Você sabe como dar desconto para clientes sem se prejudicar?
Ter uma política de descontos tornou-se algo muito comum para lojas de todos os setores. Isso porque, oferecer redução nos preços é uma das formas de atrair e fidelizar clientes, como se desfazer de itens parados no estoque.
Contudo, baixar os preços sem fazer as contas e sem ter uma estratégia pronta, pode ser um tiro no pé. Além de ter prejuízo financeiro, seus clientes podem não receber bem essas ofertas.
Mas nós garantimos: se tudo for bem-planejado, há mais vantagens do que desvantagens em realizar promoções.
Neste artigo, você vai entender como dar desconto sem se prejudicar. Acompanhe!
O que é a política de desconto
De forma simplificada, a política de desconto é como se fosse uma redefinição dos preços dos produtos naturais por um determinado período de tempo.
Mas, não apenas isso. Ela também define como será o plano de divulgação das promoções e se a queda de preços está alinhada com o posicionamento da loja.
Como mencionamos na introdução, a queda de preços não pode ocorrer de uma hora para outra. Ao menos, que a sua loja já seja reconhecida por realizar promoções relâmpagos, que duram apenas algumas horas.
Se não for esse o caso do seu negócio, abaixar os preços de forma repentina, ou dar descontos muito altos pode acabar fazendo com que o consumidor acredite que o produto não é de tanta qualidade assim. Ou seja, afeta de forma negativa a imagem da sua loja de produtos naturais.
Por que os descontos são importantes para os negócios
Antes de saber como dar desconto aos clientes, é importante entender porque baixar os preços é vantajoso para a sua loja.
Afinal, é lucro que você está deixando de receber, certo? Confira os benefícios a seguir:
É positivo para a imagem da empresa
Realizar promoções, seja de forma mais frequente ou apenas nas duas maiores datas do ano (Black Friday e Natal) além de estimular as vendas e atrair novos consumidores, faz com que os clientes se sintam valorizados.
E não apenas isso, seus clientes com certeza adoram receber cupons ou ser notificado que algum produto baixou de preço. Isso estimula as vendas de forma direta.
Ajuda os consumidores na hora da decisão de compra
Cada consumidor prioriza uma coisa: qualidade, preço, benefícios do produto ou praticidade. No entanto, na hora de fechar a compra o que geralmente fala mais alto é o preço.
É impossível não dizer que ele não é um diferencial na hora da compra.
Ao dar desconto para os clientes, você está facilitando essa decisão, aumento as chances dele levar os produtos.
Fideliza os clientes
Uma boa política de descontos aliada a uma boa divulgação também aumentas as chances dos consumidores preferirem a sua loja do que a dos concorrentes.
Ao aliar produtos de qualidade, bom atendimento e promoções, os clientes deixaram de comparar o seu negócio a outros.
Leia também: Como fidelizar clientes no varejo: loja de produtos naturais
Ajuda a reposicionar um produto com vendas baixas
Tem algum produto parado no estoque ou algum item que está com baixa saída? O melhor modo de reposicioná-lo e retomar as vendas é oferecer descontos!
Leia também: Saiba como parar de perder dinheiro com estoque parado
Como criar uma boa política de descontos
Agora que você já entendeu o que é uma política de descontos e seus benefícios, vamos a como montar sua estratégia de redução de preços.
#1 Planeje
Parece óbvio, mas se planejar da forma adequada é o primeiro passo para dar descontos sem se prejudicar financeiramente.
Então, defina:
- Quantas vezes por ano a sua loja oferecerá descontos?
- Como os consumidores serão avisados sobre as promoções?
- Quais os objetivos do negócio ao baixar os preços? Vender mais, reduzir o estoque, fidelizar ou atrair novos clientes?
- Qual será o meto de re-precificação e quais serão os itens que irão ganhar desconto?
Todas essas questões devem ser respondidas antes dos descontos começarem a valer.
Leia também: Como precificar produto: alimentos naturais
#2 Saiba qual é o seu lucro
Antes de dar descontos, é preciso saber qual é a margem de lucro que você possui sobre cada produto natural que comercializa.
E só é possível saber qual é a margem correta, após calcular todos os custos envolvidos na compra, armazenamento e venda de uma mercadoria.
Depois que as despesas forem listadas e calculadas, é possível obter a margem de lucro e só depois, analisar o valor de desconto oferecido.
Lembrando que, se você pretende realizar promoções durante a Black Friday e o Natal, deixe para conceder descontos maiores nestas datas.
Leia também: Margem de contribuição: o que é, importância e como calcular
#3 Estipule um prazo
Para estimular a urgência da compra e acelerar o processo de decisão (não deixando tempo para que o consumidor pesquise preços e condições em outras lojas) é preciso estipular um prato curto para a duração das ofertas.
Se as promoções durarem muito tempo, o efeito de oportunidade é perdido e o público passará a não dar mais valor para os descontos.
Portanto, defina uma data de inicio e fim para o oferecimento dos descontos. De preferência, um prazo curto e comece a divulgar com certa antecedência (uma a duas semanas antes).
Lembre-se também de ao divulgar os descontos, deixar claro que o tempo é limitado.
Leia também: Como fazer uma promoção: 12 estratégias para sua loja
#4 Não ofereça descontos irreais
Você provavelmente vai encontrar por aí lojas de produtos naturais maiores que a sua e que oferecem descontos bem elevados.
Perante essa situação, não se compare. Eles compram maiores quantidades, reduzindo o preço de compra. Além disso, sua margem de lucro deve ser maior.
Portanto, não tente implementar a mesma politica de desconto que eles, onde os valores são irreais para o tamanho do seu negócio.
Os seus clientes já estão acostumados com os seus preços. Baixar demais (ao menos que seja Black Friday) pode causar desconfiança ou passar a impressão que eles pagam muito mais do que o verdadeiro valor da mercadoria.
O que pode ser feito para conseguir preços melhores e dar descontos mais elevados, é buscar fornecedores que tenham preços mais em conta, mas que mantenham a qualidade do produto, como é o caso da Feijão Veneza.
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