A Black Friday já é um evento do varejo muito conhecido e esperado pelos consumidores de todo o país. No entanto, a data é conhecida principalmente por realizar super promoções de eletroeletrônicos. Mas, e quanto a Black Friday de alimentos?
Ano após ano, desde que chegou no Brasil, o evento vem batendo recorde de lucro. Segundo dados da consultoria Ebit|Nielsen, apenas no dia 27 de novembro de 2020, o e-commerce movimentou R $3,1 bilhões, um aumento de 24,8% em relação a 2019.
E em relação a 2021, mesmo com a pandemia, o evento teve faturamento total de R$ 5,419 bilhões, crescimento de 5,8% em faturamento na comparação com o ano passado, de acordo com levantamento realizado pela Neotrust.
Já em 2022, mesmo com a inflação e o desemprego, o comércio está otimista. Uma pesquisa da Globo, disponibilizada pela Plataforma Gente, aponta que 50% dos consumidores brasileiros pretendem fazer compras, um crescimento de 3% em comparação com 2021. Na classe A, esse número é ainda maior, 65% pretendem realizar alguma aquisição na Black Friday 2022.
Então, como agradar o público? A pesquisa Ebit|Nielsen também apontou quais são os principais fatores pelos quais os consumidores procuram na data. São eles:
- Frete grátis;
- Preço;
- Qualidade do produto.
E mesmo que a Black Friday de produtos naturais não seja tão popular quanto em comparação a outros setores do varejo, é preciso se preparar. Afinal, é uma ótima oportunidade de alavancar as vendas e divulgar o seu negócio para novos clientes.
Pensando nisso, nós reunimos algumas dicas fundamentais para você vender alimentos saudáveis nesta Black Friday e faturar bem! Acompanhe.
Como se preparar para a Black Friday 2022: 7 passos
Você já deve saber que investir em marketing é essencial a Black Friday né? Mas, além disso, existem outras ações que precisam ser feitas para você vender mais. Confira quais são a seguir.
1- Planeje-se
Quer que a sua loja de produtos naturais tenha uma Black Friday 2022 de sucesso? Então, planeje-se com antecedência! O ideal é que esse planejamento ocorra em Agosto. Mas, se você ainda não fez, talvez ainda dê tempo!
“Mas, porque precisa planejar tudo com tanta antecedência?”. A resposta é simples. Você precisará definir muita coisa, como qual será as ações de marketing, a identidade visual, a comunicação, os posts nas redes sociais, a logística de entrega.
Trata-se de uma data que o consumidor tem altas expectativas sobre as lojas e as compras que ele faz, então, é preciso deixar tudo alinhado e redondinho para não decepcioná-lo.
Além disso, é muito comum aqui no Brasil, rolar a Black Week (semana toda de promoções) e a Cyber Week (segunda-feira pós Black Friday, onde há promoções ainda maiores com o estoque que sobrou). Portanto, crie um calendário de promoções.
2- Defina seus objetivos e metas
Sucesso significa algo diferente para cada um, não é mesmo? Além disso, é essencial não se comparar a grandes lojas de produtos naturais ou empórios. Afinal, eles conseguem oferecer melhores promoções do que você, pois compram em maiores quantidades.
Então, reserve um tempo para definir quais serão as suas metas na Black Friday 2022. Importante lembrar que devem ser metas reais! Não busque aumentos absurdos nas vendas. Procure um objetivo dentro da realidade e que pode ser alcançado.
Se você nunca realizou uma Black Friday na sua loja, busque referências em outras situações que você realizou promoções em datas especiais do varejo.
Em cima disso, trace sua expectativa otimista e outra pessimista.
3- Divulgue que você irá fazer promoções
Se você pretende criar promoções de produtos naturais na Black Friday 2022, o ideal é que você comece a espalhar isso logo no início de setembro para gerar expectativa nos consumidores.
Dessa forma, eles podem se preparar financeiramente para fazer uma compra maior, aumentando a taxa de conversão.
Portanto, prepare uma série de materiais de divulgação para postar em suas redes sociais, faça um banner para colocar na sua loja virtual e avise todos os clientes que passarem pela sua loja física.
Quer saber como se divulgar da maneira correta no Instagram? Baixe o e-book e entenda tudo sobre essa rede social:
4- Estabeleça parcerias com fornecedores
Para que sua Black Friday de produtos naturais seja um sucesso, é muito importante contar com fornecedores parceiros, que se disponham a realizar entregas extras de acordo com a demanda. Além disso, que compreendam a eventual necessidade de repor as mercadorias mais cedo do que o normal.
Leia também: 7 técnicas de vendas para varejo
5- Selecione os produtos que ganharão descontos
Não é necessário criar promoção para todos os produtos naturais do seu catálogo. Afinal, é preciso planejar bem para que o evento não crie prejuízo financeiro.
Portanto, mesmo que você não seja capaz de dar descontos em toda a loja, ou bancar frete grátis para todas as compras, selecione alguns produtos para entrar em promoção.
Dessa forma, sua loja não deixa de perder o atrativo e a oportunidade de vender mais na data.
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6- Disponibilize mais canais de vendas
Se você possui somente uma loja física, é hora de disponibilizar mais canais de venda durante a Black Friday de produtos naturais. Isso porque, atualmente, a concorrência não se limita apenas à loja vizinha.
Nesse sentido, todas as lojas virtuais que aparecem na tela do consumidor e atuam no mesmo segmento que o seu são potenciais concorrentes. E, boa parte delas oferece entrega, compra pelo Whatsapp e pelo site.
Além disso, é preciso lembrar, que por conta da pandemia, mais de 10 milhões de pessoas compraram pela primeira vez pela internet no ano passado, segundo o levantamento da Nuvemshop. E o esperado, é que elas mantenham o comportamento.
E segundo uma pesquisa encomendada pelo Facebook, 70% dos consumidores que compram na Black Friday afirmaram que usam aplicativos da rede social na busca por novos produtos e marcas.
Portanto, a presença digital é fundamental para vender produtos saudáveis na Black Friday 2022.
Leia também: 9 dicas práticas de como vender pelo Whatsapp
7- Preocupe-se com a logística
Tem loja virtual de produtos naturais ou vende por marketplaces? Então, você precisa se preocupar com a logística.
Nesta época, geralmente aumenta a procura por transportadoras e os correios ficam lotados. Portanto, pode ser que você não possa contar com as empresas de transporte que você conhece ou enfrente filas bem longas.
Isso pode atrasar a entrega do pedido, fazendo com que o cliente fique insatisfeito. Portanto, tenha um plano B e C já traçado caso alguma dessas situações aconteça.
5 Dicas para vender alimentos saudáveis na Black Friday 2022
Agora que você já sabe como se preparar, vamos às dicas de como alavancar suas vendas com produtos naturais na Black Friday 2022?
Dê um preço especial para o seu principal produto
Toda loja de produtos naturais tem uma lista de produtos mais vendidos. A não ser que o seu negócio ainda esteja bem no início. Mas, se for esse caso, você pode conferir o nosso top 10 de produtos naturais mais vendidos em 2022.
Nesse sentido, uma boa opção é justamente fazer promoção para aqueles que já tem uma boa saída. Isso porque, você já sabe que ele possui uma boa aceitação. Então, as chances das vendas aumentarem são bem maiores.
Leia também: Como precificar produto: alimentos naturais
Crie combos especiais
Quer aumentar o seu ticket médio? Aproveite a Black Friday 2022 para criar combos especiais. Por exemplo, você pode criar combos de castanhas, chás que forneçam um benefício específico, grãos para compor uma granola caseira, dentre outros.
Ao criar um desconto especial para esses combos, a oferta fica ainda mais imperdível.
Leia também: Como fazer uma promoção: 12 estratégias para sua loja
Frete grátis
Bancar frete grátis pode não ser uma alternativa financeiramente viável, mas há um jeito de oferecer esse benefício sem que a empresa arque com prejuízos.
Uma alternativa é oferecer frete grátis acima de um determinado valor em compras. Dessa forma, você estimula o cliente a gastar mais e o frete acaba ficando em conta.
Leia também: Como fazer promoção? Saiba como se planejar
Atente-se aos carrinhos abandonados
Na loja virtual, é muito comum ter carrinhos abandonados. Isso, em qualquer época do ano. Por isso, é essencial que para a Black Friday de produtos naturais você já tenha uma estratégia elaborada para entrar rapidamente em contato com aqueles que desistiram da compra.
Leia também: Como vender mais usando e-mail marketing
Tenha uma comunicação efetiva
Durante a Black Friday de produtos naturais, pode acontecer do estoque de algum produto se esgotar. Para não perder os clientes que estavam interessados na mercadoria, compartilhe informações de quando esse produto será reposto.
Além de evitar a perda desses consumidores, você também estimula outros clientes a adquirirem o produto antes que ele se esgote novamente.
Como vimos, basta planejar tudo direitinho para realizar uma Black Friday de produtos naturais na sua loja física ou online que tenha potencial de aumentar as vendas e que não gere nenhum prejuízo financeiro.
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