Como proprietário de uma pequena ou média empresa, você pode pensar que o branding é algo que é melhor deixar para a Apple, o Google e o McDonalds. Mas, a verdade é que não importa o tamanho do seu negócio; se você tem uma loja, você precisa investir tempo na construção da sua marca.
Lógico que, empresas maiores têm orçamentos maiores para gastar em branding. Mas, isso não significa que você tenha que colocar muito dinheiro para criar uma estratégia de marca eficaz desde o início.
Há muitas coisas que você pode fazer para ajudar sua empresa a se destacar, chamar a atenção de seus clientes e tornar sua empresa memorável sem estourar seu orçamento.
Neste artigo, vamos entender o que é branding e por que ele é importante para o seu negócio.
O que é branding?
A maioria das pessoas pensa automaticamente no logotipo de uma empresa quando se trata de branding.
Mas, embora seu logotipo seja um componente importante para a marca de sua empresa, o branding abrange muito mais do que os elementos visuais de sua marca.
O branding inclui não apenas a identidade visual da sua empresa, mas também a percepção geral da sua marca pelos clientes. Essas percepções são baseadas em vários elementos, incluindo:
- Promessas de marca: o que você promete? produtos de qualidade, bom atendimento, entrega rápida ou preço baixo?
- Personalidade da marca: é um negócio jovem, conservador, moderno ou tradicional?
- Reputação da marca: o que dizem sobre a sua loja? Quais são os pontos positivos e negativos?
- Experiências e expectativas do cliente: quem comprou saiu satisfeito?
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Por que o branding é importante?
O branding influencia todos os aspectos das percepções de seus clientes sobre sua empresa:
- Confiança;
- Reconhecimento;
- Lealdade;
- Reputação.
Ou seja, o seu branding tem muito a dizer sobre a sua loja, principalmente sobre:
- Seus produtos e serviços;
- Relação com cliente;
- Relações com os funcionários;
- Promessas;
- Valores;
- Objetivos comerciais e sociais.
Considere o Mcdonald ‘s, uma marca que utiliza o branding em todas as suas estratégias de marketing. O reconhecimento da marca McDonald ‘s vai além do “M” amarelo. Seu slogan “amo muito tudo isso” é reconhecido pela maioria dos consumidores.
Pense no Mc Donald ‘s. Você provavelmente consegue visualizar como é a loja, quais são os produtos vendidos, a qualidade dos lanches, o preço, o atendimento, o uniforme dos funcionários. E tudo isso te causa uma impressão, certo? Que pode ser boa ou ruim.
Para a maioria dos brasileiros, a impressão é boa. E isso tudo que eu citei aqui, é devido a forte estratégia de branding.
Ou seja, o branding realmente captura tudo – sua missão e visão, sua embalagem, a aparência de sua loja, até os menores detalhes, como seu perfil de mídia social, o tom de suas mensagens, a maneira como você apresenta, comercializa e entrega um serviço.
A marca carrega mais peso do que você imagina. Não é apenas tudo o que você faz ou afirma fazer como empresa, mas também como seu público enxerga tudo isso.
Se você ainda não está prestando atenção ao seu branding e você quer crescer como loja, é hora de começar a criar estratégias.
Vivemos em uma época em que os novos clientes – conhecidos como clientes digitais – não compram mais marcas – eles se juntam a elas. Explicando melhor, os clientes querem significado e um sentimento de pertencimento, e isso se traduz em quem eles se identificam.
Portanto, você precisa começar a pensar em como criar essa identificação.
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Marketing x Branding: qual é a diferença?
É muito comum ver pessoas e empresas usando marketing e branding como se fossem sinônimos, significando a mesma coisa. Mas, na verdade, são dois conceitos bem distintos.
Branding é sobre quem é sua empresa, sua personalidade de marca, sua voz, seu propósito. É a principal estratégia relacionada à fidelidade e reconhecimento do público. Geralmente, suas ações são de longo prazo.
O marketing, por outro lado, trata de atingir metas de curto e médio prazo, como:
- Crescimento de vendas e receita;
- Aquisição de novos clientes;
- Expansão.
Mas, apesar das diferenças, uma estratégia de marketing bem-sucedida também tem o branding como um braço importante para quem tem planos de se tornar um negócio nacional.
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Quais devem ser os objetivos da sua marca?
Você precisa ter objetivos de marca claros. Os objetivos da sua marca devem:
- Entregar uma mensagem forte: quem somos nós e o que valorizamos? O que isso faz de você quando você compra de nós?
- Comunique essa mensagem de forma consistente, seja nas mídias sociais ou por meio dos funcionários da sua loja física.
- Conecte-se e envolva-se sinceramente com seu público para criar seguidores leais. Isso pode ser feito online por meio de seguidores nas redes sociais e listas de e-mail.
- Aumente o reconhecimento da marca alcançando um público maior. Isso pode ser feito através de estratégias de marketing, como tráfego pago e impulsionamentos de conteúdo nas redes sociais.
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