Todo negócio que deseja crescer precisa sempre estar buscando formas de aumentar as vendas.
E existem diversas maneiras de fazer isso. Mas, como sempre reforçamos aqui no blog, todas precisam de algum investimento, seja tempo, dedicação, dinheiro ou produtos.
Além disso, é preciso estar disposto e preparado para testar. Não é sempre que aquela ação de marketing, promoção, ideia incrível vai dar bons resultados.
Não deu certo? Anote. Arrume o que precisa ser ajeitado e tente de novo. Esse é o processo. Até acertar em cheio em algo que o seu público-alvo veja valor.
Dito isso, hoje listamos algumas parcerias que a sua loja de produtos naturais pode fazer para alcançar mais potenciais clientes e, por consequência, aumentar o lucro. Vamos lá?
Benefícios de fazer parcerias
Aumentar as vendas e o lucro é a principal vantagem de formar parcerias com outros negócios locais. No entanto, não é o único benefício. Outros que destacamos são:
- Maior possibilidade de fidelização dos novos consumidores que chegam;
- Aumento do caixa, o que permite com que a loja invista mais em marketing e outras ações que aumentem o lucro;
- Sua loja se torna mais conhecida na sua região.
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Identifique o que você pode oferecer aos seus futuros parceiros
Ao realizar uma parceria, é preciso ter em mente que o negócio precisa ser vantajoso para ambas as partes.
Então, é preciso pensar no que você pode oferecer além dos seus produtos. Condições especiais de pagamento? Divulgação? Descontos?
Depois de fazer essa análise, basta formalizar tudo em um documento e trabalhar o networking. Procure os donos dos estabelecimentos na sua região e marque reuniões.
Afinal, é preciso criar uma boa relação para que a parceria dê certo.
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4 ideias de parcerias para aumentar as vendas
Agora que você já entendeu os benefícios de uma parceria local e a mentalidade que é necessária para que ambos os negócios saiam ganhando, confira, a seguir, ideais de colaboração.
Influencer
Também conhecidos como digital influencer ou influenciador, um influencer de forma bem simplificada é alguém que tem muitos seguidores nas redes sociais.
Um influenciador pode ser alguém que compartilha tudo da sua vida, como alguém focado em alguma área, como influencer de viagens, de alimentação, estilo de vida, games, academia e por aí vai.
Se você separar um tempo para explorar o Instagram, provavelmente vai encontrar algum influencer da sua região.
Geralmente, esses profissionais trabalham de duas formas: recebem uma certa quantia por publicação ou recebem um valor em mercadorias.
Tudo depende de como cada um trabalha e de qual é a sua capacidade de investimento.
Mas, falando de número de seguidores, não necessariamente precisa ser alguém com um número expressivo de seguidores.
Desde que o profissional tenha mais seguidores do que você, tenha um trabalho bom e constante nas redes sociais, já é válido.
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Nutricionistas
Geralmente, quem consome produtos de empórios ou lojas de produtos naturais está um pouco mais preocupado com a alimentação.
Assim como quem procura nutricionistas. O objetivo desses perfis de clientes é o mesmo: cuidar da saúde.
Justamente por isso é que a parceria com nutricionista é uma ótima opção para ambos. A profissional de nutrição encaminhará para sua loja quem precisa comprar alimentos mais naturais.
E você, encaminhará para ela, quem precisa de mais orientação e quem entra na sua loja buscando produtos para emagrecer.
Uma boa forma de controlar se essa parceria está mesmo dando bons resultados, é vocês criarem cupons. Assim, um cliente seu apresentará o vale quando passar uma consulta, e um paciente dela também será identificado quando realizar uma compra na sua loja.
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Academias
Quem faz academia também precisa seguir uma alimentação regrada. Além disso, muitos usam suplementos, como whey protein, psyllium, dentre outros produtos comercializados em lojas de produtos naturais e empórios.
Por isso, essa é uma clientela interessante para o seu negócio. Assim como provavelmente a academia também poderia ganhar novos consumidores da sua loja, que ainda não adotaram a prática de exercícios.
Aqui, a parceria pode acontecer da mesma forma que sugerimos no tópico da nutricionista. Ou, apenas trocar divulgação.
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Outros negócios locais
Além desses negócios que citamos, também é possível pensar em outros.
Por exemplo, cafeterias, lojas de bolo, sorveterias, padarias. Além da troca de divulgação, um pode expor os produtos do outro, ou oferecer descontos especiais para quem for cliente fiel de ambos.
Analise sua região e liste todos os negócios que você pode entrar em contato para formar uma parceria.
Além de aumentar as vendas, você fortalece sua presença e a imagem do seu negócio.
Entenda como avaliar se as parcerias de vendas deram certo
Parceria é um ganha-ganha. Então, é fundamental medir os resultados. Para analisar se você está obtendo resultados, colete informações como:
- Volume de vendas;
- Comissões recebidas;
- Taxa de conversão;
- Quantos clientes que compraram pela primeira vez, voltaram a comprar;
- Nível de satisfação dos clientes com a parceria – avaliar o atendimento do parceiro.
Assim, você avalia se o desempenho está satisfatório para a sua loja e se está agradando seus clientes.
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