comprar em um certo período de tempo é melhor ainda. Isso porque, além de aumentar o lucro, sua empresa, aos poucos, vai ganhando uma boa imagem perante o mercado e outros consumidores.
Até porque, não podemos esquecer de como o marketing boca a boca é importante.
Então, se um dos seus objetivos é expandir os negócios, confira as dicas que separamos de como fidelizar clientes no varejo.
Defina as expectativas do cliente
Não crie expectativas nos clientes maiores do que seu negócio pode cumprir. Por exemplo, ao começar a divulgar que em certa data – como a Black Friday – terá promoção, seja honesto com o seu público. Nesse sentido, não crie expectativas de grandes descontos e promoções. O mesmo funciona para o prazo de entrega.
Dessa forma, você elimina os riscos de seu cliente sair insatisfeito ou perder confiança na marca.
Personalize o seu serviço
Atualmente, a experiência do cliente é algo que pode definir se ele vai se fidelizar com a sua loja ou com a sua concorrente. Isso porque, a maioria dos consumidores espera que as empresas forneçam um serviço personalizado, que já conheça seus hábitos de compra e preferência.
Alguns modos de fazer isso, é por meio da compra do CPF, ou elaborar algum sistema que forneça a cada cliente um código único para que no momento de pagar, ele seja identificado.
Isso também permite que a loja ofereça para ele, produtos que ele já adquiriu em outras situações, estimulando assim a compra.
Seja especialista
Já mencionamos diversas vezes aqui no blog, a importância de conhecer bem os produtos que você vende na sua loja de produtos naturais.
Até porque, há situações em que o próprio consumidor não sabe o que procura, portanto, é preciso orientá-lo. Aliás, há muitos produtos que possuem muitas variedades, como é o caso do amendoim. Por isso, é importante saber a diferença entre os tipos.
E ao conhecer bem os efeitos dos seus produtos, como é o caso dos vários tipos de chás, você passa mais confiança aos seus clientes, o que aumenta as chances de fidelizá-los.
Entenda os seus clientes
Outro modo de fidelizar clientes no varejo é por meio de análise de perfil do consumidor. Você pode fazer isso por meio de pesquisas e principalmente conversas. O objetivo é identificar problemas, para depois definir planos de melhorias para que a satisfação do cliente aumente.
Melhore a comunicação
A forma a qual a empresa se comunica com seus clientes pode não só influenciar na fidelização, como mudar a imagem ruim ou duvidosa que algum consumidor possui sobre a sua loja.
Portanto, identifique quais são os meios de comunicação que os seus clientes mais utilizam – redes sociais, e-mail, Whatsapp – e utilize-os para se comunicar com eles, divulgar produtos, avisar sobre promoções e colher feedbacks.
Tenha em um bom atendimento
Investir em um bom atendimento ao cliente é essencial para fidelizar clientes no varejo. Atualmente, os consumidores não esperam apenas que o produto seja bom, é necessário também que eles se sintam bem tratados.
Isso aumenta o nível de confiança em relação à loja e estabelece uma relação, que pode levar à fidelização dele.
Por isso, treine e oriente seus colaboradores para atuar como um consultor, que entende os problemas e desejos dos clientes e trabalha para encontrar a melhor solução ou oferta.
Desenvolva programas de fidelização
Do mesmo modo que você atrai um novo público com descontos especiais ou frete grátis na primeira compra, é preciso recompensar de alguma forma aqueles que já estão com você há algum tempo.
Um bom jeito de fazer isso é através da criação de programas de fidelidade que tenham como objetivo fornecer brindes, ofertas, promoções e descontos especiais de acordo com o número de compras, valor gasto ou até tempo como cliente.
Além disso, também é possível criar um grupo de Whatsapp com ofertas exclusivas só para eles ou ainda criar um canal de comunicação no qual eles sejam atendidos mais rapidamente.
Ao fazer isso, você faz seus clientes sentirem-se valorizados e transmite uma imagem de que eles são importantes para o seu negócio, o que pode atrair a atenção de outros consumidores.
Também é importante ressaltar que essas ações fortalecem o relacionamento e os laços entre clientes e loja de produtos naturais.
Invista em diferentes ações de marketing
Muitas dicas que mencionamos aqui referem-se a ações de marketing que você deve implementar na sua loja de produtos naturais para fidelizar clientes. No entanto, não se limite a elas.
Assim como para captar novos clientes, é preciso empregar diferentes estratégias para mensurar o que dá mais certo para o seu público especificamente. Nesse sentido, algumas alternativas são:
- Marketing de conteúdo: artigos no site, ebooks;
- Mídia social: voltado para as redes sociais;
- Geomarketing: envolve ações que miram potenciais clientes que estejam localizados nas proximidades da loja de produtos naturais;
- E-mail marketing: pode ajudar a trazer e a fidelizar clientes por meio do e-mail.
Preocupe-se com o pós-venda
Esse é um dos pontos mais importantes quando se fala em fidelizar clientes do varejo. Isso porque, um dos modos mais eficientes de fazer o cliente voltar a comprar e fidelizá-lo é por meio de um sistema de pós-venda.
Ao entrar em contato com o consumidor que realizou uma compra, a empresa demonstra que se preocupa com sua satisfação e experiência, indo além do objetivo de vender. Por outro lado, o cliente gosta dessa atenção, o que aumenta as chances dele se fidelizar.
Nós sabemos que criar promoções é algo que pode ser complicando para quem acabou de abrir sua loja de produtos naturais do zero ou está sofrendo com o atual cenário econômico. Por isso, buscar fornecedores no atacado que possuam preços vantajosos, como é o caso da Feijão Veneza, pode ajudar.
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