Feijão Veneza loja de produtos naturais atacado

Alcance mais clientes com o Google Meu Negócio

Se você quer aumentar o alcance local da sua loja de produtos naturais e atrair potenciais clientes que já buscam pelo seu produto, criar um perfil no Google Meu Negócio é indispensável. Saiba mais.

Redes sociais, promoções, pós-vendas… Todas são estratégias de marketing importantes para estimular o crescimento da sua loja de produtos naturais. 

Contudo, para aumentar o alcance do seu negócio na sua região e atrair clientes já interessados nas suas mercadorias, ter um perfil no Google Meu Negócio é indispensável. 

Neste artigo, você vai entender o que é o Google Meu Negócio, por que é importante e como criar um perfil na plataforma.

Acompanhe!

O que é o Google Meu Negócio?

Como criar perfil no Google Meu Negócio

Você provavelmente já pesquisou alguma loja ou algo como “loja de construção no bairro X” no Google, certo?

Sabe aquele perfil que aparece no canto direito da tela, com todas as informações do estabelecimento, como horários, telefone, foto e localização?

Então, trata-se de um perfil no Google Meu Negócio. 

Como funciona?

O Google Meu Negócio é uma listagem de empresas online e gratuita que personaliza os resultados das pesquisas de acordo com o local onde quem está pesquisando se encontra. 

Além disso, ao criar um perfil na plataforma, o seu negócio também passa a aparecer no Google Maps, tornando-se visível para todos que residem ou frequentam a sua região. 

Todos os estabelecimentos que têm contato com clientes – seja de forma física (loja) ou que prestam serviços (por meio de reuniões), podem criar um perfil no Google Meu Negócio.

Por que a sua loja precisa ter um perfil no Google Meu Negócio

Se a sua loja de produtos naturais possui um local físico, ter um perfil no Google Meu Negócio pode ajudar bastante a atrair mais potenciais clientes.

Mas, apesar dessa ser a principal vantagem, não é a única. Confira outros benefícios:

Garante que os clientes te encontrem no Google e no Google Maps

Como aparecer no Google Meu Negócio e no Google Maps

Quando o cliente buscar por “produtos naturais perto de mim”, “produtos naturais em bairro x” ou até mesmo só “loja de produtos naturais”, seja no Google Meu Negócio ou no Google Maps, seu estabelecimento aparecerá na lista.

Isso permite que as pessoas descubram a sua loja, e caso você tenha um site, aumenta o tráfego de visitantes. 

Leia também: Como fazer a divulgação de loja física

Mantém seu público informado

Horário de funcionamento em dias úteis, finais de semana e feriados, endereço, telefone, WhatsApp. Todos esses dados são controlados por você no Google Meu Negócio.

Dessa forma, você não corre o risco de perder aquele cliente que viu em algum outro lugar que a sua loja abre no domingo, sendo que não há expediente nesse dia.

Você mantém seus clientes atuais e potenciais atualizados e permite que eles entrem em contato.

Leia também: Como vender pelo Instagram: 10 dicas práticas

Constrói credibilidade por meio das avaliações

Avaliações no Google Meu Negócio

Os consumidores de hoje têm o hábito de pesquisar sobre uma loja online antes de efetuar a compra. 

Principalmente, se é a primeira compra. Afinal, eles não conhecem seus produtos ou atendimento.

Então, uma das formas de analisar se o seu estabelecimento é confiável é checando as avaliações de outros compradores. 

Quanto mais avaliações positivas, maior a credibilidade da sua loja de produtos naturais. E não se assuste, ter alguns comentários negativos faz parte.

Leia também: O que é pós-venda e como fazer

Atrai potenciais clientes

Quem busca por “loja de produtos naturais” no Google já tem a intenção de realizar uma compra. Portanto, ao criar um perfil no Google Meu Negócio, você está aumentando as chances dessa conversão acontecer no seu estabelecimento.

Leia também: Quanto investir em marketing?

Como usar o Google Meu Negócio

Agora que você já entendeu o que é o Google Meu Negócio e, porque a sua loja de produtos naturais precisa ter um perfil na plataforma, vamos às dicas de como usá-lo para aumentar o seu potencial.

Complete todo o perfil

Preencha todas as informações solicitadas do modo mais completo que conseguir. Quanto mais você fornecer ao Google, mais alto o seu negócio se posicionará na lista.

Além disso, ao destrinchar bem o seu ramo, produtos, endereços e outros dados, maiores são às vezes que seu estabelecimento aparecerá no resultado de uma pesquisa.

Adicione imagens e vídeos

Além do logotipo e da foto de capa que precisam ser adicionadas no perfil, inclua também imagens da fachada da sua loja, do interior e de produtos. 

Se possível, adicione também vídeos, imagens do estoque, detalhes das embalagens e das prateleiras.

Certifique-se de que as fotos e vídeos não sejam de baixa resolução ou tremidos. 

De acordo com o Google, os estabelecimentos que mantêm as fotos atualizadas recebem mais solicitações de rotas e mais cliques em seus sites.

Inclua palavras-chave em seu perfil

Pense em diferentes formas que as pessoas podem buscar a sua loja no Google e inclua essas palavras chaves que estejam relacionadas ao que você oferece no seu perfil.

Exemplos:

  • Chás;
  • Produtos naturais;
  • Grãos;
  • Ervas;
  • Produtos veganos;
  • Produtos orgânicos;
  • Soja;
  • dentre outros.

Coloque essas palavras de forma natural, dentro de uma frase ou parado. Apenas incluí-las de forma aleatória no perfil pode prejudicar seu posicionamento na pesquisa.

Responda às perguntas e avaliações

Recebeu avaliações ou perguntas? Responda-as sempre! Mesmo os comentários negativos.

Inclusive, caso tenha dúvidas de como responder bem uma avaliação ruim, confira nosso artigo: Aprenda a lidar com cliente insatisfeito.

Mantenha as informações sempre atualizadas

Vai funcionar em horário normal no próximo feriado? Vai abrir no Natal? Mudou de telefone? Então, atente-se para sempre manter essas informações atualizadas no seu perfil.

Pois, caso o número de contato tenha mudado ou o horário de funcionamento esteja incorreto, há a chance de perder vendas e clientes por conta disso!

Adicione recursos especiais

Sua loja fornece Wi-fi? É acessível para cadeirantes? Possui estacionamento no local? Atente-se a possibilidade de adicionar esses recursos no perfil do Google Meu Negócio.

Lembre-se: quanto mais informação, melhor o ranqueamento na pesquisa, mais informado estará o cliente e mais credibilidade terá o seu estabelecimento.

Google Meu Negócio: como criar um perfil

Agora, vamos ao último passo: criar um perfil no Google Meu Negócio. Para isso, siga as instruções:

1- Acesse https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/.

2- Clique em “Começar” localizado no canto superior direito.

3- Faça o login no seu e-mail do Gmail.

4- Insira o nome da sua loja de produtos naturais.

5- Insira o endereço.

6 – Posicione o marcador onde sua loja está localizada no mapa.

7- Use o campo de pesquisa para selecionar sua categoria de negócios, que no caso é “loja de produtos naturais”. 

8- Insira o número de telefone e o site da loja (caso tenha).

9- Clique em “Continuar”. 

Verifique a sua página

Depois de passar por essa etapa inicial, é preciso verificar a página para que o Google libere o gerenciamento e você possa incluir as informações.

Nesta etapa, basta selecionar a opção de enviar o código para a sua residência.  Esse processo demora alguns dias. 

Após receber a carta com o código, volte para https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business, faça login, clique em “verificar agora” e siga as instruções.

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Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

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