Nos últimos anos, o brasileiro vem demonstrando um interesse maior em adquirir hábitos mais saudáveis, inclusive no que se refere a alimentação. E é justamente por isso que uma loja de produtos naturais se mostra como um bom investimento.
Segundo uma pesquisa global encomendada pela Herbalife Nutrition e realizada pela OnePoll, 47% dos brasileiros afirmaram tomar consciência sobre a necessidade de adotar novos hábitos alimentares.
Mas, esses novos hábitos que vêm surgindo, vão muito além de incluir o consumo de saladas, legumes, verduras e frutas. É o que indica um relatório global da Mintel, o “Global Food and Drink Trends 2021”, que prevê uma tendência em que formulações inovadoras de alimentos e bebidas poderão oferecer soluções para o bem-estar mental e emocional dos consumidores, além dos nutricionais.
Ou seja, as pessoas irão cada vez mais em busca de produtos que possam conceder benefícios como relaxamento, aumento na concentração, dentre outros.
Nesse sentido, comercializar produtos que concedam esses efeitos ou possuam o intuito de fornecer nutrientes necessários para uma alimentação mais saudável é uma ótima oportunidade.
Pensando nisso, nós reunimos neste artigo, todas as informações necessárias para você, empreendedor, que está pensando em como montar uma loja de produtos naturais. Acompanhe.
Planejamento e plano de negócios
O primeiro passo para montar uma loja de produtos naturais não é abrir um CNPJ, alugar o local ou abrir um perfil em uma rede social.
A primeira coisa a se fazer é fazer um planejamento sólido. Ou seja, um plano de negócios para traçar o perfil do seu público alvo, definir os produtos que serão oferecidos, dentre outros pontos fundamentais para o sucesso da sua loja.
Nesse sentido, um plano de negócios possui 6 pilares. São eles:
- Análise de mercado: defina seu público-alvo, seus concorrentes, fornecedores e quais produtos serão oferecidos. Lembrando que, é muito importante que o público e a mercadoria comercializada esteja em harmonia. Ou seja, se os seus clientes forem classe C, não adianta oferecer itens caros, de ticket médio alto;
- Plano de marketing: Como será a divulgação dos seus produtos? Qual o valor dele? Aqui, é extremamente importante conhecer a fundo os itens comercializados, para que os benefícios fornecidos por eles tornem-se argumentos de venda sólidos;
- Plano operacional: defina a estrutura da sua empresa. Ou seja; local, equipamentos, instalações físicas, número de funcionários, capacidade de atendimento e armazenamento;
- Plano financeiro: nesta etapa, o empreendedor deve não apenas definir o quanto será investido para montar a loja natural, como também estimar os custos iniciais, as despesas fixas que terá, a receita esperada, o fluxo de caixa, o capital de giro e o lucro estimado;
- Análise de Cenários e Análise Estratégica: nesta etapa, o empreendedor precisa estabelecer possíveis cenários (otimistas e pessimistas) e definir a estratégia para cada um deles. Por exemplo, o que fazer se a empresa vender mais que o esperado? Ou então, o que fazer diante da alta nos preços dos produtos?
É importante ressaltar que, o plano de negócios é considerado uma ferramenta de gestão. Por isso, é fundamental que ele seja revisado periodicamente. Até porque, surgem novos cenários e as estratégias precisam ser atualizadas para que a empresa não seja surpreendida.
Outros pontos que precisam ser considerados ao montar um plano de negócios para a loja de produtos naturais:
- Os recursos financeiros que serão destinados ao marketing, a compra de equipamentos e produtos, e também com a estrutura do local devem ser vistos como investimento e não como gasto;
- Ao definir os itens que serão comercializados, liste os produtos obrigatórios e os opcionais. Nesse sentido, existe um top 10 de produtos mais vendidos em lojas de produtos naturais. Confira neste artigo.
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A venda de produtos naturais é um bom negócio?
Fornecedores
A escolha dos fornecedores é muito importante ao montar uma loja de produtos naturais. Isso porque, caso ocorra atrasos nas entregas, você pode perder vendas e clientes, além de afetar a credibilidade da loja.
Além disso, é preciso averiguar antes se os parceiros escolhidos possuem uma demanda escalável. Ou seja, caso aconteça de você vender mais que o esperado em um mês, eles ainda assim, conseguiriam te atender?
Outras questões que devem ser observadas são a sustentabilidade e a procedência de alimentos veganos e orgânicos. Afinal, é preciso ter certeza que o que está sendo oferecido é o que foi prometido, para evitar a perda de clientes e até um processo legal.
Em suma, ao escolher um fornecedor para a sua loja de produtos naturais, atente-se a:
- Distância física entre ele e a sua loja, pois esse fator precisa ser considerado na sua gestão de estoque e nos prazos de entrega;
- Custo do frete, pois altera o preço do produto para o consumidor final;
- Qualidade da mercadoria;
- Capacidade de fornecimento;
- Preços e prazos;
- Forma de entrega e de pagamento.
Leia também: Como fazer o controle financeiro empresarial
Informação é poder: softwares de gestão e afins
Montar uma loja de produtos naturais exige muita organização administrativa. Isso porque, são muitos números e processos que precisam ser registrados adequadamente para que a empresa consiga identificar com clareza seus ganhos e suas despesas, como também prestar contas às entidades governamentais.
Nesse sentido, pode ser uma tarefa complicada dar conta de tudo sozinho. Até porque, a lista de afazeres é extensa. Por exemplo:
- Realizar o controle de mercadorias: entrada, saída, fazer novos pedidos, atentar-se aos prazos de validade;
- Controlar as taxas de serviço, impostos, preços dos fretes;
- Registrar dados sobre o faturamento, despesas, vendas, fazer a gestão do caixa, do salário dos funcionários, direitos trabalhistas, e controlar a conta corrente PJ;
- Emissão de boletos, pedidos e notas fiscais;
- Elaborar relatórios sobre o faturamento da loja mês a mês para acompanhar a evolução e definir novas estratégias.
Ou seja, é muita coisa. Por isso, o ideal é investir em ferramentas de gestão e em softwares para que boa parte desses afazeres seja automatizado.
Até porque, mercadoria parada no estoque é prejuízo e ainda corre o risco de sofrer avarias.
Nesse sentido, já existem no mercado inúmeras soluções de softwares especializados no ramo de lojas naturais, como o Gestor Loja, o Sistema Sage Start e o NEX.
Portanto, incluir um sistema de gestão na relação de despesas fixas é fundamental para que a loja cresça financeiramente saudável e com processos bem definidos e organizados.
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A importância dos vendedores consultores em sua loja
Na loja física, é extremamente importante capacitar e treinar seus vendedores para que eles conheçam bem os produtos que são oferecidos na sua loja de produtos naturais.
Isso porque, além dos argumentos de venda se tornarem mais convincentes ao saberem todos os benefícios dos itens, eles podem fazer sugestões que complementam o que o cliente está comprando, ou ainda, recomendar outros produtos que tenham o mesmo objetivo.
Em resumo, a probabilidade das vendas e do ticket médio aumentar, é potencializada ao possuir um consultor-vendedor.
Além do mais, é preciso considerar aqueles consumidores que entram em uma loja natural sem saber ao certo o que comprar ou que possuem muitas dúvidas em relação à alguma mercadoria.
Nesse sentido, ter alguém que possa auxiliá-lo é fundamental para converter o interesse em vendas.
Outro ponto importante é educar os vendedores e oferecer produtos que além de naturais, correspondam a uma série de limitações alimentares, como: sem glúten, lactose, gorduras, sódio, conservantes, dentre outros.
Assim como também é importante oferecer na sua loja de produtos naturais, itens integrais, orgânicos, vegetarianos e veganos.
Leia também: Plano de negócios para loja de produtos naturais: 7 passos
Marketing on e offline
Ao começar a pensar em como montar uma loja de produtos naturais, o marketing é essencial para a divulgação do negócio e para a obtenção de clientes. Nesse sentido, existem algumas ações que podem ser realizadas para aumentar as chances de venda. Confira a seguir.
Offline
Um dos principais pilares do marketing offline é a localização da sua loja de produtos naturais.
Portanto, antes de definir onde será o espaço físico, verifique se o local possui uma boa circulação de pessoas, se é seguro e se a estrutura física comporta a carga e descarga de mercadorias, por exemplo.
Outro ponto que merece uma atenção especial é o quanto a sua loja está próxima de grandes avenidas, pois isso impacta diretamente no preço do frete.
Já em relação a estrutura física, alguns cuidados são:
- Ao organizar o display de produtos, pense estrategicamente. Coloque os que mais vendem na altura dos olhos do consumidor ou próximo ao caixa. Agrupe as mercadorias que fornecem os mesmos benefícios ou que de alguma forma se complementam;
- Mantenha a loja sempre bem iluminada. Lugares escuros passam a impressão de sujos;
- Atente-se a temperatura do ambiente. Não apenas para a conservação das mercadorias, mas também o para conforto do cliente.
Leia também: Gestão de estoque para sua loja de produtos naturais
Online
Já o marketing online é um pouco mais complexo. Aqui, o ideal é, assim que possível, contar com uma agência para te orientar sobre as melhores formas de divulgar o seu negócio e investir para atrair novos clientes.
No online, as ações fundamentais são:
- Realize atendimento via whatsapp. A maioria dos clientes não utiliza mais telefone e o aplicativo tem se mostrado ser um excelente canal de vendas;
- Crie perfis no Instagram e no Facebook e utilize-os como vitrine dos seus produtos. Também destaque os benefícios destes para a saúde;
- Comece disponibilizando seus produtos em marketplaces conhecidos como Amazon, Magazine Luiza, Carrefour e criando perfil em aplicativos como Ifood;
- Assim que possível invista em anúncios pagos do Google, pois ele direciona os clientes que estão especificamente buscando pelos produtos que você vende para a sua loja.
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Agora que você já sabe como montar uma loja de produtos naturais do zero e o que fazer para gerar as primeiras vendas, é hora de elaborar o plano de negócios e colocar tudo em ação.
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