O início do ano é cheio de novas oportunidades, mas também de desafios. Enquanto novembro e dezembro trazem um aumento nas vendas, janeiro pode ser diferente, não é mesmo? Então, como vender mais nesse período?
Ao longo desses primeiros meses, a alternativa é ser criativo e focar na organização. Seja com um bom estoque ou criando promoções incríveis, a melhor estratégia é se planejar e não deixar o ritmo cair.
Além da chance de conquistar um público novo, não se esqueça de quem é fiel à sua loja. Ou seja, pense em todo mundo e atraia o máximo de clientes!
Para ajudar nessa missão, separamos várias dicas de ações para todo tipo de negócio, que ajudam a aumentar as vendas. Confira tudo a seguir!
1. Organize uma queima de estoque
Primeiramente, não se esqueça de que o começo do ano é o momento perfeito para reduzir estoques e renovar o mix de produtos. E a verdade é que todo início de novo ciclo é bom fazer isso!
Promover uma queima de estoque com descontos que chamam a atenção pode atrair consumidores que estão à procura de boas ofertas e vender mais em janeiro. Veja algumas dicas de como fazer isso na sua loja:
- Identifique os itens parados no estoque ou com menor giro;
- Crie campanhas atrativas como “É a última chance!” ou “Liquida de Verão”;
- Ofereça descontos para a entrega dos produtos, até mesmo frete grátis, se possível.
Outra estratégia é usar placas ou banners na loja física. Além disso, divulgue bastante nas redes sociais para aumentar o alcance.
2. Ofereça descontos progressivos
Quanto mais o cliente comprar, mais promoção vai ganhar! Essa estratégia é excelente para estimular as pessoas a gastarem mais. A ideia é simples: quanto maior o valor da compra, maior o desconto oferecido.
E o melhor: você vai conseguir vender mais para os clientes que já compram.
Você pode oferecer 10% de desconto nas compras acima de R$ 100,00 ou 20% naquelas acima de R$ 200,00. Esse tipo de ação ajuda a aumentar o ticket médio e motiva o cliente a incluir mais itens no carrinho. Aproveite os anúncios nas redes sociais para atrair um público segmentado.
3. Venda produtos da estação
Trabalhar com produtos que estão em alta devido à estação do ano é uma maneira de atrair clientes interessados e vender mais. Mas, como fazer isso?
No verão, ofereça itens que combinem com a época. Se trabalha com produtos naturais, por exemplo, foque nos alimentos que ficam em alta para emagrecer. Se trabalha com roupas, destaque as peças leves.
Outra ação é preparar vitrines temáticas ou postagens nas redes sociais destacando a utilidade dos produtos nessa época do ano.
4. Programe sorteios

Os sorteios são uma ótima forma de atrair novos clientes e até mesmo engajar os antigos. Além disso, ajudam a aumentar as interações nas redes sociais.
O primeiro passo para organizar é escolher um prêmio interessante, como um kit de produtos ou vale-compras. Depois, defina regras simples, como seguir o perfil da empresa, curtir a postagem e marcar amigos nos comentários.
Além disso, faça questão de divulgar a promoção com antecedência para gerar expectativa e alcançar o máximo de pessoas.
5. Crie kits de produtos
Montar kits é sempre uma estratégia muito eficiente para agregar valor à compra e incentivar os consumidores a levarem mais itens. Imagine um exemplo de “kit relaxamento”, que pode incluir chá de camomila, velas aromáticas e um difusor.
Como é um kit, ofereça um preço promocional. Destaque a economia que o cliente terá comprando os produtos combinados, como por exemplo:
- Kit Relaxante: De R$ 150 por R$ 75
- Kit Relaxante: Economize R$ 75!
- Kit Relaxante: Leve tudo e pague metade!
6. Treine bem a equipe
Não basta ter uma boa promoção, se o atendimento não faz a sua parte. Por isso, tire um tempo para treinar bem a sua equipe, principalmente para esclarecer as dúvidas dos clientes.
Muitas vezes, um bom atendimento faz o cliente comprar na sua loja mesmo encontrando o produto mais barato em outra. Sem dúvida, é um fator decisivo para vender mais!
7. Reative antigos clientes
Os clientes que já compraram com você no passado têm mais chances de retornar, especialmente se forem relembrados de sua marca. Então, o seu desafio é não deixar que eles se esqueçam da loja!
Uma boa dica é enviar e-mails ou mensagens personalizadas no WhatsApp anunciando novidades. Como esse cliente não compra há algum tempo, pode ser que ele esqueça ou não saiba o que tem de novo, por isso a sua tarefa é retomar esse contato.
Entretanto, cuidado para não exagerar nas mensagens!
8. Dê condições especiais para clientes recorrentes e antigos

Oferecer vantagens exclusivas para clientes fiéis é outra excelente forma de fortalecer o relacionamento e vender mais. Você pode enviar mensagens para quem já fez alguma compra na loja com um cupom de 15% de desconto, por exemplo.
Quando fizer isso, não se esqueça de deixar claro que a promoção é exclusiva para esses clientes. Essa é a melhor forma de eles se sentirem especiais e fazerem novas compras.
Outra ação é lançar novos produtos ou promoções primeiro para os clientes recorrentes e antigos. Assim, eles vão sentir que precisam comprar antes que acabe.
9. Flexibilize os pagamentos
Com o orçamento apertado no início do ano, oferecer mais opções de pagamento pode facilitar as compras. Confira algumas sugestões que você pode adotar na sua loja:
- Disponibilizar parcelamento sem juros;
- Oferecer desconto para pagamentos à vista
- Aceitar mais bandeiras de cartão ou PIX.
Deixe as condições de pagamento bem visíveis no ponto de venda e nos canais digitais. Assim, você atrai mais clientes que buscam por essas facilidades!
10. Defina datas promocionais
Criar eventos promocionais em dias específicos ajuda a gerar senso de urgência nos clientes. Veja alguns exemplos:
- “Semana da Economia” com descontos progressivos;
- “Dia do Cliente VIP” com condições exclusivas;
- Semana de aniversário da loja, com descontos e novidades.
O ideal é ter um calendário já planejado para cada semestre, pois assim você consegue divulgar com antecedência.
11. Invista na divulgação de produtos e serviços
Hoje em dia, você não pode contar somente com a divulgação “espontânea”, que é aquela sem necessidade de investimento. Divulgar a sua loja, as novidades e promoções é fundamental para aumentar as vendas e conquistar novos clientes.
Portanto, a dica é já separar uma verba no mês para investir em anúncios nas redes sociais, mesmo que seja um valor baixo para começar. Aproveite para usar outros canais, como e-mail e WhatsApp, mas sempre com a permissão do cliente.
Foque em mensagens que transmitam urgência, como “Aproveite hoje mesmo!” ou “Últimos dias para garantir!”.
12. Compre um e leve outro pela metade do preço
Promoções do tipo “pague menos pelo segundo item” são excelentes para estimular que as pessoas comprem mais e aumentar as vendas. O lado positivo é que alguém que já estava precisando comprar algo vai ficar com mais vontade de adicionar outro item graças à promoção.
Use essa estratégia para itens com boa margem de lucro. Dessa forma, você consegue equilibrar as finanças no final do mês.
13. Frete grátis
Oferecer frete grátis pode ser um diferencial decisivo, especialmente para compras online ou pelo WhatsApp. Você pode fazer isso dar certo na sua loja com alguns cuidados:
- Estabeleça um valor mínimo para ativar o frete grátis;
- Promova a oferta como um benefício exclusivo;
- Combine com outras estratégias, como kits ou descontos progressivos, para aumentar o ticket médio.
14. Promoções relâmpago
Promova descontos de curta duração para criar senso de urgência e impulsionar as vendas. Nesse caso, mesmo quando alguém não estava pensando em comprar, pode mudar de ideia porque sabe que não terá outra oportunidade tão boa.
Você pode criar uma promoção anunciando “50% de desconto nas próximas 2 horas!”, por exemplo. Uma boa dica é usar contadores regressivos nas redes sociais para gerar mais engajamento.
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