Sua loja possui um planejamento financeiro empresarial?
Cuidar da parte financeira é essencial para o crescimento e sustento do seu negócio. E, com um mercado cada vez mais competitivo, é preciso utilizar todos os recursos disponíveis para gerenciar os custos e aumentar os lucros.E uma dessas ferramentas é o planejamento financeiro.
Se a sua loja de produtos naturais não possui um, esse é o momento para fazer um balanço geral das suas finanças, definir as metas ou revisá-las.
Neste artigo, você vai entender o que é um planejamento financeiro e como montar um. Acompanhe!
O que é um planejamento financeiro?
Um planejamento financeiro é uma análise geral dos seus recursos monetários, A partir dele, é possível visualizar de forma mais clara, como o seu orçamento está sendo gasto e quais despesas podem ser cortadas para aumentar o lucro.
Além disso, o plano financeiro também permite identificar possibilidades de investimento em marketing e publicidade para estimular as vendas em datas especiais, como Natal, Black Friday, entre outros.
Saber com exatidão, quais são os custos para funcionar durante todo o ano e como está seu orçamento te dará mais segurança para investir e como consequência, estimulará o crescimento do seu negócio.
Saiba mais: Controle financeiro empresarial: como fazer
Como fazer um bom planejamento financeiro empresarial?
Agora que você já sabe o que é planejamento financeiro empresarial e, porque ele é importante, vamos às etapas para fazer o da sua loja. Confira:
#1 Faça uma análise geral da situação
O primeiro passo para fazer o plano financeiro é fazer uma análise geral do seu negócio. Para isso:
- Avalie a concorrência (saiba como neste outro artigo);
- Elenque os pontos fortes da sua loja: o que funciona bem, qual o motivo que leva seus clientes voltarem a comprar ou elogiar seu negócio?
- Liste as oportunidades: quais são as suas metas? Existe algum produto, serviço ou benefício que os concorrentes não oferecem e a sua loja poderia oferecer?
- Identifique as fraquezas: quais setores da sua loja podem ter melhorias?
Essa primeira análise vai te dar uma visão mais estratégica do seu negócio. Você vai ter mais clareza sobre o que pode ser enfatizado pelo marketing (forças) e o que precisa melhorar para poder crescer.
#2 Levante todos os custos e despesas
O segundo passo do plano financeiro empresarial é levantar todas as despesas.
Primeiro, liste os custos fixos, como aluguel e assinatura de serviços. Depois, enumere as despesas flexíveis, como taxas de maquininha e cartão, impostos e frete.
Então, defina quanto você precisa ter no caixa mensalmente para pagar as contas. É importante deixar uma margem caso ocorra algum aumento.
É importante lembrar que as despesas a serem levantadas são apenas as relacionadas a sua loja e não as suas pessoais.
Portanto, defina um salário fixo para você todo mês e o restante, deixe no caixa da loja. Esse montante é o que vai ser utilizado para investir no crescimento do seu negócio.
Saiba mais: O que é custo variável e fixo?
#3 Realize a previsão de diferentes cenários
Com todos os custos listados, fica mais fácil determinar o orçamento mínimo para continuar funcionando e visualizar o que sobra tanto para lidar com possíveis imprevistos, quanto para investir.
Então, faça perguntas como:
- Quanto poderia ser investido em marketing mensalmente?
- Qual seria o prejuízo se algum produto não vendesse o esperado?
- Qual seria o cenário se as vendas caíssem drasticamente?
- Quais despesas poderiam ser cortadas se a loja tivesse que passar por uma obra de emergência?
- Se as vendas aumentassem muito de uma hora para outra, você teria capital para contratar um funcionário?
Considere situações positivas e negativas e pense em soluções para cada uma delas considerando o orçamento que você possui hoje.
Feito isso, determine quais ações precisam ser realizadas para que a sua loja permaneça estável financeiramente e com caixa frente a todos os cenários.
Saiba mais:Quanto investir em marketing?
#4 Reduza e controle os gastos
Nesta etapa no plano financeiro, é preciso olhar para as despesas de forma mais analítica. Separe um tempo para analisar uma por uma e defina quais são realmente fundamentais, quais podem ser reduzidas e outras que podem ser eliminadas.
Por exemplo, se a sua empresa de frete aumentou o preço nos últimos meses, vale procurar outras que ofereçam valores mais competitivos.
Saiba mais: 7 estratégias de redução de custos
#5 Elabore o plano de ação
O mapa financeiro da sua loja de produtos naturais está pronto. Agora, é hora de definir o que será feito em cada setor para aumentar a margem de lucros e estimular o crescimento do seu negócio sem perder a qualidade.
Para isso, primeiro defina metas mensais, semestrais ou anuais e o que pode ser feito para atingi-las. Por exemplo:
- Ao final do ano, a meta é aumentar as vendas em 10%. O que pode ser feito: investir em marketing, conseguir fretes mais baratos, apostar na fidelização, rever o layout da loja, melhorar o atendimento e vender por mais canis, etc;
- Aumentar o lucro sobre as mercadorias em 3%: rever os preços das mercadorias e das embalagens e buscar outros fornecedores;
- Abrir outra unidade: conseguir mais capital, buscar locais, estudar preço de aluguel, instalação, funcionários.
E para o plano de fato funcionar, faça um cronograma realista e viável para a realização de cada etapa.
Saiba mais: Como aumentar o faturamento da loja
#6 Faça uma análise dos resultados
Por último, sempre acompanhe e analise os resultados de cada ação. Se alguma coisa não der certo, anote de forma bem detalhada o que foi feito e tente encontrar a razão para isso.
E nunca pare de rever os custos, despesas e oportunidades de investimento. Lembre-se: para crescer, é preciso investir. Não há outra forma.
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