Fazer promoção é uma ótima estratégia para aumentar as vendas. No entanto, para que o objetivo seja alcançado é necessário se planejar.
Nesse sentido, é preciso se preparar não apenas financeiramente, mas também elaborar estratégias de acordo com o resultado desejado.
Pensando nisso, reunimos neste artigo o passo a passo do planejamento de promoção de vendas para que você realize ações na sua loja com muito mais segurança.
Acompanhe o artigo!
Por que é preciso planejar a promoção de vendas?
Quando você faz uma promoção, você espera ter retorno, certo?
Mas, para ter esse retorno é necessário antes definir os objetivos para que seja possível direcionar melhor as ações que serão feitas a fim de obter os resultados esperados.
Até porque, estamos falando de baixar os preços e oferecer benefícios ao consumidor que podem gerar prejuízo a loja se as promoções não forem planejadas do modo correto.
E além do risco financeiro, há outros como:
- A promoção não vingar e a loja ficar com estoque estagnado;
- Ser acusado de fraude caso as regras da promoção não sejam bem definidas e explicadas;
- Não ter estoque o suficiente para dar conta da demanda.
Por isso, é fundamental planejar tudo com calma com certa antecedência. Assim, sua loja evita prejudicar a imagem perante os consumidores, não sai no prejuízo e até evita problemas legais.
Planejamento para uma boa promoção de vendas
Agora que você já entendeu a importância de criar um planejamento, vamos aos passos necessários para criar uma boa promoção de vendas.
1. Defina seu objetivo
Qual é o motivo de fazer essa promoção? Atrair novos clientes? Queima de estoque? Testar a aceitação de um produto novo? Fidelizar? Aumentar as vendas?
Cada um desses objetivos pede ações diferentes. Por isso, cada promoção será estruturada de uma forma.
2. Estude o público alvo
O próximo passo para fazer sua promoção é estudar o público alvo para quem ela será direcionada.
Aqui, caso a loja mantenha um histórico de compras dos clientes, pode ser uma boa estratégia utilizar essas informações para levantar diferentes perfis de consumidores.
3. Escolha sua estratégia
Há várias estratégias diferentes que podem ser utilizadas na criação de uma promoção, desde o desconto progressivo até o famoso “compre 1, leve 2”.
Nesta etapa, você deve alinhar o objetivo da ação com o perfil do público-alvo e a verba disponível.
Alguns exemplos de promoções de acordo com o objetivo:
- Queima de estoque: descontos maiores em todos os produtos da loja;
- Atração de novos clientes: reduzir o lucro sob o produto;
- Fidelização: cupons e descontos para compras frequentes;
- Aumentar as vendas: descontos progressivos e combos;
- Aceitação de um produto novo: brindes e ações “leve 1 pague 2”.
4. Calcule o investimento
Toda promoção de vendas precisa de um investimento. Mesmo que você não tenha que arcar com os custos do frete ao oferecê-lo gratuitamente, você pode ter de investir em marketing ou até mesmo reduzir o seu lucro para gerar descontos.
Então, é preciso calcular o retorno que você terá de acordo com o valor que for investido.
No entanto, nem sempre esse retorno será imediato. Ele também pode ocorrer de forma mais gradual com a entrada de novos clientes, aumento na fidelização e no ticket médio, por exemplo.
5. Estabeleça as regras da promoção
Para que uma promoção alcance os resultados esperados é essencial definir bem as regras e caprichar na comunicação. Isso porque, não pode ocorrer nenhum desentendimento o qual possa manchar a imagem da empresa.
Portanto, elabore as regras de forma detalhada, porém simples. Se parecer confuso ou complicado demais, pode acabar afastando os consumidores.
6. Estipule o prazo
Nunca crie uma promoção com um prazo largo. É preciso criar um senso de urgência no consumidor para que ele faça logo as compras e não tenha tempo de pensar direito no assunto ou desistir.
Além disso, os clientes adoram novidades. Nesse sentido, não demora muito para que a ação passe a ser algo “velho”.
Se uma promoção for longa demais, passa a ser vista como condição normal da loja, e deixa de ter o efeito desejado.
Por isso, é essencial determinar um prazo relativamente curto. Outra alternativa, é acrescentar a informação “até que durem os estoques”.
7. Divulgue
Por fim, é preciso trabalhar na divulgação para que a promoção seja bem sucedida.
Caso você tenha uma verba para investir em marketing, utilize as redes sociais para veicular anúncios pagos e crie campanhas no Facebook Ads. Além disso, caso você possua uma lista de e-mails, é uma boa hora para utilizar o e-mail marketing.
Já na loja física, utilize recursos para chamar atenção dos clientes, como folhetos, flyers, banners, uniformes personalizados para a data e treine seus funcionários para destacar os produtos em promoção de forma pró-ativa.
Caso a sua loja de produtos naturais possua Whatsapp, também é uma ótima forma de divulgar sua promoção e estimular os clientes a realizarem compras.
8. Controle o estoque e conte com um fornecedor parceiro
Antes de criar uma promoção, faça um levantamento do estoque para garantir que não tem nada em falta ou com pouca quantidade.
E caso a demanda seja maior que o esperado, contar com um fornecedor parceiro que realize as entregas em um bom prazo é essencial.
Mas, além do tempo de entrega, é preciso também que ele tenha um bom preço, para que seja possível oferecer bons descontos nas suas promoções.
Nesse sentido, a Feijão Veneza é o parceiro ideal para você. Com mais de 40 anos de experiência no mercado de produtos naturais, fornecemos produtos de qualidade e por um bom preço no atacado. Conheça nossa loja virtual.
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4 respostas
Estou abrindo uma pequena loja de produtos naturais, gostei muito das informações de vcs, me ajudou muito
Ficamos muitos felizes, Rita! Se tiver qualquer dúvida, pode deixá-la nos comentários que responderemos ou faremos um texto para explicar!
Gostaria de saber como faço pra abrir um impório e quais os principais produtos que tenho que ter na loja e fornecedores
Olá, Silvana! Tudo bem? Você encontra essas respostas nesses artigos:
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