O açúcar demerara tem conquistado espaço na cozinha de quem busca alternativas mais saudáveis ao açúcar refinado. Mas o que exatamente é o açúcar demerara e por que ele se tornou tão popular?
Aproveite este artigo para descobrir a origem do açúcar demerara, a sua origem, como é produzido, seus benefícios e se é realmente melhor que a versão refinada!
Origem do açúcar demerara
O açúcar demerara tem esse nome devido à região de Demerara, na Guiana, onde foi produzido pela primeira vez. Hoje, ele é fabricado em diversos países produtores de cana-de-açúcar, incluindo Brasil e Índia.
Ele é produzido a partir da cana e se origina pela extração do caldo, seguido de fervura para concentrar o líquido e formar cristais. Porém, diferente do açúcar refinado, ele não passa por processos químicos de branqueamento nem recebe aditivos artificiais.
O resultado é um açúcar de cristais grandes, de cor dourada e um leve sabor de melaço, que mantém parte dos nutrientes da cana.
Benefícios do açúcar demerara
O açúcar demerara oferece alguns benefícios em comparação ao açúcar refinado, principalmente por ser menos processado. Embora ainda seja uma fonte de sacarose, ele contém pequenas quantidades de minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio, que são removidos no processo de refinamento do açúcar branco.
Veja outras características que ajudam a saúde:
- Menor impacto no índice glicêmico (IG) em comparação ao açúcar refinado, causando um aumento mais gradual da glicose no sangue para manter níveis de energia mais estáveis.
- Sabor mais intenso e complexo, com notas de caramelo, o que permite usar menores quantidades para ter o mesmo efeito adoçante e consumir menos açúcar na dieta.
- Não contém aditivos químicos, como corantes ou agentes branqueadores que são comuns no açúcar branco.
Açúcar demerara x Açúcar refinado: qual é o melhor?

Sem dúvida, o açúcar demerara é uma opção mais saudável que o açúcar reginaldo. A principal vantagem é a presença de minerais residuais e a ausência de aditivos químicos.
Porém, ambos têm as mesmas calorias. A diferença é que o sabor do demerara é mais forte, por isso você vai acabar usando menos, sendo ótimo para se alimentar de forma mais saudável.
Contraindicações
Assim como outros tipos de açúcar, o demerara deve ser consumido com atenção por pessoas com diabetes ou resistência à insulina. Além disso, não se esqueça de que o consumo excessivo de qualquer tipo de açúcar está associado a riscos para a saúde, como obesidade, cáries dentárias, problemas metabólicos e doenças cardiovasculares.
Como usar o açúcar demerara
O açúcar demerara pode ser ideal para várias receitas. Seu sabor levemente caramelizado combina bem com cafés, chás, sucos e vitaminas. Ele também é excelente para receitas de bolos, tortas, pães e biscoitos, especialmente aqueles que pedem um toque rústico.
Devido aos seus cristais maiores, o demerara é ideal para decorar a superfície de doces e sobremesas para dar uma textura crocante. Em pratos salgados, pode ser usado para equilibrar molhos barbecue, marinadas e até em preparações com toque agridoce.
Compre açúcar demerara no atacado na Veneza
Compre açúcar demerara no atacado na Distribuidora Feijão Veneza.
Uma resposta
Muito bem explicado, objetivo é direto sem enrolação. Parabéns Elisabth Wagner