Um bom controle financeiro empresarial é uma das chaves principais para obter sucesso com a sua loja de produtos naturais.
Afinal, ter uma boa saúde financeira é fundamental para a consolidação e crescimento do negócio.
Seja qual for o seu objetivo para a sua loja, todo o caminho precisa ser traçado e acompanhado. E para alcançá-lo, a empresa precisa entender bem suas finanças para não se endividar e acabar vendo seu sonho se transformar em um pesadelo.
Para te auxiliar, nós preparamos um guia com tudo o que você deve fazer para ter um bom controle financeiro empresarial. Acompanhe.
Faça o controle de fluxo de caixa

O fluxo de caixa precisa ser acompanhado diariamente, ou no mínimo semanalmente para garantir que a loja tenha recursos o suficiente para continuar funcionando de maneira saudável, evitando o endividamento.
Esse controle precisa ser feito de forma frequente, pois é a partir dele que será possível identificar algum problema financeiro, como a falta de dinheiro para pagar algum fornecedor.
E quanto mais cedo essa falha for percebida, melhor.
Se você deseja saber mais sobre o que é fluxo de caixa e qual é sua importância, confira neste outro artigo.
Registre todas as movimentações financeiras
Para que o controle financeiro da empresa seja realmente eficiente, é preciso que todas as movimentações sejam registradas, independente do valor.
Essas informações não só permitirão que você tenha uma visão ampla sobre a saúde financeira do seu negócio, como te ajudará a saber qual é o máximo de parcelamento que você pode oferecer aos seus clientes e se será necessário negociar com os fornecedores, por exemplo.
Afinal, é preciso ter dinheiro no caixa para pagar as contas.
Classifique seus custos e receitas
Depois te ter registrado todas as entradas e saídas no seu controle financeiro empresarial, é preciso classificar os seus custos em fixo ou variável.
Para saber o que é custo fixo e variável, consulte este outro artigo.
Depois, é necessário organizar também os seus ganhos. Separe-os entre compras à vista e no crédito. Neste último, adicione uma categoria de parcelamentos.
Dessa forma, você consegue conciliar as datas de pagamentos de contas com o recebimento das vendas que você realizou.
Mantenha uma reserva

Imprevistos acontecem e nenhum controle financeiro de empresa é capaz de evitá-los, mas é possível estar preparado para quando eles acontecerem.
E os acontecimentos não planejados podem vir de diferentes formas; um computador quebrado, um fornecedor que fechou as portas, algum produto que precisou de uma reposição de última hora…
Se a sua loja de produtos naturais não possui uma reserva, qualquer um desses eventos podem ocasionar em um prejuízo sério para as suas finanças e pode ser difícil conseguir se recuperar.
Portanto, criar uma reserva de capital é essencial para garantir o futuro do seu negócio. Mas, atenção! Essa “poupança” deve ser feita apenas com o dinheiro que sobra, para não atrapalhar o fluxo de caixa.
Crie um orçamento
Depois de registrar todas as movimentações e classificá-las, além de ter separado os custos entre fixos e variáveis já será possível ter uma média de gastos e de recebimentos.
É a partir dessas informações que você deve criar um orçamento mensal, semestral e anual.
Esse orçamento será o seu principal guia em relação ao planejamento da sua loja de produtos naturais.
Ao analisá-lo você saberá quando é preciso investir em marketing, reduzir os custos, ou até mesmo começar a pensar em expansão.
Separe o dinheiro da empresa
Se você tem dúvidas em relação a como separar o dinheiro da empresa, saiba que o jeito mais fácil de fazer isso é definir um salário fixo para você e determinar o período de reajuste.
Para que a sua loja de produtos naturais cresça, o ideal é que o reajuste seja apenas anual. E sob nenhuma hipótese você deve aumentar o seu salário.
Assim, é possível fazer o caixa da empresa, que terá papel fundamental em caso de imprevistos ou para que a empresa cresça, como já mencionamos.
Determine a necessidade de capital de giro
Cada loja tem seu próprio ciclo de financeiro que se inicia quando o pagamento aos fornecedores é realizado e termina quando o valor das vendas é recebido.
Nesse intervalo de tempo, a empresa precisa ter um capital de giro para funcionar. Seja para pagar contas, funcionários, ter caixa, repor estoque…
Para definir o quanto você precisa ter de capital de giro, basta multiplicar os dias do seu ciclo financeiro pela média diária de custos da sua loja.
Controle bem o estoque

Para que o seu controle financeiro empresarial realmente traga resultados, é essencial incluir o gerenciamento de estoque na conta.
Isso porque, nós sabemos melhor do que ninguém que estoque parado é dinheiro que você está deixando de ganhar.
Além disso, se o cliente quer comprar um produto específico que está em falta, são vendas que você está deixando de realizar.
E os produtos encalhados ainda ocupam um espaço que poderia estar sendo aproveitado pelos campeões em venda.
Isso, sem contar as perdas que ocorrem por passar do vencimento ou estragarem por algum outro motivo. Tudo isso é perda de recurso que poderia estar sendo usado para investir na sua empresa.
Se você quer saber como realizar uma boa gestão de estoque, confira neste outro artigo.
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O objetivo deste blog é justamente ajudar você, dono de um empório ou loja de produtos naturais a alcançar o sucesso, então, é importante para nós sabermos se o conteúdo está sendo útil para vocês.
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