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Picking e Packing: otimize o envio de produtos

A forma como você coleta os pedidos do estoque, faz a separação e os prepara para o envio afeta diretamente o financeiro da sua loja, a agilidade na entrega e a satisfação dos clientes. Saiba como otimizar o picking e packing.
Saiba o que é picking e packing

Sua loja de produtos naturais trabalha com o envio de produtos? 

Quando entra um pedido, você sabe que dois processos virão a seguir: 1) a retirada do produto do estoque e 2) o preparo do item para o envio. 

Em inglês, essas ações são chamadas de picking e packing

Ambos os processos são complementares e podem parecer simples. Mas, caso a sua loja não os tenha bem definidos, algumas falhas, como o atraso nas entregas, podem ocorrer.

Por isso, hoje vamos falar sobre como otimizar o picking e packing e tornar o processo de envio muito mais organizado. Acompanhe!

Qual a importância do Picking e Packing?

A importância do picking e packing para a satisfação dos clientes.

Os processos de picking e packing ocorrem de forma quase que automática. Afinal, é só  separar os itens, certo?

No entanto, caso não ocorra com cuidado, atenção e planejamento, é fácil se perder. Como resultado, as entregas atrasam, pedidos podem ser enviados incompletos ou com itens a mais, os clientes ficam insatisfeitos e a loja perde dinheiro.

Isso, sem contar que os produtos podem ser mal embalados, o que causará uma má impressão nos clientes, que esperam ter uma experiência de qualidade ao abrir a caixa com o pedido.

Portanto, independente do tamanho da sua loja e da forma a qual você entrega os pedidos (delivery, correios, transportadora), é preciso se atentar ao picking e packing.

Entre as vantagens de se preocupar com a eficiência do processo de envio de produtos, nós destacamos:

  • Experiência do cliente positiva;
  • Agilidade no envio das encomendas;
  • Garante a qualidade e a integridade dos produtos enviados;
  • Reduz as trocas e devoluções;
  • Aumenta a satisfação dos clientes e como consequência, as chances de fidelização.

Leia também: Como evitar devolução de mercadoria?

Picking: o processo de separação no estoque físico

O picking é o simples processo de ir até o estoque e retirar um produto. Mesmo assim, a formas de agilizar esse processo.

Mesmo que o estoque da sua loja de produtos naturais seja pequeno, é possível organizá-lo de forma mais estratégica, reduzindo o tempo de encontrá-lo, retirá-lo e então, enviá-lo.

E há mais de um método de se fazer o picking:

  • Picking discreto: a separação e a preparação de cada pedido (um por vez) é feita por um único trabalhador;
  • Picking por zona: cada funcionário fica responsável por uma zona do estoque;
  • Picking por lote: cada colaborador cuida de um lote de estoque, que é composto por diversos SKUs de produtos;
  • Picking por onda: cada funcionário separa um único SKU por turno, para evitar o acúmulo de produtos na expedição. 

A escolha do tipo de picking a ser utilizado, depende do tamanho do estoque da sua loja e do volume de envios. 

Leia também: Como calcular o custo de estoque da sua loja

Dicas para agilizar o processo de separação

Dicas para agilizar o processo de separação de produtos no estoque

Confira, a seguir, algumas dicas para agilizar esse processo de separação.

Posicione os produtos mais vendidos na frente

Geralmente, as lojas de produtos naturais não possuem um campeão de vendas, mas há aqueles produtos que tem um volume de vendas maior e saem com mais frequência.

Posicione esses itens na frente, em lugares mais fáceis de serem alcançados para agilizar a preparação dos pedidos.

Leia também: Saiba como otimizar o cadastro de produtos da sua loja

Pegue vários produtos de uma só vez

Economize tempo retirando quantidades maiores de produtos de uma vez. Se possível, conte com o auxílio de um carrinho. 

Packing: o que fazer depois da separação?

Dando continuidade ao processo, é hora de preparar os itens para o envio. Antes de iniciar esse processo, tenha já em mãos as notas fiscais, etiquetas, embalagens e outros documentos necessários. 

Esse processo precisa ser ágil, mas é importante não deixar de lado o cuidado com os produtos. 

Certifique-se que os itens estão bem embalados, fechados e não os deixe com espaço sobrando na caixa. Se possível, encha de papelão ou papel para evitar o atrito. 

Quanto melhor for a embalagem e disposição dos itens na caixa, maior será a satisfação do cliente ao receber o pedido.

Lembre-se: o objetivo aqui é encantar o cliente para que ele volte a realizar outras compras. Portanto, não poupe esforços para fidelizá-lo. 

Leia também: 15 passos para uma gestão de estoque eficiente

Dicas para a expedição de mercadorias

Dicas para agilizar o envio de produtos.

O processo de packing também possui estratégias de otimização. Confira a seguir. 

Faça o planejamento de acordo com o serviço de transporte

Se os pedidos vão ser retirados pela transportadora ou motoboy na sua loja, deixe-os separados em um local estratégico, mas que não comprometa a qualidade dos itens.

Caso você tenha que levá-los, separe os pedidos de acordo com os meios de transporte: correios, transportadora, dentre outros. 

Descomplique e deixe os documentos padronizados

Assim que você coletar os itens de mais de um pedido e deixá-los separados para a embalagem, já prepare a documentação de todos: etiquetas, nota fiscal e outros documentos. Assim, você confere um por um já na hora de embalar, poupando tempo.

Leia também: Saiba como parar de perder dinheiro com estoque parado

Garanta que a etiqueta e NF estejam posicionadas corretamente

Atente-se aos padrões e exigências de envio na hora de embalar os pedidos. Pode ser que a transportadora tenha suas próprias regras e estas sejam diferentes das normas dos correios.

Portanto, cuidado para não fazer confusão.

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Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

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