Física ou online, que atende todo o Brasil ou apenas uma região. Independente do tipo de negócio que você tem, o tráfego pago é uma estratégia de marketing digital focada totalmente na obtenção de resultados.
Também conhecido como anúncios pagos e mídia paga, o tráfego pago é um investimento que traz um equilíbrio entre o que foi investido e o retorno em alguns meses.
Quer entender mais sobre o que são os anúncios pagos, como funcionam e como eles vão ajudar a sua loja de produtos naturais a efetuar mais vendas? Acompanhe!
O que é tráfego pago?
De forma simplificada, o tráfego pago é quando você paga para que visitantes cheguem até seu site ou ao visualizar os anúncios dos seus produtos, entre em contato com você através de ligações ou pelo WhatsApp.
Mas, porque você precisaria pagar para as pessoas visualizarem seus anúncios?
Quando você manda fazer e imprimir um monte de panfletos e cartões para serem distribuídos nas ruas, você não sabe quantas pessoas que recebem estão realmente interessadas no que você vende.
Quando você investe no tráfego pago, você está direcionando os anúncios dos seus produtos para pessoas que já estão buscando por eles online. Ou seja, as chances de conversão são muito maiores.
Leia também: Alcance mais clientes com o Google Meu Negócio
Principais ferramentas para tráfego pago
A seguir, listamos as ferramentas de tráfego pago que fazem mais sentido para quem possui uma loja de produtos naturais. Confira.
Google Ads
Antigamente conhecido como Adwords, o Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Por ela, é possível criar anúncios de Pesquisa, Display (banners em sites), no Youtube, Gmail e até Play Store (loja de aplicativos do Google).
Para anunciar no Google há duas opções:
1- Se a sua loja não tem um site: é preciso criar um (pode ser bem simples) se você deseja direcionar os clientes para o WhatsApp da loja. Caso você queira que eles sejam diretamente direcionados para o produto, será necessário criar uma loja virtual.
Se você não quer ou não pode investir na criação de um site, ou loja virtual, ainda é possível anunciar. No entanto, os clientes serão direcionados para efetuar uma ligação.
E vamos combinar, o número de pessoas que ainda ligam para alguma loja para comprar algo caiu muito.
Portanto, o ideal é que a sua loja de produtos naturais tenha alguma presença online.
2- Se a sua loja já tem um site ou loja virtual: é possível direcionar os anúncios para o WhatsApp, site, ou criar as duas campanhas ao mesmo tempo.
Leia também: Quanto investir em marketing?
Facebook e Instagram Ads
Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook Meta, que inclui tráfego pago no próprio Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp.
Entre as ferramentas de mídia paga, o Facebook Ads é conhecido por ser o que permite maior personalização dos anúncios, já que as pessoas fornecem muita informação sobre seu estilo de vida e gostos pessoais no perfil da rede social.
Ou seja, os anúncios na plataforma se tornam muito mais assertivos.
Já no Instagram Ads, que faz parte do Facebook, é possível anunciar em vários formatos diferentes: stories, carrossel e feed, com fotos ou vídeos.
Para anunciar na plataforma do Facebook Ads, é preciso que a sua loja de produtos naturais tenha um perfil ativo nas redes sociais.
Nada de postar todo dia, apenas algumas publicações por mês.
Leia também: Como vender pelo Instagram: 10 dicas práticas
Onde eu recebo o meu tráfego pago?
Se o tráfego é pago e há um investimento a ser feito, é normal que surja essa dúvida. Como você vai receber, depende de para onde você vai direcionar esses anúncios.
Por isso, o ideal é direcionar o público para lugares que gerem conversão ou já efetuem o fechamento da compra: WhatsApp, página de vendas, página do produto no site, etc.
É importante destacar que só anunciar em anúncio pago pode não trazer os resultados que você deseja.
Por exemplo, digamos que você investiu para que quem clicar no anúncio, seja direcionado para entrar em contato com o WhatsApp da loja.
Só que ao entrar em contato, o cliente é mal atendido, suas dúvidas não são respondidas, ou a sua loja não trabalha com entregas (o cliente teria que ir retirar).
Esses são só alguns exemplos de situações ou processos do seu negócio que impedem o tráfego pago de gerar os resultados que você deseja.
É claro que, como mencionamos no começo do texto, leva um tempo para que os anúncios pagos tragam os primeiros resultados (no mínimo 3 meses em média). Pois, é preciso realizar alguns testes para acertar o público-alvo em cheio.
Contudo, se você não tiver um bom site, um bom atendimento, os preços certos, e um processo de entrega que funciona, nenhuma estratégia de marketing será capaz de alavancar suas vendas.
E uma maneira de saber porque mesmo investindo em mídia paga, sua loja não está vendendo, é acompanhar as métricas das plataformas.
Por elas, é possível visualizar quantas pessoas estão visualizando, clicando nos anúncios e como está a taxa de conversão.
Assim, é mais fácil analisar se o problema está no anúncio ou em algum processo interno seu.
Leia também: 9 dicas práticas de como vender pelo Whatsapp
Por que é importante investir em tráfego pago?
Se você ainda não está convencido de que o tráfego pago conecta a sua loja de produtos naturais a clientes que já estão buscando pelos seus produtos online, confira outros benefícios:
Divulgar ações específicas
Como já mencionamos várias vezes aqui no blog, o investimento em marketing deve ser contínuo.
Afinal, todas as estratégias de marketing precisam de tempo para apresentarem resultados.
Contudo, para quem não possui a verba necessária para investir todo mês, é possível utilizar a mídia paga para ações específicas.
Por exemplo, no final do ano, é possível realizar promoções para a Black Friday, Natal e Queima de estoque no começo do ano.
Conseguir visibilidade mais rápido
O tráfego orgânico – quando as pessoas encontram seu site de forma espontânea, apenas pesquisando – funciona. Contudo, pode demorar muito para ele apresentar resultados.
Ao investir em tráfego pago, você aumenta a visibilidade sobre o seu negócio, que passa a ser mais reconhecido e atrair muito mais público das duas formas: paga e gratuita.
Leia também: Como fazer a divulgação de loja física
Ampliar a taxa de conversão
Se você já possui um site ou loja virtual e realiza vendas, pense que a taxa de conversão pode ser aumentada.
Ao utilizar termos e palavras-chaves que os clientes usam para buscar produtos que você vende, você os alcança de forma mais rápida e aumenta as chances de realizar vendas.
Afinal, ele já está em busca das suas mercadorias.
Leia também: Como criar um plano de marketing para a sua loja
Melhorar a reputação perante o Google
Quanto mais tráfego para o seu site, mais visibilidade para o seu site. Para o Google, significa que você tem credibilidade. Então, ele vai passar a ranquear melhor o seu site nas pesquisas.
Gostou do conteúdo? Esperamos que você tenha entendido porque investir em tráfego pago é importante para aumentar as vendas da sua loja.
Essa é uma estratégia de marketing que nós mesmos utilizamos aqui na Feijão Veneza. E pode ter certeza que outras grandes lojas de produtos naturais também utilizam.
Se você procura por mais conteúdos que podem ajudar o seu negócio a se organizar melhor e crescer, continue navegando pelo nosso blog.
Caso esteja procurando um novo fornecedor, conheça a nossa loja. O pedido mínimo é de R$300 e o frete é automático!
Conheça o nosso curso
Está com dificuldades para vender pelo Instagram? Te disseram que é preciso postar todos os dias e você não consegue? Não sabe como usar o marketing digital para aumentar as vendas da sua loja física?
Nosso especialista em marketing vai te dizer o que vai fazer seu negócio vender mais, crescer e ter uma boa reputação na internet nesse curso especial que preparamos para você.
Comentários