Você quer aumentar o faturamento da sua loja de produtos naturais, mas não sabe como? Então, você veio ao lugar certo.
Focar apenas nas técnicas de venda ou investir no perfil do seu negócio no Instagram não é o suficiente para expandir. É fundamental que a saúde financeira da sua empresa esteja em dia.
E uma das formas de garantir isso é aumentando o faturamento para equilibrar as contas. Neste artigo, te dizemos como. Acompanhe.
Qual é a diferença entre faturamento, lucro e receita?
Faturamento não é a mesma coisa que lucro ou receita. Essa é uma confusão muito comum, já que os termos se referem ao financeiro do negócio.
Dito isso, explicamos melhor:
- Faturamento: a quantia total de vendas que você realizou em um certo período;
- Receita: o que a sua loja realmente recebeu no mês, tirando as vendas parceladas ou aquelas que o pagamento ainda não foi efetuado;
- Lucro: o que sobra após pagar todas as contas.
Agora que ficou mais claro, vamos às dicas de como aumentar o faturamento da sua loja de produtos naturais.
7 dicas de como aumentar o faturamento
#1 Invista em marketing
Neste artigo, não vamos nos prender em definir quanto você deveria investir em marketing. Caso você queira saber qual seria o valor ideal dependendo do seu faturamento, você pode conferir a resposta neste outro artigo.
Quando falamos em investir em marketing, estamos nos referindo ao marketing digital, que será o principal responsável por atrair mais clientes, tornar a sua marca mais conhecida e passar confiança para os seus futuros clientes.
Além disso, os anúncios no Google e no Facebook são a forma mais rápida de aumentar as vendas e ofertar seus produtos para quem já tenha algum nível de interesse.
Já o e-mail marketing será a sua arma para tentar fidelizar os clientes que já compraram de você, fidelizando-os.
Se você tem uma loja física, algumas dessas estratégias podem dar certo, mas acabam limitando as suas vendas, pois o consumidor, mesmo que interessado, terá que se deslocar.
Nesse sentido, uma forma de potencializar a sua loja é levando ela para o digital. Saiba como fazer isso nesse e-book:
#2 Fique de olho na concorrência
Concorrentes existem ao monte. Principalmente, no ramo de produtos naturais. E uma das formas de bater de frente com eles é saber analisá-los para tirar ideias para o seu próprio negócio.
Saiba mais sobre isso neste artigo.
#3 Relacione e fidelize
Provavelmente, você já efetuou uma compra online em uma loja e, depois de ter recebido seu pedido, eles encaminharam um e-mail ou com ofertas exclusivas, ou perguntando se você ficou satisfeito com o produto?
Isso é uma técnica de remarketing, que tem como objetivo levar um consumidor que já demonstrou interesse em um produto seu a refazer ou a realizar a compra.
Além disso, esse método também tem a missão de fazer a sua marca estar presente na cabeça do cliente e fazê-lo esquecer dos concorrentes.
Ademais, esse gesto, apesar de simples, também aproxima o cliente da sua loja, criando assim uma aproximação maior, porque ele se sente valioso.
#4 Ofereça atendimento de qualidade
Já falamos, neste outro artigo, da importância de oferecer um atendimento humanizado ao cliente, seja na loja física ou na virtual.
Os consumidores atuais dão muito valor à experiência – muito mais que ao preço, por exemplo -, ao atendimento, a como são tratados. Portanto, de nada adianta oferecer produtos de qualidade, se ele não se sente bem comprando de você.
Por isso, é fundamental treinar os colaboradores para que eles saibam ouvir e entendam que o bom atendimento é até mais importante do que fechar a venda. Isso mesmo!
Um cliente bem atendido, volta. Se ele não efetuou a compra dessa vez, ele fará na próxima. E o jeito com que ele foi bem recebido, permanecerá em sua memória.
#5 Aumente o ticket médio
Para aumentar o faturamento, é preciso fazer com que os clientes que já compram de você, realizem compras maiores e gastem mais. Ou seja, crescer o ticket médio.
Saiba como fazer isso neste outro artigo.
#6 Terceirize
Empreendedores presentes, que acabam tendo mais de uma função no seu próprio negócio, acabam tendo uma certa dificuldade na hora de delegar as tarefas.
Mas, ao realizar tudo sozinho, você acaba desperdiçando um tempo o qual poderia utilizar para elaborar estratégias de crescimento para a sua loja de produtos naturais.
Portanto, desde que a saúde financeira da empresa fique em risco, o ideal é terceirizar algumas tarefas, como marketing e contabilidade.
Ao reduzir o tempo que era dedicado aquela atividade, você também estará diminuindo os custos, afinal, a sua hora é valiosa, pois você é a alma do negócio.
#7 Faça um controle rigoroso das vendas e estoque
Ao controlar bem as vendas e o estoque da sua loja de produtos naturais, você será capaz de entender quais produtos estão parados há muito tempo e quais são campeões de venda.
Essas informações são valiosas na hora de elaborar promoções, que estimulem a comercialização desses itens, evitando que você perca dinheiro.
Agora você já sabe quais são as ações principais que você tem que colocar em prática o quanto antes para aumentar o lucro da sua loja.
Gostou do conteúdo? Então acesse o nosso blog e confira outros artigos que falam sobre marketing, vendas e administração de uma loja de produtos naturais.
E não se esqueça: toda semana tem um artigo novo!
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