Um dos principais modos de como fidelizar clientes no varejo é por meio de promoções e condições especiais.
Aqui no blog, você já aprendeu como se planejar financeiramente para criar uma promoção e como gerir seu estoque de modo que não ocorra perda de dinheiro ou de mercadorias.
Hoje, nós vamos explorar ideias e estratégias sobre como fazer uma promoção. Acompanhe o artigo até o final!
Como fazer uma promoção: 12 estratégias
1. Em datas comemorativas
Nossa primeira dica sobre como fazer uma promoção na sua loja de produtos naturais é aproveitar datas comemorativas, como Dia das Crianças, Natal, Páscoa, Black Friday, dentre outros.
Você pode preparar descontos especiais para aqueles produtos que mais vendem, tentar comercializar aqueles itens que estão estagnados ou então fazer um misto dos dois.
2. No aniversário do cliente
Trazer ofertas especiais para o dia do aniversário do cliente é uma boa estratégia de como criar uma promoção. Isso porque, vai fazer com que ele se sinta valorizado, auxiliando no processo de fidelização.
No entanto, é necessário criar uma boa base de dados para que isso seja possível.
3. Desconto em produtos relacionados
Independente se você possui uma loja virtual ou física, é possível criar descontos especiais caso o consumidor compre também os produtos relacionados.
Por exemplo, caso o cliente tenha comprado um chá para emagrecer, ofereça também outros que forneçam um efeito detox, que acelere o metabolismo, ajude a desinchar ou que aumente a saciedade.
Além de obter o desconto, ele também vai apreciar o serviço personalizado.
4. Promoções fora de época
Além das datas já comuns no varejo, uma dica de como fazer uma promoção para estimular os clientes a visitar sempre sua loja, dar descontos e oferecer ofertas exclusivas fora de época.
5. Cupons de desconto
Os cupons de desconto são o meio principal de como fazer uma promoção para atrair clientes. Você estimula o consumidor a fazer uma primeira compra, o que aumenta as chances de ele voltar a adquirir produtos na sua loja depois.
Além disso, também é uma ótima estratégia para reacender aquele cliente que abandonou o carrinho na sua loja virtual.
6. Brindes
Brindes são muito bem vistos pelos clientes. Você pode tanto oferecer produtos diferentes do que você vende, como chaveiros, garrafas, tigelas, dentre outros, como fazer promoções de “compre 1, leve 2”.
7. Desconto para a próxima compra e em compras recorrentes
O desconto na próxima compra é uma estratégia muito utilizada para fidelizar clientes. Afinal, ela estimula o consumidor a voltar a comprar em um certo período de tempo pré determinado.
Também é possível oferecer descontos se a compra for recorrente. Por exemplo, tem um cliente que compra o mesmo produto todo mês? Venda as mercadorias por um preço menor para ele, contanto que ele realize a compra sempre no mesmo dia ou semana.
8. Frete grátis
O frete grátis é um dos fatores que mais fazem brilhar os olhos dos consumidores. Mesmo que o produto esteja um pouco mais caro, a maioria dos clientes se incomoda em pagar um alto preço para a entrega.
Uma saída é oferecê-lo a partir de um valor pré determinado. Por exemplo, “frete grátis a partir de R$100 em compra”.
Dessa forma, você consegue oferecer o frete grátis sem que isso comprometa o orçamento e o lucro.
9. Liquidação e queima de estoque
Essa dica sobre como fazer uma promoção serve principalmente para as lojas de produtos naturais que possuem muito estoque parado.
Nesse sentido, a liquidação e a queima de estoque são para renovar as mercadorias. Então, se você possui mercadorias que estão há um bom tempo paradas é melhor conseguir um melhor lucro por elas do que mantê-las. Afinal, dinheiro parado também é dinheiro perdido.
10. Desconto progressivo
O desconto progressivo estimula o consumidor a buscar por mais itens para comprar. Por exemplo, se ele levar 5 itens, o desconto é de 10%, se levar 8, sobe para 15% e assim vai.
Essa é uma estratégia muito utilizada também para renovar o estoque da loja de produtos naturais.
11. Programa de fidelidade
Quer saber qual a melhor forma de criar uma promoção para fidelizar clientes? Com um programa de fidelidade!
Você estimula o consumidor a continuar comprando seus produtos e no final, ele recebe em troca um super desconto, algum brinde especial ou outras bonificações.
No entanto, crie um cartão físico ou sistema virtual para que seu cliente acompanhe a conquista de pontos. Também é necessário informá-lo quais serão as recompensas.
12. Degustação de produto
Apesar de ser uma ferramenta de marketing muito utilizada para promover a divulgação de um novo produto, a degustação também pode estimular o cliente a comprar mercadorias que ele ainda não adquiriu na sua loja.
Por exemplo, digamos que o seu cliente comprou farinha de aveia. Forneça um pequeno pacotinho de outro tipo de farinha como brinde, como a farinha de linhaça e indique o uso deste produto.
Dessa forma, você vai estar dando a oportunidade de experimentar novas coisas, um serviço personalizado e estimulá-lo a comprar outros produtos além daquele.
A persuasão é uma arma poderosa ao criar uma promoção
É importante ressaltar que não basta criar uma promoção, deixá-la lá e os clientes vão simplesmente vir.
É preciso fazer o cliente pensar que ele realmente precisa do produto que você está vendendo.
Nesse sentido, não destaque apenas o fator que o produto está mais barato. Dê valor a sua mercadoria.
Seu cliente não vai comprar um amendoim, um chá ou outros produtos naturais apenas porque estão mais baratos.
Fale sobre os benefícios da mercadoria para ele. Por exemplo, a farinha de linhaça reduz o colesterol, ajuda a controlar o açúcar no sangue, reduz a pressão arterial, ajuda a controlar o peso e é uma das melhores fontes de ômega-3.
Além disso, é possível colocá-la na salada, consumi-la com água ou adicioná-la aos cereais matinais.
Viu só? Não é apenas uma farinha de linhaça em promoção. É uma farinha de linhaça que vai melhorar muito a sua alimentação e saúde em promoção!
Utilize as redes sociais para divulgar sua promoção
Independente de quais das promoções você irá realizar na sua loja, é essencial que ela seja muito bem divulgada para que dê certo.
Portanto, divulgue-a nas redes sociais, blog, e-mail e whatsapp. Caso possua verba, invista também em tráfego pago e patrocínio de posts.
Conheça bem o perfil do seu público e crie posts com conteúdo rico e criativo para atraí-los e então divulgue as promoções.
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