Abrir um empório de produtos naturais pode ser um bom negócio se toda a estrutura por trás for bem planejada e as ações forem realizadas de forma eficiente.
Nesse sentido, para alcançar os resultados desejados, é preciso se atentar a diversos pontos. Desde os fornecedores que prestarão serviço até a organização dos produtos na loja.
E foi pensando em auxiliar você, empresário ou empreendedor, que nós separamos dicas fundamentais sobre como abrir um empório, como administrá-lo, divulgá-lo e quais produtos oferecer.
Acompanhe o artigo até o final.
Quais produtos um empório deve oferecer?
Um empório é um estabelecimento varejista que comercializa produtos alimentícios de duas formas: a granel ou atacado.
No entanto, ele se diferencia bastante de um mercado, pois a grande maioria dos produtos oferecidos são naturais e não industrializados.
Portanto, o foco do empório deve ser em vender um estilo de vida saudável. Nesse sentido, os produtos comercializados devem ser chás, frutas desidratadas, embutidos, geleias, itens artesanais, grãos, dentre outros.
Alguns dos produtos que não devem faltar no empório são:
- Amendoim;
- Amêndoa;
- Castanha de caju;
- Castanha-do-pará;
- Nozes;
- Avelã;
- Grão-de-bico;
- Soja;
- Frutas secas;
- Biscoitos e bolachas como cookies de aveia e de linhaça;
- Farinhas e grãos, como quinoa, amaranto, farinha de amêndoa;
- Cereais: aveia em flocos, granola;
- Sementes: chia, girassol, linhaça.
Leia também: Produtos naturais mais vendidos: Veja o top 10
Como administrar um empório?
Como vimos no tópico anterior, possuir uma grande variedade de produtos é um dos fatores fundamentais para abrir um empório.
Portanto, é preciso ter muita organização e uma estrutura bem definida para fazer tudo funcionar de forma eficiente e que gere lucro.
Nisso, entram o controle de estoque e a importância de escolher bem os seus fornecedores.
Controle de estoque
O controle ou gestão de estoque é um processo que garante que a loja possua sempre uma quantidade ideal de mercadorias para a comercialização. Ou seja, evita a falta e também o excesso de produtos.
Um controle de estoque eficiente consegue não apenas prevenir de certa forma a demanda para os próximos meses, como também evitar a perda de produtos, que podem estragar se a compra for excessiva, gerando prejuízo financeiro à empresa.
Além disso, também afeta diretamente na satisfação do cliente. Isso porque, quando a loja não possui o produto desejado, ela pode não só perder a venda como também perder um cliente que poderia ser fidelizado posteriormente.
Outro ponto a se destacar, são as entregas. Ao ter uma disponibilidade de itens no estoque sempre alta, o fluxo da logística segue como planejado, evitando atrasos e por consequência, a insatisfação dos clientes.
No entanto, a eficiência das entregas depende também de outro setor: ter bons fornecedores.
Leia também: Gestão de estoque para sua loja de produtos naturais
Fornecedores
Na hora de abrir um empório, é preciso ser extremamente criterioso na escolha dos fornecedores.
Isso porque, eles têm grande impacto em toda a logística da loja. Afinal, você vai depender deles para realizar as entregas em dia e para manter o estoque em ordem.
Por isso, pesquise bastante sobre as empresas. Avalie sua credibilidade, averigue a possibilidade de eles responderem com agilidade em casos de demandas de última hora e teste o cumprimento de prazos.
Em caso de parcerias com lojas importadoras, verifique também a procedência dos produtos, pesquise sobre os fabricantes.
Além disso, ao selecionar fornecedores de produtos orgânicos, certifique-se que os itens não são expostos a fertilizantes inorgânicos e agrotóxicos.
Vendas e merchandising: organize bem e conheça os produtos
Com a estrutura interna bem organizada e os parceiros escolhidos, é hora de pensar na disposição dos produtos na loja e elaborar uma estratégia de vendas.
Geralmente, há dois motivos que levam as pessoas a procurarem por um empório: adquirir uma alimentação mais saudável, seja para emagrecer, para melhorar a performance física ou apenas para cuidar da saúde, ou ainda para buscar produtos específicos e bem selecionados.
Nesse sentido, é preciso explorar bem essas motivações. E para fazer isso de forma convincente, é necessário conhecer bem os produtos que você está oferecendo e os benefícios que eles possui.
Por exemplo, ao saber que um cliente está procurando produtos para emagrecer, ofereça diversas opções e, se possível, monte um kit e dê conselhos sobre como consumi-lo. O mesmo funciona para quem deseja ganhar massa muscular ou se adaptar a uma alimentação mais saudável.
Ao planejar a disposição dos itens, faça o mesmo. Posicione produtos com a mesma função ou que de certa forma se complementam, próximos uns aos outros. Por exemplo, coloque geleias, cremes, pastas próximo à sessão de biscoitos e bolachas.
Outra dica importante é posicionar os produtos de grande saída na altura dos olhos do consumidor na prateleira, ou também próximo ao caixa.
Leia também: Layout de loja: o que mudar para atrair mais clientes
Como divulgar o meu empório?
Os principais fatores para abrir um empório já foram bem definidos e planejados, agora é hora de atrair os clientes para a loja. Para isso, serão utilizados dois canais diferentes: offline e online.
Offline
Uma das questões primordiais para a venda física e para a divulgação da loja no modo offline é a sua localização.
Nesse sentido, o ponto ideal é aquele que é de fácil acesso e está ou próximo a um bairro, ou possui em seu entorno muitos outros comércios.
Também é preciso se atentar a detalhes como estacionamento no local ou em algum lugar próximo (e de preferência que seja possível realizar uma parceria). Atente-se também para o local onde será realizado a carga e descarga. Quanto mais próximo da loja, menos riscos de os produtos serem danificados.
Leia também: Como fazer a divulgação de loja física
Online
Ao abrir um empório, a maior parte dos esforços para a divulgação do negócio deve ocorrer no online.
Isso porque, é onde se concentra o maior número de potenciais clientes e também onde há mais possibilidade de crescer e expandir o negócio. No ambiente online, há quatro modos principais de realizar a divulgação do seu empório:
Redes sociais
Faça perfis para o seu empório em redes sociais como Instagram e Facebook. Essas duas plataformas não só atuam como uma grande vitrine, como também ajudam na construção da sua credibilidade online e educam sua audiência em relação ao benefício e a qualidade dos seus produtos.
Quer saber mais sobre o que fazer para vender no Instagram? Acesse nosso e-book:
Marketplaces
Não possui a grana necessária para investir em um e-commerce próprio? Utilize de marketplaces como Mercado Livre, Carrefour, Magazine Luiza, Amazon e até mesmo os aplicativos como ifood, Rappi, Uber Eats e semelhantes para vender os seus produtos.
Leia também: Tipos de Marketplace: qual é o melhor para a sua loja?
Atendimento via whatsapp
Segundo uma pesquisa da Hi Platform, o WhatsApp ficou na frente de outros canais como telefone, com 64% de relevância durante a venda e também no pós-venda.
Portanto, oferecer atendimento via Whatsapp para os seus clientes é fundamental para alavancar as vendas.
Leia também: 9 dicas práticas de como vender pelo Whatsapp
Anúncios online
Outro modo de realizar as primeiras vendas após abrir o empório, é investindo em anúncios online.
Por meio do Google Ads, por exemplo, é possível direcionar a sua publicidade para um público específico, que já está à procura do produto que você vende. Dessa forma, as chances de conversão aumentam consideravelmente.
Pronto, agora você já sabe o básico sobre como abrir um empório e gerar as primeiras vendas. Quer mais conteúdos sobre como gerenciar uma loja e estratégias para alcançar resultados financeiros? Acompanhe nosso blog.
Toda semana teremos um artigo pensado em ajudar você empreendedor a alavancar seu negócio.
E não deixe de conhecer a nossa loja virtual. Lá você encontra produtos naturais de qualidade no atacado.
Conheça o nosso curso
Está com dificuldades para vender pelo Instagram? Te disseram que é preciso postar todos os dias e você não consegue? Não sabe como usar o marketing digital para aumentar as vendas da sua loja física?
Nosso especialista em marketing vai te dizer o que vai fazer seu negócio vender mais, crescer e ter uma boa reputação na internet nesse curso especial que preparamos para você.
Comentários