As vendas na sua loja de produtos naturais estão baixas? Pois, saiba que o problema pode estar na disposição das mercadorias. Sim, isso mesmo!
Muitos empreendedores não sabem que o layout de loja é uma das principais ferramentas para melhorar a experiência do cliente na loja física. Afinal, é preciso fazer com que o consumidor goste de ir até o seu estabelecimento e se sinta confortável nele.
Dessa forma, ele sempre estará voltando para comprar mais. Caso contrário, não tem porque ele frequentar o seu ponto comercial.
Então, quer saber como melhorar o layout da sua loja e atrair mais clientes? Acompanhe.
O que é Layout de Loja?
O layout de loja refere-se a forma como o espaço físico do seu ponto comercial é utilizado. Portanto, inclui:
- O modo de acesso do cliente a loja;
- Local de estoque;
- Distribuição de gôndolas e prateleiras;
- Vitrine;
- Disposição das mercadorias.
Por que é importante?
Como mencionamos no começo do artigo, é muito importante que o cliente se sinta bem no ambiente comercial para que ele o frequente mais.
Afinal, ao contrário do que muitos pensam, o objetivo do ponto comercial não é apenas o de vender, mas também de melhorar a experiência do consumidor, para que assim, seja possível fidelizá-lo.
Além disso, o layout de loja também tem como missão, reforçar a identidade da marca e garantir que essa imagem seja positiva para os consumidores. Assim, o desejo de compra é despertado, o que, por consequência, aumenta o lucro.
Portanto, além de se preocupar em oferecer os melhores produtos naturais, com preços competitivos, realizar promoções e investir em marketing, comerciante também deve pensar em como tornar o seu estabelecimento um ambiente mais acolhedor.
Quer saber como? Confira nossas dicas a seguir.
Dicas para melhorar o layout de loja
Faça uma boa divisão dos setores
Um dos fatores mais importantes no layout de uma loja é a divisão eficiente dos setores. Afinal, o acesso às mercadorias devem ser facilitado e intuitivo. Assim, caso o cliente esteja a procura de algo especifico, ele saberá exatamente aonde ir.
Caso ele tenha que perguntar onde fica tal produto ou procurar, ele pode acabar desistindo de comprar.
Portanto, agrupe as mercadorias que pertencem a uma mesma categoria e se possível, sinalize no começo dos corredores o que o cliente vai encontrar ali.
Cross merchandising
Você já deve ter percebido que geralmente, alguns produtos naturais são comprados em conjuntos. Por exemplo, se o cliente está querendo emagrecer, provavelmente ele vai adquirir alguns chás, junto com chia e quinoa.
Então, porque não aproveitar essa oportunidade? Para isso, coloque essas mercadorias próximas uma das outras, assim, você tem chance de aumentar o seu ticket médio.
Coloque alguns itens perto da porta
Uma das formas de chamar o cliente para entrar na sua loja é colocando alguns itens perto da porta que estimulem essa ação.
Nesse sentido, escolha os itens que são mais vendidos, aqueles que estão em promoção ou alguma novidade.
Capriche na vitrine da loja
A vitrine é muito importante para o layout da loja. Na maioria das vezes, ela vai ser o fator decisivo para o cliente entrar ou não. Por isso, ela precisa ser atrativa.
Então, além de mantê-la sempre limpa, bem organizada e dividida, é preciso pensar em quais mercadorias serão expostas.
Além dos produtos mais vendidos, faça também combinações de itens, produtos que fogem do comum e aqueles que tem uma embalagem bonita e chamativa.
Outro ponto importante, é caprichar na decoração em datas comemorativas, como Natal, Black Friday, Páscoa, dentre outros.
Faça mudanças periódicas
Clientes gostam de novidades, isso todo mundo já sabe. Mas, isso vale também para o layout de loja.
Claro que, lojas pequenas não vão conseguir ficar mudando todo o layout com frequência, mas, se possível mude pelo menos 1x ao ano.
Mudanças menores, como colocar algum produto em destaque por ser novidade ou por estar em promoção podem ocorrer de forma mais frequente.
Isso é importante porque ao notar que algo mudou, os consumidores ficarão curiosos e entrarão na loja para conferir.
Além disso, dá uma sensação de renovação, o que faz o cliente se sentir bem.
Deixe a circulação fluida
Outro ponto importantíssimo na montagem do layout de loja é manter a circulação dos clientes fluída, com espaço e sem obstáculos.
Afinal, não esse ponto não se refere apenas a oferecer a melhor experiência, como também demonstra uma preocupação com os clientes que possuem problemas de mobilidade.
Inclusive, isso vale também para o espaço reservado para as filas no caixa. Um local muito apertado, onde as pessoas ficam muito próximas umas das outras é incômodo, principalmente em momento de crise da covid-19 e da gripe influenza.
Iluminação
Outro ponto importante no layout de loja é a iluminação. Mas, apesar de lugares iluminados serem mais bem vistos, principalmente porque passam uma imagem de limpeza, cuidado para a luz não ser forte demais.
Isso porque, elas podem causar dor de cabeça em muitos clientes, o que fará com que eles queiram sair o mais rápido possível do seu estabelecimento.
Balcão
O espaço perto do caixa tende a ser esquecido, mas não deve. Esse é um espaço muito importante para estimular a compra por impulso.
Isso porque, o cliente passará um certo tempo encarando os produtos. Então, separe produtos mais baratos e com apelo maior, como doces, balas, petiscos, dentre outros.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe com quem também precise dessas informações para atrair mais clientes para a loja de produtos naturais.
Conheça o nosso curso
Está com dificuldades para vender pelo Instagram? Te disseram que é preciso postar todos os dias e você não consegue? Não sabe como usar o marketing digital para aumentar as vendas da sua loja física?
Nosso especialista em marketing vai te dizer o que vai fazer seu negócio vender mais, crescer e ter uma boa reputação na internet nesse curso especial que preparamos para você.
Comentários