O ticket médio é um importante indicador para saber como andam as vendas do seu negócio e quanto você fatura por cliente.
Portanto, se você ainda não utiliza esse indicativo, já passou da hora de aplicá-lo na sua loja de produtos naturais.
Neste conteúdo, você vai aprender o que é ticket médio, qual sua importância, como calculá-lo e aumentá-lo. Acompanhe!
O que é ticket médio?
De forma simples, o ticket médio se refere ao valor médio gasto pelos clientes nos pedidos da sua loja.
Ou seja, é um indicador que mostra, em números, como é o comportamento do consumidor em relação a sua marca.
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Qual a importância?

Mensurar o ticket médio é importante para um negócio, pois é a partir dele que se obtém um raio-x das vendas, o que permite a identificação de pontos de melhoria.
Além disso, esse indicador é uma das melhores formas de aumentar o lucro da loja sem a necessidade de atrair mais clientes, já que os que já compram passam a gastar mais.
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Como calcular ticket médio?
Agora que você já entendeu o que é e qual a importância desse indicador, vamos aprender como calcular ticket médio.
É uma conta simples, já que se trata de tirar uma média de valor das suas vendas. Contudo, você pode obter uma média geral, de tudo o que você vende, ou ainda, uma específica, sobre certa categoria de produtos.
Independente disso, para realizar o cálculo, é preciso saber o valor total de faturamento de um certo período (o ideal é ter uma média mensal) e o número de pedidos.
Então, basta dividir o faturamento pelo número de pedidos. A fórmula fica assim:
Ticket médio = faturamento total / número de pedidos
Ao realizar o cálculo mensalmente, você terá uma visão mais ampla do seu negócio, já que será possível perceber quando suas vendas são afetadas pelas sazonalidades e assim, poderá bolar estratégias para vender mais nesses períodos.
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Como saber se meu ticket médio é satisfatório?

Digamos que você leu esse artigo e fez a lição de casa de calcular o ticket médio da sua loja de produtos naturais.
No entanto, como saber se o valor está alto, baixo ou satisfatório?
É importante dizer que o ticket médio precisa ser avaliado dentro de um contexto. Por exemplo, é esperado que uma loja de produtos naturais tenha um ticket médio menor do que uma loja de eletrônicos.
Afinal, a sua loja tem produtos muito mais baratos. Então, uma dica é analisar como está seu indicador em relação à média de preço dos seus produtos.
Outra forma de saber se ele está satisfatório ou abaixo, é por meio dos gastos com o negócio. Se você está desembolsando, em média, mais para manter a loja do que está vendendo, o seu ticket está abaixo.
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Como aumentar o ticket médio?
Agora, independente se o ticket médio da sua loja de produtos naturais está baixo ou alto, sempre é possível aumentá-lo. Vamos às dicas:
Atraia um público mais qualificado
Um dos motivos do seu ticket médio estar baixo é porque você ainda não atingiu os consumidores que mais se aproximam do que seria o seu público ideal.
Então, é preciso focar todo o seu esforço em marketing e vendas para isso. Uma das formas de fazer isso é por meio do marketing de conteúdo.
Ao criar um perfil nas redes sociais e tratar de assuntos que sejam de interesse desse público, você chama atenção para a sua marca. Com o tempo e através da humanização, esse relacionamento se fortalece e aproxima, resultando em mais vendas.
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Ofereça combos de produtos
Outra dica essencial para aumentar o ticket médio é criar combos promocionais de produtos, ou seja, desconto na compra de determinados itens se estes forem comprados em conjunto.
Por exemplo, comprando castanhas-do-pará e de caju juntas, o cliente tem uma certa porcentagem de desconto.
Dessa forma, você estimula o cliente a gastar mais, mesmo que inicialmente ele só quisesse levar as castanhas-do-pará.
Outra forma, é a partir da sugestão de itens relacionados, que complementam os produtos que o cliente já tem no carrinho. Por exemplo, se ele estiver levando granola, porque não oferecer um mel ou leite de soja para acompanhar?
Uma dica essencial é sempre fazer essa oferta mostrando quais benefícios ele obteria ao comer granola com mel ou leite de soja. Ou então, destaque que um desses dois está com um desconto especial.
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Ofereça frete grátis a partir de determinado valor
Já mencionamos inúmeras vezes aqui no blog, que o valor de frete é um fator crucial que define se o cliente irá ou não fechar a compra com você.
E isso vale tanto para as lojas físicas que oferecem entrega, quanto para as lojas virtuais. Portanto, o frete grátis é algo muito atrativo para o público.
Geralmente, o cliente prefere pagar por um produto a mais do que pelo valor da entrega. Então, planeje-se financeiramente para oferecer frete grátis a partir de determinado valor em compras.
Inclusive, ter presença online é fundamental para alcançar mais clientes. Já pensou em levar sua loja física para o virtual? Saiba como no nosso e-book:
Estimule a recompra

Estimular a recompra de quem já comprou seus produtos e conhece seus serviços é mais fácil e mais barato do que atrair clientes novos.
Portanto, se organize para voltar a oferecer os mesmos produtos depois de um certo tempo (se possível, faça uma estimativa da duração dele e entre em contato perto do fim).
Leia também: Tipos de Marketplace: qual é o melhor para a sua loja?
Conte com vendedores afiados
Outro ponto que ressaltamos muito aqui no blog é a importância de você e seus vendedores conhecerem a fundo os produtos que são vendidos na sua loja.
Esse é um essencial para muita coisa: desde a fidelização do cliente até para aumentar o ticket médio.
E não apenas isso! É fundamental que seus funcionários saibam também outras técnicas de vendas, que você pode conferir neste outro artigo.
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