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Ticket médio: o que é, como calcular e aumentar

Saiba o que é ticket médio, sua importância para as vendas da sua loja, como calcular e como aumentar.
Saiba o que é ticket médio, como aumentar e como calcular

O ticket médio é um importante indicador para saber como andam as vendas do seu negócio e quanto você fatura por cliente. 

Portanto, se você ainda não utiliza esse indicativo, já passou da hora de aplicá-lo na sua loja de produtos naturais. 

Neste conteúdo, você vai aprender o que é ticket médio, qual sua importância, como calculá-lo e aumentá-lo. Acompanhe!

O que é ticket médio?

De forma simples, o ticket médio se refere ao valor médio gasto pelos clientes nos pedidos da sua loja. 

Ou seja, é um indicador que mostra, em números, como é o comportamento do consumidor em relação a sua marca. 

Leia também: Como fazer a divulgação de loja física

Qual a importância?

como calcular ticket médio

Mensurar o ticket médio é importante para um negócio, pois é a partir dele que se obtém um raio-x das vendas, o que permite a identificação de pontos de melhoria. 

Além disso, esse indicador é uma das melhores formas de aumentar o lucro da loja sem a necessidade de atrair mais clientes, já que os que já compram passam a gastar mais. 

Leia também: Layout de loja: o que mudar para atrair mais clientes

Como calcular ticket médio?

Agora que você já entendeu o que é e qual a importância desse indicador, vamos aprender como calcular ticket médio.

É uma conta simples, já que se trata de tirar uma média de valor das suas vendas. Contudo, você pode obter uma média geral, de tudo o que você vende, ou ainda, uma específica, sobre certa categoria de produtos. 

Independente disso, para realizar o cálculo, é preciso saber o valor total de faturamento de um certo período (o ideal é ter uma média mensal) e o número de pedidos. 

Então, basta dividir o faturamento pelo número de pedidos. A fórmula fica assim:

Ticket médio = faturamento total / número de pedidos 

Ao realizar o cálculo mensalmente, você terá uma visão mais ampla do seu negócio, já que será possível perceber quando suas vendas são afetadas pelas sazonalidades e assim, poderá bolar estratégias para vender mais nesses períodos. 

Leia também: 6 passos para obter sucesso em vendas

Como saber se meu ticket médio é satisfatório?

O que é ticket médio

Digamos que você leu esse artigo e fez a lição de casa de calcular o ticket médio da sua loja de produtos naturais. 

No entanto, como saber se o valor está alto, baixo ou satisfatório?

É importante dizer que o ticket médio precisa ser avaliado dentro de um contexto. Por exemplo, é esperado que uma loja de produtos naturais tenha um ticket médio menor do que uma loja de eletrônicos.

Afinal, a sua loja tem produtos muito mais baratos. Então, uma dica é analisar como está seu indicador em relação à média de preço dos seus produtos. 

Outra forma de saber se ele está satisfatório ou abaixo, é por meio dos gastos com o negócio. Se você está desembolsando, em média, mais para manter a loja do que está vendendo, o seu ticket  está abaixo.

 Leia também: Como analisar a concorrência?

Como aumentar o ticket médio?

Agora, independente se o ticket médio da sua loja de produtos naturais está baixo ou alto, sempre é possível aumentá-lo. Vamos às dicas:

Atraia um público mais qualificado

Um dos motivos do seu ticket médio estar baixo é porque você ainda não atingiu os consumidores que mais se aproximam do que seria o seu público ideal. 

Então, é preciso focar todo o seu esforço em marketing e vendas para isso. Uma das formas de fazer isso é por meio do marketing de conteúdo. 

Ao criar um perfil nas redes sociais e tratar de assuntos que sejam de interesse desse público, você chama atenção para a sua marca. Com o tempo e através da humanização, esse relacionamento se fortalece e aproxima, resultando em mais vendas. 

Leia também: 9 dicas práticas de como vender pelo Whatsapp

Ofereça combos de produtos

Outra dica essencial para aumentar o ticket médio é criar combos promocionais de produtos, ou seja, desconto na compra de determinados itens se estes forem comprados em conjunto. 

Por exemplo, comprando castanhas-do-pará e de caju juntas, o cliente tem uma certa porcentagem de desconto. 

Dessa forma, você estimula o cliente a gastar mais, mesmo que inicialmente ele só quisesse levar as castanhas-do-pará.

Outra forma, é a partir da sugestão de itens relacionados, que complementam os produtos que o cliente já tem no carrinho. Por exemplo, se ele estiver levando granola, porque não oferecer um mel ou leite de soja para acompanhar?

Uma dica essencial é sempre fazer essa oferta mostrando quais benefícios ele obteria ao comer granola com mel ou leite de soja. Ou então, destaque que um desses dois está com um desconto especial.

Leia mais: Quanto investir em marketing?

Ofereça frete grátis a partir de determinado valor

Já mencionamos inúmeras vezes aqui no blog, que o valor de frete é um fator crucial que define se o cliente irá ou não fechar a compra com você. 

E isso vale tanto para as lojas físicas que oferecem entrega, quanto para as lojas virtuais. Portanto, o frete grátis é algo muito atrativo para o público. 

Geralmente, o cliente prefere pagar por um produto a mais do que pelo valor da entrega. Então, planeje-se financeiramente para oferecer frete grátis a partir de determinado valor em compras. 

Inclusive, ter presença online é fundamental para alcançar mais clientes. Já pensou em levar sua loja física para o virtual? Saiba como no nosso e-book:

Estimule a recompra

Ticket médio o que é

Estimular a recompra de quem já comprou seus produtos e conhece seus serviços é mais fácil e mais barato do que atrair clientes novos. 

Portanto, se organize para voltar a oferecer os mesmos produtos depois de um certo tempo (se possível, faça uma estimativa da duração dele e entre em contato perto do fim).

Leia também: Tipos de Marketplace: qual é o melhor para a sua loja?

Conte com vendedores afiados

Outro ponto que ressaltamos muito aqui no blog é a importância de você e seus vendedores conhecerem a fundo os produtos que são vendidos na sua loja. 

Esse é um essencial para muita coisa: desde a fidelização do cliente até para aumentar o ticket médio. 

E não apenas isso! É fundamental que seus funcionários saibam também outras técnicas de vendas, que você pode conferir neste outro artigo.

Esse artigo te ajudou em alguma coisa? Então, compartilhe com outras pessoas! 

Comentários
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Alexandre Teixeira

Alexandre Teixeira

Diretor comercial da distribuidora Feijão Veneza, que orgulhosamente está atendendo há mais de 40 anos lojas de produtos naturais - hoje, para qualquer lugar do Brasil.

Sobre nós

A Feijão Veneza orgulhosamente distribui produtos naturais para todo o Brasil, atuando no mercado há mais de 40 anos. E traz neste blog conteúdos relevantes para nossos principais parceiros: os lojistas de produtos naturais.

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